Mafra é outra ótima opção para uma escapada de um dia, ou um final de semana, para quem está em Lisboa. Nós fizemos um “bate-e-volta” de um dia e adoramos!

Saímos de Lisboa bem cedinho e fomos direto visitar a “Aldeia Típica José Franco”, ou Aldeia Saloia, que fica ao lado de Mafra no Sobreiro. José Franco aprendeu o oficio de oleiro ainda criança e, nos anos 60, recriou uma aldeia com caráter etnográfico, um testemunho da maneira local de viver. A aldeia conta com réplicas de antigas oficinas, algumas ainda em funcionamento (como a padaria, por exemplo), e uma área lúdica com uma série de miniaturas de casas que explicam as atividades desenvolvidas na zona. Posteriormente, foi construído a réplica de um castelo e um parquinho. As crianças adoram ver as miniaturas das cidadezinhas, com pontes, laguinhos, casas, … é, realmente, uma obra de arte ao ar livre! O Kai amou ver como funcionavam as pequenas cidades, trenzinhos, barcos, …

20170122_11081320170122_11161120170122_113759

Mesmo as crianças adorando a “Aldeia”, a atração principal de Mafra é o Palácio Nacional de Mafra. Por ignorância nossa, o palácio de Mafra foi uma agradável surpresa. Mesmo depois de já ter visitado muitos palácios pela Europa, o de Mafra nos surpreendeu gratamente.

O edifício pode ser dividido em quatro partes: o palácio, o convento, a basílica e a biblioteca. Na verdade, o projeto inicial era o de um convento, mas o que ficou pronto primeiro foi a basílica (1730). Somente anos depois o palácio, que ocupa todo o primeiro andar, está muito bem conservado e conta com uma impressionante quantidade de frescos. Este palácio está associado ao final da monarquia, já que foi nele que D. Manuel II dormiu a ultima noite em Portugal antes de ir-se ao exílio. A enfermaria do convento e a biblioteca ainda se destacam como espaços de visita obrigatória. A biblioteca é daquelas de deixar qualquer um de “queixo caído”!

IMG_8002 IMG_7985 IMG_7978 IMG_7977IMG_7989IMG_7998Para os pequenos estas visitas podem ser um pouco longas, nós já fomos explicando ao Kai no carro que visitaríamos um palácio de “príncipes e princesas” e que ele poderia levar as espadas no caso de aparecer algum dragão. Assim, ele passou a visita inteira olhando em cada cantinho para ver se encontrava o dragão e se divertiu brincando com as espadas pelos grandes salões do palácio.

IMG_8000Outra história que o Kai adorou foi a dos morcegos da biblioteca…isto mesmo, morcegos! Eles são soltos no interior da biblioteca para comer as traças que comeriam os livros e, desta forma, os livros são conservados.

Ainda nos faltou um passeio pela Tapada, uma grande zona verde construída ao lado do Palácio que é ideal para um bom piquenique.

Depois de tantas visitas fomos almoçar na Tasquinha do Gil! O restaurante é mínimo e é melhor reservar, mas a comida vale a pena! São vários petiscos e um mais gostoso que o outro!

IMG_8003
A casinha branca com azul é a Tasquinha do Gil

A Tasquinha do Gil fica há uns 15/20 minutos de Mafra, na Aldeia da Mata Pequena. Esta foi outra surpresa para nós! Esta aldeia, que tem umas poucas casinhas brancas e azuis, está disponível para quem quiser aproveitar a tranquilidade da zona e se hospedar por ali. As casinhas, com vários tamanhos, estão totalmente renovadas e equipadas sem perder o charme da arquitetura da zona. Da próxima vez passaremos o final de semana por lá!

IMG_8007
Aldeia da Mata Pequena

Como chegar

Desde Lisboa pegar a A8 sentido Ericeira.

Tempo de viagem: 40 minutos aproximadamente.

Horários de abertura

Aldeia José Franco

Todos os dias das 9:00 às 18:00 e domingo das 10:00 às 18:00

Entrada franca

Palácio de Mafra

Consultar os horários aqui.

Consultar os preços aqui.

Se quiser saber mais sobre viagens por Portugal, pode ler:

Portugal: Arquipélago das Berlengas

Escapadas de final de semana desde Lisboa: Marvão

Vilanova de Milfontes: costa Alentejana de Portugal

Castelo do Bode: ótimo programa pertinho de Lisboa

Portugal com crianças: uma visita à Mata do Buçaco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here