Passeios e Programas gratuitos em Lisboa

Passeios e programas gratuitos em Lisboa é o que não falta. A cidade é cheia de paisagens lindas, muitos parques, praias bem próximas (há menos de 30 minutos de trem) e prédios históricos. Como o clima da cidade é gostoso (mesmo não inverno o frio não é tão intenso como a maior parte das capitais europeias), passear pela cidade e aproveitar tudo que ela tem a oferecer ao ar-livre é uma delícia.

Este post faz parte de uma ação onde diversos blogs contam Passeios Gratuitos com Crianças em diversos destinos.

 

6 lugares em Lisboa

 

Em 2019 passamos seis meses lá e pudemos explorar muitos cantinhos especiais da cidade e conhecer bairros menos turísticos. Especialmente no verão, há muitos eventos em espaços públicos, como feiras, festivais, shows, peças de teatro, apresentações de circo e outros passeios e programas gratuitos em Lisboa. No início de 2021 foi aprovado um decreto que isenta todos os residentes do país de pagarem ingresso em museus e palácios púbicos nos domingos e feriados, mas a medida não vale para quem está só de passagem por Portugal.

Selecionei alguns lugares que fizeram parte da nossa vida por lá, mas sugiro que, ao programar uma viagem, você confira alguns perfis como Time Out Lisboa ou Lisboa Secreta, para conferir a programação da semana.

Passeios e programas gratuitos em Lisboa

Passear a pé pela Baixa 

A Baixa – também é chamada de Baixa Pombalina – é a região central da cidade. Foi planejada pelo Marques de Pombal, um nobre e diplomata que foi responsável, entre outras coisas, pela reconstrução de Lisboa depois do terremoto (seguido de um incêndio e um tsunami) que devastou a cidade em 1755. Essa região foi um dos primeiros exemplos de planejamento urbano da Europa. As ruas são geométricas e muitos edifícios têm as típicas fachadas de azulejo. O bairro concentra praças e ruas famosas, como a Praça dos Restauradores, a Praça do Rossio, a Praça do Comércio, a Rua Augusta (um calçadão para pedestres cheio de lojas e restaurantes) e o Elevador de Santa Justa. É uma das poucas regiões planas da cidade, o que ajuda bastante quem está com crianças e carrinhos de bebê.

Guia de Lisboa com Crianças
Praça do Comércio

 

Museu do Dinheiro 

Inaugurado em 2016, o museu fica localizado na Baixa Pombalina, num prédio lindo onde antes era a Igreja de São Julião. O espaço retrata a história e da evolução do dinheiro através de uma visita interativa. São vários núcleos temáticos, que mostram a importância do dinheiro no mundo, sua história ao longo dos séculos e como são fabricadas as notas e moedas. Também é possível criar e imprimir moedas ou notas com a cara dos visitantes e tocar numa barra de ouro. O museu é gratuito todos os dias da semana.

Local: Largo de São Julião (Baixa)
Abre de quarta a sábado das 10h às 18h

Praias da linha 

Saindo da estação do Cais do Sodré (em Lisboa) tem um trem que vai até Cascais. São 45 minutos em um trajeto cheio de praias lindas e urbanizadas, com muitas atividades para fazer com as crianças. Entre as mais famosas estão Caxias, Santo Amaro, Carcavelos, Estoril e Cascais. No verão o mar é calminho, mas bem gelado. Na praia de Carcavelos (onde moramos em 2019) tem um parquinho muito legal na areia, com uma mini-tirolesa e brinquedos em forma de caravela. Há banheiros e chuveiros disponíveis e gratuitos. Na orla inteira há excelentes bares e restaurantes que ficam cheios no verão e nos dias ensolarados de inverno. Há estacionamento fácil para quem vai de carro, mas é bem simples chegar de comboio (trem)

 

Passeios e programas gratuitos em Lisboa

 

Museu Gulbenkian

Um dos mais importantes museus de Lisboa, faz parte de uma fundação idealizada por Calouste Gulbenkian, um empresário do setor petroleiro, armênio, que viveu seus últimos anos em Portugal e foi um grande mecenas da arte. O prédio fica dentro de um lindo jardim que, por si só, já vale a visita. Há um grande acervo fixo e muitas exposições temporárias, além de atividades e espetáculos e programação para crianças durante o ano todo. Aos domingos, depois das 14h, a entrada é gratuita.

