Bonito: ainda mais lindo com crianças!

Bonito: ainda mais lindo com crianças!

Bonito é um destino ideal para crianças a partir de três anos de idade.

Minha família e eu já estivemos por lá em três oportunidades. Na primeira delas, meu filho menor tinha menos de quatro anos e aproveitou muito!

Há um menu recheado de atrações imperdíveis, quase todas em fazendas que distam entre 5 a 60 km do centro da cidade.

Falando nela, não se decepcione na chegada: o núcleo urbano de Bonito não faz jus ao nome e merece uma qualificação urbanística expressiva.

A questão é que o centro de Bonito serve mesmo para dormir e para jantares, em geral não muito longos, pois os passeios costumam ocupar o dia inteiro e, quando se retorna, só se quer comida rápida, banho e CAMA!

Para adultos e crianças um passeio inesquecível é o do “Aquário Natural”. Envolve flutuação em águas transparentes, peixes multicoloridos, cama elástica flutuante e até um mini-zôo. Não bastasse isso, o lugar é chique, o almoço na fazenda é dos deuses. Tem até um redário para a sesta depois da bóia.
Imagem: Reserva Ecológica Baía Bonito
Se a criança ainda não se sentir segura para fazer a flutuação (sempre com roupas de borracha), poderá ficar no barquinho de apoio que tem o fundo em vidro. Dessa forma, curtirá o visual como gente grande.

Muito divertido e para todas as idades é o rafting pelo Rio Formoso, quase um “passeio de bote”. Com grau de periculosidade mínimo, esse rafting assegura a passagem por corredeiras “light”, propiciando a adrenalina necessária à diversão. Sem risco!
Imagem: Secretaria de Turismo de Bonito
Um passeio de baixo custo e bastante divertido é o Balneário Municipal, onde se pode tomar banho de rio com a companhia dos “piraputangas”, peixes muito comuns ao ecossistema local.
Piraputangas, peixes comuns em Bonito.
Imagem: Wikimedia Commons
Na Fazenda Mimosa encontramos uma combinação entre trilhas em meio à mata e banhos no rio e nas cachoeiras. Até mesmo crianças pequenas aproveitam intensamente este passeio. Basta que caminhem e gostem de água.

Com crianças um pouco maiores, pode-se desfrutar da visita à Gruta do Lago Azul, um patrimônio espeleológico que não fica devendo nada à Gruta de Capri

Nesse mesmo dia, costuma-se fazer à tarde, em horário específico, a visita ao “Buraco das Araras”, uma cavidade geológica onde essas aves, das cores mais exuberantes que se pode imaginar, se agrupam ao pôr-do-sol. Um espetáculo da natureza!
Para crianças dotadas de resistência física maior, sugerem-se as flutuações pelos rios Sucuri e da Prata. Ambas com visibilidade plena do fundo assegurada pela presença do calcário.


Quanto à hospedagem, não vale a pena investir muito nela. Você terá pouco tempo para desfrutar do hotel.

Das três vezes que estivemos em Bonito, em duas delas ficamos na Pousada Rancho Jarinu. Administrada pelos proprietários, com ar condicionado e ventilador de teto nos quartos, conta com excelente café da manhã.

Em relação à alimentação diurna, em gerar é servida – e muito bem servida – nas próprias fazendas onde ocorrem os passeios.

Quanto ao transporte, o ideal é estar de carro em Bonito, preferencialmente do tipo camionete. Se achar cansativo dirigir até lá, vá de avião até Campo Grande e alugue um carro. São cerca de três horas de Campo Grande a Bonito.

Por fim, para não frustrar suas expectativas em relação aos passeios, reserve-os com antecedência através de alguma agência local facilmente contatável através do website www.portalbonito.com.br.
E boas férias em família!

Por: Ana Maria Moreira Marchesan


Gostou das dicas? Curta!

15 comentários

  1. ResponderIVANA

    Estou querendo ir no carnaval e gostaria de saber se essa fazenda Larinu fica muito longe do centro e se há TV no quarto (marido é viciado em notícias). Ah, os passeios são muito caros?

    obrigada

    Ivana

  2. ResponderEu Viajo com Meus Filhos

    Então, se você for uma mãe com espírito aventureiro, pode curtir com seu bebê sim. O ideal é ir preparada, levar um canguru (ou sling) para carregar o bebê em situações que você não possa usar o carrinho. Conversar com seu pediatra sobre pomadinhas para picadas de insetos e repelentes, etc. Levar uma bolsinha térmica com frutinhas e lachinhos. Enfim, ir bem preparada que tudo dá certo e todos se divertem!

  3. ResponderDanielle

    Ola! Gostei muito das informacoes. Estou indo a Bonito em Janeiro e gostaria de levar minha filha, mas tenho receio de ficar limitada quanto aos passeios. Por exemplo, o da Gruta do lago azul e outras flutuacoes acho que nao ha condicoes com uma crianca de quatro anos. O que vc acha?

    1. ResponderPatrícia Papp

      Oi! Talvez seja melhor você esperar um pouquinho mais! Há MUITAS atrações que ela pode ir, mas muitas que ela não pode, A gruta é uma delas. Ela também não vai conseguir fazer a flutuação!!!

      Espera um pouquinho, vai valer a pena!!!

  4. ResponderBruno

    Olá,

    vou no Carnaval com minha minha esposa e filhos de 2 e 4 anos, tenho pesquisado que tem muitas atrações que meus filhos não vão poder ir, ok tudo bem, mas na Flutuação eles não podem usar o tal barquinho? Sei que o passei da Gruta não vai rolar, mas acho que não vou deixar de aproveitar com as crianças.. o que acha?

    1. ResponderPatrícia Papp

      Oi Bruno, acredito que sim, eles podem ir no barquinho, mas só a flutuação do Rio Sucuri tem o barquinho. O outro não. Acho que você vai poder aproveitar algumas atrações, mas vai ficar morrendo de vontade de voltar daqui a 4, 5 anos 😉

  5. Respondermariele

    ola, estou indo em maio para bonito, vou com meu filho de 4 anos, é possivel revezar o cuidado dele para poder fazer a flutuação???por exemplo, um cuida dele e o outro faz a flutuação e depois inverte??? att mariele

    1. ResponderPatrícia Papp

      É um passeio de mais de uma hora, na hora de rezervar o programa, conversem com a agência sobre isto. Em um deles, ele pode ir junto no barquinho!!! Daí, fica fácil!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *