Liz pega minhoca na mão. Theo mata barata sem medo. Os dois ficaram horas conversando outro dia se joaninha pica ou não. Acho que costuma ser parecido em toda casa: criança adora inseto! Como eu alterno entre pavor (de barata) e nojinho, prefiro terceirizar essa tarefa de incentivar o interesse deles para quem entende do assunto: o Planeta Inseto.

Essa mostra permanente, que fica no Instituto Biológico, é pouco conhecida do grande público, mas eu posso garantir que é sucesso total entre as crianças.

O local abriga baratas (!!), formigas, abelhas, besouros, lagartas, bicho-da-seda e vários insetos menos conhecidos  – a maioria vivos!

São atrações simples, mas que encantam as crianças. Ou seja, nada de grandes parafernálias ou muita tecnologia. O forte ali é a maneira curiosa e divertida que as crianças são apresentadas aos insetos.

Bicho-pau

O que eu curto mais são os formigueiros instalados em recipientes transparentes, em que você pode ver as formigas trabalhando pra lá e pra cá.

As crianças mais corajosas curtem achar o bicho-pau no meio dos galhos e, depois, segurá-lo na mão.

Mas, claro, que o momento preferido de meninos e meninas é a hora do famoso baratódromo. É uma mesa tipo caixa fechada, com um tampo de vidro. Dentro de dela, algumas “raias” para algumas baratas apostarem corrida. Cada criança pode escolher a sua e ficar torcendo.

Sendo bem sincera, não posso dizer exatamente como funciona, porque nessa hora eu procuro ficar beeeem longe, no jardim (ótimo, aliás).  Mas ouço sempre muita animação 🙂

 

Outros programas em São Paulo com crianças

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here