Há pouco tempo, foram feitas várias alterações na emissão dos passaporte para crianças entre elas, o campo com o nome dos pais (que só estava no chip e fazia bastante falta no check in de hotéis, por exemplo) e o campo onde é possível colocar a permissão para que o menor viaje desacompanhado ou com apenas alguns dos pais. Esta mudança deixou a vida de muitos pais bem mais prática, pois evita que seja feita uma nova autorização em cartório a cada viagem.

Alteração passaporte - campo autorizaçãoEsta semana (6/7), a Polícia Federal anunciou novas alterações. A melhor delas é que gora o passaporte vale 10 anos. O chip e a assinatura digital estão mais seguros, há marcas d’água e imagens fluorescentes na contra capa e foram adotadas algumas medidas que garantem a durabilidade do passaporte.

A capa também ganhou um novo layout.

 

O que não mudou é a validade para crianças e adolescentes.

Passaporte de crianças de até 1 anos, valem por 1 ano.

Crianças de 1 a 2 anos, vale por 2 anos.

Crianças de 2 a 3 anos, vale por 3 anos.

Crianças de 3 a 4, vale por 4 anos.

De 4 a 17 anos, vale por 5 anos.

 

O custo aumentou um pouco, agora é R$ 257,25. Mas como esclareceu o Marcio Nel Cimatti neste post, basta fazer as contas para ver que, como ele dura mais tempo, o valor final compensa.

Para saber mais sobre as alterações na emissão de passaporte de crianças:

Novas regras de passaportes para crianças

Renovação do passaporte

Documentos para a criança viajar

Documentos para viajar para a Argentina

Documentos para criança viajar pelo Brasil com um adulto

 

Fonte e imagens: Site da Polícia Federal

4 COMENTÁRIOS

    • Oi Fernanda, na verdade as vantagens são os campos com os nomes dos pais e a possibilidade de colocar a autorização de viagens com um dos pais ou desacompanhado – que facilita muito a vida de de pais que moram fora do Brasil, por exemplo. Estas mudanças já tinham acontecido.

      A vantagem financeira é para os adultos, que não precisam mais renovar o passaporte a cada 5 anos. A economia neste acaso, vem a longo prazo.

  1. Oi. Tenho uma dúvida. O passaporte do meu filho que hoje está com 6 anos está vencido desde 2014. Porém o visto para os Estados Unidos continua válido até 2022. Temos que renovar o passaporte dele, mas é preciso fazer novamente todo o trâmite de visto ou podemos levar o passaporte antigo com o visto ainda válido e levar o passaporte novo junto? Sabe me dizer?
    Obrigada,
    Audrey

    • Oi! O visto continua válido, não se preocupe.

      Basta você levar junto o passaporte com o visto, mesmo que ele esteja vencido e apresentar na imigração!

      É bem comum isto acontecer!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here