Florianópolis Além das Praias

Florianópolis Além das Praias

Eu vou para Florianópolis com frequencia, em diversas épocas do ano. Muitas vezes no inverno. Nesta época não chega a ser frio, mas não rola ir para praia, principalmente porque venta muito em quase todas elas.

Mesmo durante o inverno, continuo achando que é um ótimo destino. Primeiro porque  é um lugar muito lindo, segundo porque é uma cidade fácil, bem sinalizada e, finalmente, porque tem muitas opções de restaurantes, hotéis, lojas e programas de diversas categorias e estilos.

Acabei de voltar de lá, e fiz passeios muito bacanas, então resolvi fazer um post com várias dicas do que fazer na ilha, quando não dá para ir para praia.

Esta é a vista de cima do morro de Florianópolis. Dá para ver a Lagoa, as dunas, a Praia da Joaquina e lá trás, no canto esquerdo, a praia Mole.

1. Passeio de barco para a Costa da Lagoa

Do ladinho da ponte da Lagoa da Conceição (que vai para as praias Joaquina e Mole) saem os barcos para a Costa da Lagoa. Os barcos fazem várias paradas, tem serviço regular, servem como transporte mesmo (é uma linha, digamos assim).

Descemos na parada 16. Ali há alguns restaurantes que ficam bem na beira da Lagoa como o Sabor da Costa. Para abrir o apetite fomos dar uma volta pela trilha calçada que vai até uma pequena cachoeira.

Para o almoço escolhemos o restaurante Paraíso Néia. Comemos camarão, peixe e lula e estava tudo uma delícia. As crianças ficaram brincando na casinha, com as gaivotas e almoçaram em uma mesinha que colocamos no lado da nossa. Kid Friendly ao máximo!

2. Skibunda nas dunas da Praia da Joaquina

As dunas podem ser vistas da Avenida das Rendeiras, mas o local onde se pratica skibunda fica na estrada que termina na praia da Joaquina. As crianças um pouco maiores adoram este programa. Há uma barraca que aluga o equipamento, existem dois tipos de pranchas. Depois é só se preparar para fazer exercícios, porque depois de descer, precisa subir! rsrsrs Mas é uma delícia! Tem um post com mais fotos aqui.

3. Lagoa do Peri

É outra lagoa, com trilhas e um parquinho que meus filhos adoram. Fica no caminho para o Pântano Sul, bem no sul da ilha de Florianópolis. Fiz um post com fotos aqui.

Aliás, no Pântano Sul fica um restaurante que eu adoro que é o Bar do Arante, da última vez que fomos lá, vimos baleias.

4. Passear pelo centrinho da Lagoa

Eu já gostava do centrinho da Lagoa quando era adolescente (nem faz taaanto tempo assim). Aliás, ele não mudou muito, mas agora tem muito mais opções de restaurantes de cafés. Também é gostoso caminhar e brincar no gramado na beira da Lagoa.

Onde Ficar 

Quando a intenção é circular e passear pela ilha toda, uma boa opção é fica no Centro ou em Trindade.

Desta vez ficamos no Slavieiro Executive Florianópolis, a convite da Ju, uma amiga que conheci através do blog. Conheço bastante a região do hotel, pois meu cunhado morava ali pertinho. Fica perto da subida pra Lagoa, do shopping Iguatemi, da saída para as praias do Norte e para Santo Antonio de Lisboa, que eu AMO.

Como levamos 3 crianças, ficamos em dois quartos conjugados, super confortável e prático para famílias grandes. Em um dos quartos, tinha uma sala e mini cozinha com pia e frigobar, a cama de casal e o banheiro separados. No outro, duas camas e o banheiro.

Outros hotéis que fiquei e não eram na praia foram:

O Intercity Premium Florianópolis. Ele fica bem na entrada da cidade (logo depois da ponte), ao  lado o Mercado Municipal. De lá, é fácil ir tanto para o Norte, como as praias do Sul.

E o Maria do Mar, onde foi o casamento do meu cunhado.

