Foto: divulgação

Visitar a casa de Pablo Neruda com as crianças em Santiago é um programa que não pode ficar de fora do seu roteiro. Nunca imaginei que as minhas filhas se interessariam tanto pela história desse que é um dos maiores nomes da literatura mundial, vencedor do prêmio Nobel em 1971.

Foto: divulgação

Um pouquinho de história…

A casa é chamada de La Chascona em homenagem à Matilde Urrutia, para quem o poeta construiu a casa onde viveu até seus últimos dias. Chascona significa “descabelada”. Era assim que Neruda chamava sua terceira mulher, que tinha uma abundante cabeleira ruiva.

A casa começou a ser construída em 1953, quando o casal ainda mantinha o romance em segredo. Localizada aos pés do Cerro San Cristóbal, a construção foi encomendada ao arquiteto catalão Germán Rodriguez Arias. A recomendação era de que deveria ser voltada para o sol e ter uma vista panorâmica da cidade. Com a Cordilheira ao fundo. Neruda participou tanto do projeto, que o arquiteto reconheceu que foi mais uma criação do poeta do que dele mesmo.

A casa tem passagens secretas e vários toques de humor. Há também obras de vários artistas amigos do poeta, como um retrato de Matilde feito pelo pintor muralista Diego Rivera. A construção só ficou completa quando Neruda se separou de Delia del Carril e mudou-se definitivamente para lá, em 1955.

O casal viveu no endereço do bairro Bellavista até 1973, ano em que um golpe militar derrubou o presidente Salvador Allende, de quem Neruda era amigo e aliado político. Dias após o golpe, Pablo Neruda morreu e a casa acabou sendo alvo de vários atos de vandalismo, em retaliação à posição politica do casal. Mesmo assim, a viúva insistiu em velar o seu corpo na casa.

Matilde se esmerou em reparar os danos da construção para transformá-la em uma casa museu destinada a difundir a vida e a obra do poeta. Hoje, essa é uma das atrações mais visitadas da cidade.

Foto: divulgação

A visitação é guiada por um sistema de áudio-guia, disponível em várias línguas (inclusive português). Enquanto vamos passeando pelos cômodos, um narrador vai falando sobre a vida de Neruda, explicando seus hábitos na casa, apontando as obras de arte, móveis e contando várias curiosidades sobre a vida dele. Algumas bem engraçadas, que encantaram as meninas. A visita toda leva cerca de uma hora e meia e vale muito a pena se você estiver sem ou com crianças em Santiago.

Foto: divulgação

Serviço

A Casa Museu La Chascona abre de terça a domingo

De março a dezembro: das 10h às 18h

Janeiro e fevereiro: das 10h às 19h

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]

Endereço: Márquez de la Plata, 0192

Valor: 7.500 pesos chilenos (adultos) e 2.500 (crianças)

Quer saber o que mais fazer com crianças em Santiago? Leia os posts abaixo! 

Santiago com Crianças 

Santiago com Crianças – Museu Mirador 

Dica de restaurante em Santiago com Crianças 

Dica de hotel em Santiago com Crianças 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here