Local: Praça de Espanha
Abre todos os dias (menos nas terças-feiras) das 10h às 18h

Passeios e programas gratuitos em Lisboa
Fundação Gulbenkian

 

Parque Florestal de Monsanto

O Parque Florestal de Monsanto tem cerca de 100 hectares e é a principal área verde de Lisboa. O local preserva parte da fauna e flora nativas de Portugal. Há espaço para piqueniques, para a prática de hipismo, pistas de de skate e playgrounds com escorregadores, balanços, um carrossel, um farol e um barco para explorar dentro de um pequeno lago. O destaque vai para a “escola de condução”, onde as crianças aprendem a andar de bicicleta, patinete e patins. O parque também conta com restaurantes, quiosques, miradouros com vista para a cidade e uma trilha ecológica de 14 km para observação da fauna e da flora.

Passeios e Programas Gratuitos em Lisboa

 

Praça do Príncipe Real 

Um dos meus lugares preferidos de Lisboa! Tenho um carinho especial por essa praça, pois morei ali em 2001, quando ainda nem tinha filhos. No meio da praça tem um lindíssimo cedro-do-buçaco, árvore com cerca de 20 metros de diâmetro. Sempre há muitas famílias com crianças pequenas e bebês curtindo os jardins e os parquinhos ou fazendo refeições no restaurante que fica no meio da praça. No verão há sempre bons músicos tocando por lá. No bairro ao redor tem muitas lojinhas com brinquedos e roupinhas descoladas para crianças, excelentes restaurantes e uma Livraria Travessa (filial da brasileira) com espaço de livros infantis. Nos finais de semana tem feirinha de produtos artesanais e orgânicos.

 

*Importante: os dias e horários de abertura das atrações e a permissão para circular pela cidade pode sofrer alterações em função da pandemia da Covid 19

Veja aqui um Guia Completo de Lisboa com Crianças 

 

Passeios Gratuitos com Crianças em diversos destinos:

Este post  sobre o Passeios e programas gratuitos em Lisboa faz parte do Passeios Gratuitos com Crianças, do Portal Famílias que Viajam e outras blogueiras de Viagens em Família. Se você curte parques, não deixe de ler os outros posts escritos pelas mães deste grupo:

  1. Passeios Gratuitos com Crianças em Belo Horizonte Expedições em Família:
  2. Passeios Gratuitos em Gramado e Canela  Felipe, o pequeno viajante
  3. Passeios Gratuitos em Curitiba Turismo em Família 
  4. 10 pontos turísticos gratuitos na Avenida Paulista Entre Mochilas e Malinhas 
  5. Passeios Gratuitos com crianças em Paris 6 Viajantes

 

 

8 COMENTÁRIOS

  1. Quantos passeios gratuitos bacanas em Lisboa! Sempre soube que é mesmo uma cidade muito kids-friendly, e tenho muita vontade de levar as crianças para Portugal… pena que esse plano está adiado por tempo indeterminado…

  2. Tenho muita vontade de fazer uma viagem em família para Portugal! Não sabia que Lisboa oferecia tantas opções de passeios e programas gratuitos. Adorei as dicas!

  3. Que post maravilhosa e cheio de dicas maravilhosas e imperdíveis. Este seria o ano que eu, enfim, conheceria Portugal. E Lisboa estava no planejamento. Já vou guardar todas as dicas de programas e passeios gratuitos em Lisboa. Espero usa-las logo. Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here