Outros roteiros na região que você também pode gostar:

• Ilha do Papagaio

• Hotel Plaza Caldas da Imperatriz

 

 

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

22 comentários

  1. ResponderMaria tereza

    Acabei de chegar de lá! Ontem passamos o dia na Praia do forte, 25 graus, sem vento. As crianças brincaram o dia na areia e nós, sentados no restaurante. Ah, as ostras e o marisco saíram do mar, direto para a mesa.
    Também fomos no Bar do arante e na confeitaria rocambole.
    Beijos,
    Maria tereza

  2. Pingback (citações em outros sites/blogs): Patrícia Papp em Floripa. | Juliana Baron Pinheiro

  3. Pingback (citações em outros sites/blogs): As melhores viagens com crianças: Florianópolis | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  4. ResponderDani

    Oi, vc disse que adora Santo Antônio de Lisboa, mas não achei mais informações a respeito, estamos querendo passar as férias lá, com 3 crianças de 9 anos. Gostaria de saber mais sobre o lugar e onde ficar. Abçs

    1. Responderpatipapp

      Oi Dani, Santo Antonio de Lisboa é uma antiga vila de colonização portuguesa com um pequeno centrinho bem açoriano, com feirinha e artesanato. Super simpático!
      Eu nunca fiquei hospedada em um hotel em Santo Antonio, mas já fiquei em um muito próximo, o Maria do Mar. ele é confortável, tem uma vista linda, mas não fica na praia. O principal benefício é o fácil acesso a locais como Santo Antonio de Lisboa (ele é um bom hotel se você pretende circular bastante na ilha, ir ao centro, para Lagoa, praias do norte e do sul).

      http://www.mariadomar.com.br/

      Dei uma procurada em hoteis em Santo Antonio e encontrei estes: http://www.guiafloripa.com.br/turismo/santoantonio/index.php3 (não os conheço pessoalmente).

      Quanto aos restaurantes, por ali tem muito, alguns bem simples, alguns na beira do mar, já fui em vários em diferentes viagens e acho que nunca tive uma experiência ruim. Gosto especialmente do Restaurante do Gugu. Ele não fica de frente para o mar, mas é muito gostoso. http://vejabrasil.abril.com.br/santa-catarina/restaurantes/gugu-28859

      Veja este post também , ele tem fotos que mostram um pouco mais a arquitetura das casas por la: http://viagensquesonhamos.blogspot.com.br/2014/02/santo-antonio-de-lisboa.html

      Espero que tenha ajudado!

      beijos

  5. ResponderLuciana

    Pati, estou info para Floripa agora no final do ano. Minha filha de 9 anos aproveita muito os nossos passeios, porque sempre escolho lugares sue sejam prazerosos para todos. Mas dessa vez estaremos com uma nova entregante tbm, nossa cachorrinha. La e possível fazer passeios na companhia fela tbm, como barco, feirinhas, vilarejos, trilhas… Obrigada,


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Puxa, nunca viajei com um cãozinho… Não sei dizer ela pode ir no passeio de barco, ou mesmo nas praias… depois conta como foi!

  6. ResponderElisa

    Muito bacanas essas dicas. Também viajamos com nossas filhas e elas sempre enriquecem as viagens com seus olhares curiosos. Há pouco estivemos em Floripa. Registramos tudo em nosso blog emanarsa.wordpress.com… Convido vocês à conferirem as nossas dicas também! Nosso próximo destino: São Bento do Sul, no Vale Europeu de SC. Estamos animados e segunda-feira tem mais história no blog. 🙂

    1. ResponderBruna Mendonça

      Oie, estou indo para Floripa em Março e tentei entrar no seu blog, mas não consegui. Estou bastante interessada em saber onde visitar, lugares bacanas pra comer, quais as melhores praias e hoteis tbm. Obrigada! Beijos

  7. ResponderMônica Vidal

    Estamos com férias programadas para julho! Estou anotando todas as dicas do blog. Vamos com 2 adolescentes de 12 anos e uma baby de 2 anos. Nossa programação são 5 noite em Balneário, vamos ao Beto Carrero dois dias e depois 2 noites em Floripa. Fiquei com dúvida se esse passeio de barco dura o dia todo, estou montando toda a programação e checo detalhes como horários de entrada, tempo de deslocamento, valores, etc


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Acho que você consegue encaixar pois tem bastante tempo em Balneário, mas talvez os de 12 achem um pouco infantil… depende um pouco do estilos deles!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *