O Museu do Amanhã abriu suas portas há poucos meses e já se tornou uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro. Não é para menos, o museu é fan-tás-tico! Tudo nele é incrível, da localização ao acervo, passando pela arquitetura e por cada detalhe.
O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro, um espaço completamente degradado até pouco tempo. O museu se tornou um símbolo da revitalização desta área, que faz uma integração de espaços na região do centro da cidade.
O projeto impactante inspirado nas bromélias do Jardim Botânico (mas que para mim e para meu filho lembra a espinha de uma baleia) é do arquiteto espanhol Santiago Calatravas. Os espelhos d’água dão um charme especial ao espaço.
Como é o Museu do Amanhã
Recomendo a todos que tiver a oportunidade, não deixar de levar seus filhos para conhecer este museu. Ele é mais do que um museu de ciências, ele é uma reflexão sobre nossa maneira de ocupar (habitar) a Terra e o amanhã! Grande parte da exposição é interativa e o conteúdo deve ser atualizado constantemente, já que diversos dados são usados o tempo todo.
A visita se divide em cinco áreas, a partir das cinco perguntas que guiam o museu: Cosmos, Terra (com uma instalação belíssima do artista plástico americano Daniel Wurtzel), Antropoceno (uma das áreas com informações mais impactantes), Amanhãs e Nós. Os ambientes são audiovisuais e instalações interativas. A visita começa com uma projeção em um domo 360º onde os visitantes podem ficar deitados em almofadas.
O Museu do Amanhã explora seis grandes tendências para as próximas cinco décadas: mudanças climáticas; alteração da biodiversidade; crescimento da população e da longevidade; maior integração e diferenciação de culturas; avanço da tecnologia e expansão do conhecimento.
Meus filhos piraram. Ficaram realmente envolvidos e não queriam ir embora, fizeram questão de interagir e participar das brincadeiras e desafios onde tentam “salvar a Terra” (controlar os recursos materiais, de população, financeiros, naturais, disponíveis para manter a civilização sustentável) e onde podem descobrir seu “perfil de humano” através de um questionário interativo.
Mas nada do que eu descrevi chega aos pés do que é a visita real!!!
Quem visitar o museu até 30/10 pode ver também a exposição temporária O Poeta Voador, sobre Santos Dumont que também é interessante e estimulante para as crianças! Durante este período, uma réplica do 14 Bis está montada do lado de fora do museu, atraindo muitos visitantes!
Serviço:
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro – Rio de Janeiro/RJ – Brasil
*Não há estacionamento no local.
De terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada as 17h)
Em agosto e setembro os ingressos serão vendidos apenas pelo site devido à grande procura.
Leia também sobre o Science Museum de Londres, instituição com a qual o Museu do Amanhã acaba de fazer parceria.
Outros posts sobre o Rio de Janeiro:
Café da manhã do Forte de Copacabana
Passeios com crianças no Rio: dicas rápidas Bondinho do Pão de Açúcar