Uma das viagens internacionais que mais aproveitamos com a Olivia foi a nossa ida ao deserto de Liwa, próximo de Dubai. A Olivia estava com 8 meses e nessa mesma viagem fomos para Bali e Hong Kong antes (assunto para outro post!).

Ficamos apenas um dia e meio em Dubai, que é uma cidade com muitas coisas para fazer, com estrutura e povo muito solícito – fator importante quando estamos com crianças! Mas nosso objetivo era conhecer o hotel Qasr Al Sarab, que fica no deserto, então logo partimos.


O Hotel:

O Qasr Al Sarab Desert Resort by Anantara parece uma miragem do vasto deserto de Liwa. Os quartos são acomodados para contemplar a vista do deserto e o pôr do sol incrível. A gente se sente num oásis, uma experiência maravilhosa.

O hotel é perfeito para bebês e crianças, e tem programação intensa para os pequenos. Mas também é uma boa pedida para um casal que quer relaxar, dormir, curtir a paisagem e o silêncio do deserto.


Como Chegar no deserto de Liwa:

De carro de Dubai são aproximadamente 3h e de Abu Dabhi são 2h de viagem. No nosso caso, estávamos em Dubai e havíamos alugado um carro. Mas algumas horas antes de buscar o carro (com cadeirinha para a Olivia) descobrimos que eles exigem carteira de motorista internacional nos Emirados Árabes. Como nós não tínhamos, de última hora, conseguimos um Uber para nos levar até lá. O ideal é se programar e pedir um carro com antecedência. O hotel faz o traslado do aeroporto ou do hotel que você estiver.

A estrada até o hotel é incrível, passa dentro do deserto quase o trajeto todo. Praticamente uma reta com dunas dos dois lados. Passamos por algumas “tempestades” de areia, que foi lindo de ver (de dentro do carro, é claro). Mas apesar da viagem ser linda, a paisagem é a mesma por horas e as crianças podem ficar entediadas rapidamente. Lembre-se de levar brinquedos, jogos, ipad, distrações para as crianças maiores na viagem de carro. Já a Olivia que era pequena, aproveitou o embalo do carro e capotou na viagem.

Do Brasil, a forma mais fácil de chegar nos Emirados Árabes é o voo direto da Emirates que faz Guarulhos – Dubai com duração de 14 h e 30min. Mas também existem várias opções até Dubai ou Abu Dabhi, passando pela Europa. Minha sugestão é fazer uma parada em alguma dessas cidades antes de colocar o pé na estrada até o deserto.



Programação para Crianças:

Assim que chegamos no quarto tinha um cronograma de atividades para crianças e adultos bem variada. Para crianças a partir de 1 ano existem programas mais restritos, como tour no deserto e visita a fazenda de animais (camelo, cavalo, falcão e o Saluki, um cachorro de caça da região). Mas a maioria da programação é para crianças a partir de 6 anos. Atividades como: passeio a cavalo, passeio de camelo nas dunas, visita ao falcão, safari no deserto, safari noturno, visita aos animais locais, passeio de quadriciclo nas dunas, entre outros.

Para a Olivia, que ainda não podia fazer muitas atividades da programação infantil, tinha o Kid’s Room com parquinho e brinquedos. Fizemos um passeio nas dunas a pé, com ela no canguru, só nós 3. Olivia amou a areia fininha e se divertiu no topo das dunas. Ela também aproveitou a piscina com a gente, cochilou na sombra e brincou.



Restaurantes:

O hotel possui 4 restaurantes de comida internacional e em todos eles disponibilizam o kids menu. No restaurante buffet, o mesmo onde é servido o café da manhã, eles não cobram as crianças até 12 anos. E falando em café da manhã, é uma diversidade de comidas e estações que as crianças vão amar. Waffle, panquecas, ovos de todos os tipos…


Quando ir:

Evite épocas de muito calor. Os meses de temperaturas mais amenas são de Novembro a Março. Nós fomos Fevereiro e estava bem agradável. Calor gostoso durante o dia e leve esfriada durante a noite.


Visto:

Para brasileiros é necessário obter uma autorização de entrada antes da viagem para os Emirados Árabes Unidos. A solicitação do visto de turismo é feita de uma forma bem diferente da que estamos habituados. O pedido é feito através de patrocinadores (sponsors) que podem ser: a companhias aéreas dos Emirados Árabes (como Emirates e Etihad), o hotel onde você vai se hospedar e agências de viagem. No nosso caso, foi a Emirates que nos deu a autorização.


Fuso Horário:

O fuso horário de Dubai é de 7 horas a mais do que o horário do Brasil (horário de Brasília). Sempre me perguntam como eu lido com o fuso horário. Eu simplesmente deixo as coisas acontecerem. Para a criança é uma mudança, mas em alguns dias eles já se adaptam. E com muita mais facilidade do que a gente, já que dormem muito mais do que nós! Adoro quando o fuso está para frente, como nesse caso. Adapto tudo para mais tarde e então a Olivia nos acompanha nos jantares e dormimos todos juntos mais tarde. 

Dicas:

– Protetor solar e chapéu são indispensáveis.
– Leve óculos escuros para os passeios, mesmo no fim da tarde, pois venta e entra areia nos olhos da criança.
– Não esqueça de casaquinhos para noite, a temperatura cai bastante. Pijama de manga longa e calça são mais adequados.
– Para quem for com bebês de colo, o canguru ou sling é primordial para os passeios.
– Lembre de oferecer água ao bebê sempre que possível, ele precisa estar bem hidratado.

 

 

Leia também os outros posts das viagens da Mari Cassou com a Olívia:
Outros posts de Dubai:


1 COMENTÁRIO

  1. Olà Mariana

    sou uma blogger portuguesa e vou viajar com a minha Filha de 9 meses pela primeira vez ao Dubai. Identifiquei-me muito com o teu blog porque eu e o meu marido adoramos viajar e agora com a bebe nao queremos deixar de o fazer. o meu maior medo é o transporte da bebe nos taxis ou carros. A minha filha ja nao usa o ovo do carrinho e fico na duvida como fazer para desclocar-me no dubai com segurança. outro medo meu é a comida, os hoteis fazem comida para bebe? pensamos ficar no hotel do deserto, quantas noites ficaram?
    obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here