O Delta do Parnaíba fica entre os estados do Maranhão e do Piauí e é formado por mais de 70 ilhas. A base para explorar a região é a cidade de Parnaíba. O Delta faz parte da Rota das Emoções – um roteiro que vai dos Lençois Maranhenses até Jericoacora, muito procurado por turistas, principalmente estrangeiros. É um excelente destino para quem curte natureza e ecoturismo.
Nós ficamos hospedados na praia de Barra Grande (Piauí) (aliás uma praia que eu adorei!) e optamos por fazer uma day trip (saímos do hotel de manhã e voltamos no fim do dia). Contratamos uma van para fazer o passeio. Como estávamos em 10 pessoas, valeu a pena.
Passeio pelo Delta do Parnaíba
O passeio pelas águas do rio dura cerca de 8 horas. Os barcos saem do Porto dos Tatus, um local bem simples, na cidade de Parnaíba e pode ser feito em barcos coletivos regionais com capacidade para 60 pessoas ou lanchas voadeiras para grupos menores. Nosso barco era pequeno (coberto) e estava só nossa família (10 pessoas), o que nos dava certa liberdade para pedir algumas paradas para fotos ou para mais explicações sobre algum detalhe. A navegacão é pelo rio, manguezais, igarapés. O ecossistema é grandioso, com muitos pássaros e animais marinhos.
As crianças curtem bastante, o condutor do barco também é um guia que conta muitas curiosidades e explica sobre a vida na região. Entra de pé descalços no mangue e pega caranguejos com muita destreza. Um dos pontos altos do passeio é a parada estratégica nas dunas, onde podemos caminhar, brincar e tomar um banho de rio delicioso.
Na volta, paramos para almoçar em um restaurante que fica na beira do rio, no estado do Maranhão. O local é bem simples, mas tem detalhes charmosos. O prato principal é a caranguejada e a comida é muito gostosa. Não adianta ter pressa, a intenção é curtir a parada. Há bastante espaço para as crianças brincarem.
Nos passeios nos barcos coletivos geralmente estão incluídos almoço, frutas e água.
RESTAURANTE NO DELTA DO PARNAÍBA
Casa de Caboclo
Ilha das Canárias – Araioses
Na divisa entre Maranhão e Piauí
(86) 9993-6178
www.casadecaboclo.com
Dicas
• É imprescindível levar muita água mineral, boné e camiseta, pois faz muito calor!
• Há uma parada para o almoço.
• É importante observar os horários dos passeios, eles devem acontecer com a maré baixa, quando é possível apreciar mais detalhes.
Contratamos o passeio em uma agência de turismo no Porto das Barcas em Parnaíba. No Porto das Barcas fica a região histórica da cidade, onde há lojinhas e pequenos restaurantes com arquitetura colonial.
Leia outros posts de passeios que fizemos nesta viagem:
Parque Nacional de Sete Cidades – Piauí
Praia Barra Grande (Piauí) com Crianças
Barra Grande (Piauí): Restaurantes e hotéis
Restaurantes em Jericoacoara (Ceará)
Outros destinos de Ecoturismo
Flutuação em Bonito – um dos melhores mergulhos que já fiz
Oi, Pat. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Eba!!! Que notícia legal!!!
Foi uma viagem muito especial mesmo!
Obrigada, ficamos muito felizes 😉
Patrícia, adorei o relato.
Você acha que o delta do Parnaíba é uma viagem possível para um bebê com quase 2 anos? Eu imagino que seja puxado. Como estamos morando em |Teresina neste ano, queríamos aproveitar para conhecer, mas estou em dúvidas se será mais perrengue do que alegria rs
(somos super tranquilos para viajar com ele, mas como se trata de um destino mais contemplativo, com passeios de lancha, etc, estou com mtas dúvidas)
obrigada!
Oi, sou super suspeita porque fui para Tailandia quando minha filha tinha 1 ano, então acho que, se vocês forem tranquilos, é um destino bem bacana sim. Mesmo depois que meus filhos cresceram um pouco, continuei viajando com bebês porque meus sobrinhos sempre nos acompanham! Dá uma olhada nos post que vão te incentivar https://viajocomfilhos.com.br/category/viagem-com-bebes/ e também no guia “Como Viajar com seus filhos sem enlouquecer” que eu escrevi. É cheio de dicas práticas para viagens com crianças pequenas.
https://viajocomfilhos.com.br/2014/09/como-viajar-com-seus-filhos-sem-enlouquecer/