Viagem pai e filho

Você já pensou em uma viagem pai e filho exclusiva, sem a mãe por perto? Aqui em casa este tipo de viagem já aconteceu, mais de uma vez, e a gente aprovou! Já aconteceu do pai viajar só com o Pedro e só com a Luiza, ele até escreveu aqui, para contar como foram as experiências. Já teve Beto Carrero, Machu Pichu (no Peru) e a viagem mais recente foi agora nas férias de julho, para conhecer as novidades do Hot Beach e o novo hotel Hot Beach Suites.

Viagem pai e filho e viagem pai e filha

viagem com adolescentes

Viagens em família são sempre uma ótima oportunidade de passar momentos de cumplicidade e sem estresse com os filhos. Longe da correria do dia dia, das reuniões, das lições de casa, do trânsito e das cobranças. É mais fácil conversar, brincar e curtir a companhias uns dos outros. Eu acredito que uma viagem só de pai e filho (ou pai e filha), é uma oportunidade muito especial de estreitar laços e a relação.

Em muitas famílias, este tipo de viagem é bastante comum, pais separados, por exemplo, estão acostumados. Mas, como muitos pais não sabem nem por onde começar, reunimos algumas dicas.

Destinos para uma viagem pai e filho

Para os pais iniciantes, uma boa opção pode ser um resort ou um hotel com estrutura, onde não seja preciso montar roteiros, nem se preocupar com as refeições. Aqui tem um guia cheio de resorts pelo Brasil para você escolher o seu.

Para os pais que já se sentem confiantes, sugiro destinos com algumas atividades para fazer junto com os filhos. Podem ser parques temáticos como Beto Carrero, Vila Encantada, um parque aquático como Beach Park (Ceará), Hot Beach (São Paulo) ou Hot Park (Goiás) ou algum destino com trilhas, cachoeiras ou canions.

E para os pais que gostam de fazer turismo, todos os destinos podem ser uma ótima opção, de Paris até a África do Sul, das Cidades Mineiras até Machu Pichu. Não existem limites.

“É um bom momento para conversar,
contar histórias e estreitar laços com menos interferência!”

Nuno PapP
Hotel em Paris com crianças

Aventura sem limites com os filhos

Uma viagem sem a mãe pode ser uma ótima oportunidade de fazer os programas que normalmente a mãe te preguiça, seja ele qual for. Pode ser passar dias no mato, fazendo fogueira, sem tomar banho. Ou mesmo se hospedar um resort ALL INCLUSIVE.

Cada pai pode escolher seu estilo de viagem preferido para fazer com os filhos.

Aqui em casa, a primeira viagem que o Nuno fez com os filhos foi para o hotel Caldas de Imperatriz em Santa Catarina. Eles foram de carro em um feriado e todos aproveitaram muito.

Outra viagem foi para o Beto Carrero, ele e um amigo foram com os 4 filhos, passar o dia no Beto Carrero. Pais e filhos se divertiram bastante.

Alguns anos depois, o Nuno foi com o Pedro e com nossa afilhada para Cusco e Machu Pichu, no Peru. Embora fosse um destino Internacional, que requer mais planejamento e organização, não foi uma viagem longa e nem complicada.

Este ano, a viagem foi só com a Luiza, pai e filha foram para o parque aquático Hot Beach, em Olímpia. Foram de carro e adoraram ouvir as músicas preferidas um do outro.

Documentos e autorização de viagem sem a mãe

Antes de viajar é muito importante conferir quais são os documentos necessários para uma viagem só do pai com um dos filhos.

Viagem pai e filho em território nacional

A não é necessária quando a criança estiver na companhia do pai ou da mãe (ou de do responsável legal) desde que comprovado o parentesco por documento válido por lei.

O adolescente (maior de 12 anos) não necessita de autorização para viajar no território nacional, bastando portar documento de identidade original ou certidão de nascimento (original ou cópia autenticada).

pai e filho

Viagem pai e filho internacional

A autorização é exigida sempre que crianças e adolescentes (0 a 17 anos) precisarem viajar para outros países apenas um dos pais.

Se a viagem for com apenas um dos genitores, o outro precisa autorizar. A autorização deve ser apresentada em duas vias originais, com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança. Este é modelo de autorização de viagem internacional, com as informações que devem constar. Um formulário padrão também está disponível nos sites do Conselho Nacional de Justiça e da Polícia Federal.

No passaporte é possível incluir uma autorização autorizando a viagem com apenas um dos pais. Se a criança tiver autorização no passaporte, não é necessário renová-la a cada viagem.

