Bilbao Espanha

Bilbao é uma cidade no norte da Espanha, no País Basco, e tornou-se muito conhecida depois da construção do Museu Guggenheim em 1997.

Bilbao

Nós passamos o fim de semana na cidade, chegamos na sexta e ficamos até domingo e ficamos encantados! Nosso principal objetivo era conhecer o museu mas acabamos adorando cada cantinho da cidade.

Bilbao com filhos

Casco Viejo: Centro histórico de Bilbao

O centro histórico, onde a cidade se originou, é formado por siete calles (sete ruas) e tem ruas estreitas e prédios medievais. É muito simpático com ruelas fechadas para carro e cheias de bares e restaurantes com tapas, pintxos, presunto ibérico, cerveja e sorvetes. Nós caminhamos bastante entre as praças, na beira do rio, cruzando pontes e havia muitas famílias com carrinhos por todos os lados.

Bilbao com filhos

As principais atrações do centro histórico de Bilbau

Biilbau

Plaza Nuova

É o coração de Bilbau, uma praça tradicional espanhola, fechada, rodeada por restaurantinhos e barzinhos. As crianças ficam brincando no centro. Acabamos comendo por lá mais de uma vez, no fim da tarde há vários combos de happy hour com bebidas e pintchos.

Teatro Arriaga

Arquitetura neo barroca do final do século XIX

Bilbao com filhos

Mercado da Ribeira

Mercado municipal que já o principal centro de distribuição de alimentos. Fica na beira do rio e tem vários restaurantes e vitrais lindos.

Bilbao com filhos

La Catedral

A igreja mais antiga de Bilbau, por onde passavam os peregrinos no seu caminho rumo a Santiago de Compostela.

Bilbao

O Guggenheim de Bilbao

O museu Guggenheim foi inaugurado em 1997 e mudou muito a paisagem e a dinâmica da cidade. Já havia um Guggenheim nos Estados Unidos, mas este foi o primeiro na Europa. Sua chegada foi controversa, mas virou o símbolo da cidade.

Guggenhein Blbau

Talvez a maior atração seja a arquitetura em si. O prédio desenhado por Frank Gehry é impressionante e ao redor do museu há diversas obras de arte como a arranha Aranha Mamam, de Louise Burgeois.

Bilbao

piso há mais esculturas e elas são mais interativas. No terceiro há mais quadros e arte moderna.

Bilbao

O acervo permanente do museu é muito interativo, dinâmico e instigante para adultos e crianças. Em obras como The Matter of Time – esculturas desenhadas por Richard Serra que ficam no piso térreo – você pode entrar, caminhar e até brincar de esconde-esconde.

Guggenheim Bilbao
Museu Guggenheim Bilbao: Tulipas de Jeff Koons

Nós também tivemos sorte de ver uma exposição especial temporária (com bastante fila) da Yayoi Kusama: a Infinity Mirrored Room – A Wish for Human Happiness Calling from Beyond the Universe é uma das atrações dos 25 anos do museu.

A visita toda é muito tranquila, a lojinha na saída é uma perdição e eu recomendo deixar um bom tempo para o playground que fica ao lado do museu porque ele é fantástico. as crianças são capazes de ficar horas. Ao lado há um pequeno café.

Informações práticas sobre o Guggenheim Bilbao

De terça a domingo das 10h às 19h

Adultos: 16 euros

Estudantes (18 a 26 anos): 8 euros

Crianças (até 17 anos): gratuito

Outros passeio em Bilbao além de visitar o Guggenheim

Além de se perder pelas ruas do centro histórico e visitar o museu, outra atração é subir o funicular Artxanda e ver a cidade de Bilbao no alto. É um programa rápido pois há trens subindo de 30 em 30 minutos e lá no alto o passeio é bem tranquilo.

Bilbao funicular

Fomos a pé do museu até o funicular e compramos as entradas na hora. A passagem de da e volta custa 4,30 euros.

Onde ficar em Bilbao

Bilbao

Há muitas opções charmosinhas de hotéis butique em Bilbao. A maioria fica nas ruas do centro histórico. Nós ficamos em um apartamento muito bem localizado que nós adoramos. Pra falar a verdade, acho que foi um dos apartamentos que eu aluguei no Booking.com mais legais que já fiquei. Ele tinha um sorvete gigante na janela!

Bilbao hotel

Uma opção muito boa para famílias porque, além de ser bem localizado (uma quadra da Praza Nuova), tinha 3 quartos, 2 banheiros e uma cozinha charmosa.

Bilbao

E o mais importante: um sorvete na sacada!

Bilbao Airnbnb

Para reservar este apartamento, clique aqui

Nós ficamos muito encantados com Bilbao e recomendamos a viagem!

Vai viajar mais pela Espanha e Portugal, temos outros posts

Barcelona com crianças

Lisboa com crianças

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here