Viagem pai e filho

E vocês? Também tem histórias de viagens de pai com filho ou com filha para contar?

Leia também:

10 dicas de pai para levar as crianças no Beto Carrero World

parques em santa catarina

Este post faz parte de uma blogagem coletiva de famílias que viajam com filhos. Confira as outras dicas para este Dia dos Pais:

  1. 6 Viajantes Dia dos Pais: 11 filmes para assistir no Disney Plus.
  2. Felipe, o pequeno viajante – 15 viagens para fazer com seu filho antes que ele cresça
  3. Turismo em Família – Viagens para fazer com seu pai
  4. Elizabeth Werneck- Visitando a Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão, presente do Dia dos Pais que é uma delícia.
  5. Entre Mochilas e Malinhas – Dia dos pais – Sugestões de presentes para pais viajantes ou não
  6. Vamos viajar pra onde agora – Passeio no dia dos pais, Vila St. Gallen

12 COMENTÁRIOS

  1. Ótimas sugestões para viagem de pai e filho (ou filha)! Aqui ainda não teve viagem longa, mas o pai costuma fazer passeios só com as crianças – normalmente passeios que não são do meu interesse rsrsrs

  2. Adorei as dicas, Pati! O Peg e o Lipe provavelmente iam adorar uma viagem sem eu arrastando eles para 1000 passeios hehehehehe…a gente se reveza muitas vezes nos passeios quando estamos viajando e vamos fazer algum passeio onde crianças não são permitidas…enquanto o Peg ia assistir lutas de muay thai em Bangkok, eu e o Lipe íamos fazer massagens; ou enquanto eu fui conhecer a DMZ na Coreia, eles foram no museu da guerra. Funciona super bem também!

    • Muito legal isto de se revezar. Lembro que nos parques da Disney (Orlando) fizemos isto quando a Luiza ainda era um bebê e Pedro queria ir nas montanhas russas!

      beijos

  3. Sempre gostei de viajar e há 2 anos estou separado. Assim, férias com a filha é só eu e ela. Por enquanto só 1 vez: fiquei 10 dias em Janeiro de 2020 em Gramado, no finalzinho do Natal Luz com a filha de 7 anos, chegando nos 8.
    Airbnb em Gramado (onde assim eu era responsável também pelo café da manhã) e depois hotel em Bento Gonçalves 2 dias.
    Muitas experiências ótimas com ela fazendo ski e snowboard na Snowland, os teatros de natal, a vila do Papai Noel, a Maria Fumaça, Florybal A experiência única de levá-la para um Fondue – cheio de casais e famílias e de repente entra só eu e uma criança, deu para ver alguns olhares curiosos, especialmente dos garçons (que trataram a gente bem demais!!)

    Aprendi como banheiro em lugar público pode ser complicado nesta idade, mas ela amadureceu na viagem e foi obrigada a ir sozinha nos lugares. Também quando deu algum problema temos que manter a calma juntos (tipo ficar 1 hora procurando o carro, de noite, porque eu esqueci onde tinha estacionado).
    Também ela fez programa que eu queria fazer, mesmo sem ter vontade, mas aprendeu que todo mundo tem sua vez (museu do cinema, a capelinha perto do Caracol…)

    Depois disto veio a pandemia e só passei 1 semana em Parati, mas ai com os avós juntos. Para o final deste ano, devo ir para Olímpia – e já pensando no Beto Carrero ano que vem, quem sabe 1 semana pela região.

    E assim vou desenvolvendo o gosto dela por viagens desde cedo.

    Por enquanto viagens mais ‘adultas’ sigo sozinho mesmo(fui para Roma ainda antes da pandemia e Brotas ano passado, fazer rapel), mas daqui um tempo espero ter uma companheira mesmo nestas.

  4. Que legal esse post! Adorei as dicas. Um tempo entre pai e filho ou filha é sempre muito especial. E. quando isso acontece em uma viagem, fica ainda melhor! Colecionam memórias incríveis!

  5. Gostei muito do post. Eu estou muito acostumada a fazer viagem mãe e filhos, mas o maridão fez apenas um ou outro passeio, e acho que vou dar a sugestão pra eu ter um tempinho maior só meu e ele curtir os meninos!

  6. Que post inspirador! Por aqui viajamos muito em família e durante as viagens sinto que minha filha se conecta muito com o pai, pois durante o ano ele trabalha muito e fica mais difícil. Parabéns pelo post, adoro acompanhar o blog. Beijinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here