Praia do Vila do Farol, em Bombinhas

Santa Catarina tem um litoral maravilhoso. Paranaenses e gaúchos costumam brincar que toda a beleza das praias dos seus estados, foi parar em Santa Catarina. Eu sempre gostei de passar férias e feriados por lá. Em cada época da vida descobri um cantinho com o qual me identifiquei: Guarda do Embaú, Farol de Santa Marta, baladas em Camboriú, Florianópolis, Garobaba, enfim… não faltam opções. Embora eu não tenha casa em Santa Catarina, costumo ir para alguma praia do litoral, pelo menos umas 4 vezes por ano. Fiz uma lista de várias opções de viagens para Santa Catarina com crianças:

Porto Belo – Mariscal –  Zimbros – Bombinhas

A região de Porto Belo é cheia de opções para crianças. O mar na praia de Zimbros parece uma piscina de tão calmo. Quando o Pedro tinha 6 meses, alugamos uma casa quase na frente do mar e foi uma delícia. Para quem prefere hotel, a opção mais conhecida é a Pousada dos Ingleses hotel com bagalôs (não são muito sofisticados) e de frente para a praia. O dono é francês mesmo e atmosfera da pousada é muito gostosa.

A poucos metros dali, fica o restaurante mais gostoso da praia é o Berro D’Água: adoro a comida, as crianças podem ficar brincando na areia e na grama e a música é ótima.

Restaurante Berro D’Água
Rua Rio Juquiá, 578 – Zimbros – (47) 3393-3666 (há várias placas indicando a entrada)

O primeiro Reveillon da Luiza alugamos uma casa em Canto Grande, que é a praia ao lado de Zimbros.

Zimbros
Pedro na sacada da casa que alugamos em Canto Grande
dscf0131c
Ciclone subtropical: o mar calminho, estava super agitado

Em Mariscal, meu hotel favorito é a Morada do Guaruça. Os apartamentos tem estrutura de cozinha (microondas e louças), 2 andares, 2 banheiros, varanda com rede, ficam de frente pro mar e ainda tem um gramado gostoso na frente do quarto. Existe também um outro hotel, dos mesmo donos, que é o Baden Baden, ele é um pouco mais sofisticado, mas não tem piscina. Só é preciso prestar atenção pois eles fecham no inverno.

Em Bombinhas há MUITAS opções de hotéis e restaurantes de todos os tipos. O Vila do Farol é do estilo resort: meia pensão, monitores infantis com programação o dia inteiro, (para diversas idades) piscina aberta e piscina fechada (térmica), bar na piscina, sala de ginástica, praia com guarda-sol e cadeira do hotel (e serviço de bar e restaurante) e os quartos tem estrutura com microondas, pia e louça, bercinho e banheira.

Praia do Vila do Farol, em Bombinhas

Na região há diversos pontos de mergulho e a água tem uma cor linda.

Praia do Rosa

A Praia do Rosa é a praia mais charmosa da região de Garopaba, mas fica em Imbituba. Tem muitos hotéis e restaurantes gostosos (alguns não aceitam crianças, como a Quinta do Bucaneiro). O hotel Fazenda do Rosa continua sendo uma das melhores opções para família. Os chalés tem muita privacidade, são espaçosos e tem até lareira (faz frio em Santa Catarina).

Em julho/agosto é possível ver baleias no mar, uma experiência maravilhosa.

Depois de fazer este post, fui com as crianças para Praia do Rosa. O post está aqui.

 

Florianópolis

Florianópolis é uma ilha grande, com muitas opções de praias de diversos estilos. Na alta estação, ir de um lado para o outro não é tão fácil, chega a ter horas de engarrafamento. O ideal é escolher uma região e aproveitar as atrações do local. As dicas de Florianópolis estão em diversos posts. Veja aqui:

Florianópolis Nas 4 Estações

Costão Do Santinho – Florianópolis

Restaurante Em Florianópolis: Rancho Açoriano

As Melhores viagens com Crianças – Florianópolis

Florianópolis além das praias

Florianópolis com emoção (dunas da Praia da Joaquina)

Hotel Jurerê Beach Village

 

Beto Carrero

Já fomos 3 vezes no Beto Carrero com nossos filhos (e com filhos dos outros) em diversas idades e posso garantir que a criançada se diverte muito. Para ver o post da nossa última ida, clique aqui.

Também temos dicas de hotéis na região, dos shows do parque e experiências de outras mães!

 

 

82 COMENTÁRIOS

  1. que delícia.
    adorei o post, adorei o blog!
    nasci em santa catarina, mas saí de lá há muitos e muitos anos atrás (quando argentino ainda alugava o estado inteiro pelo preço de banana, lembra?)
    me acarioquei mas ainda acho que as praias de sc são umas das mais lindas do brasil, tô errada?
    beijos, vô voltar sempre!

  2. […] Gaurda do Embaú, Farol de Santa Marta, baladas em Camboriu, Florianópolis, Garobaba, enfim… #SaibaMais Twitter This […]

  3. não fui muito pra esses lados…
    só uma oktober fest na adolescência e camburiú, long time ago…….
    kkkk
    as dicas estão ótimas, até pq se alemanha não virar, vamos torrar em alguma praia deste brasil.

    meu, o pedro é um charme só!
    sou fã!
    kkkk
    bjocas

  4. Queria perguntar sobre uma pousada nova em Bombinhas, a Marin Chateau. Na verdade eu quero saber mais e’ sobre a localizacao, ja que nao conheco a regiao e estou indo com 2 criancas: 4 anos e outra de 6 meses. Sera que ficaria bem localizada nesse lugar? Nao queremos ficara andando demais.
    Daniela (de Belo Horizonte, MG)

    • Oi! Ela fica em Mariscal, uma praia bonita, que não fica tão lotada quanto Bombinhas, tem bastante areia mas tem mar bem agitado. Nao sei exatamente o que vc estava procurando mas nesta praia vai ser difícil curtir o mar c as crianças. Eu já fui mais de uma vez para Mariscal com o Pedro e foi bem gostoso, mas sem entrar mto no mar. Quanto a pousada, fui conhece-lá em Janeiro, ela tinha recem inaugurado, é SUPER charmosa, quartos bem gostosos e banheiros bons. Acredito que ela não é super “voltada” para crianças, mas se vc não está procurando nenhuma estrutura infantil específica, acho que vai gostar muito.

      • Obrigada pela resposta! E entre ficar em Floripa na praia dos Ingleses (Porto Ingleses Hotel) ou Jurere (Jurere Beach Village), o que voce escolheria? O que seria mais interessante para as criancas? Somos 100% diurnos, no maximo uma saida rapida para um jantar as 19hs. Iremos na ultima semana de novembro.

        • Oi Daniela, nunca fiquei no Jurerê (nem com nem sem crianças), lá rola muita balada lega e é bem jet set… a principio acho que não combina muito com crianças. E Ingleses fica o Costão do Santinho… um resort bem bacana, super equipado (ganhou melhor resort do Brasil por anos seguidos). Pelo que você falou do teu estilo, acho que Mariscal ainda é uma boa opção… mas light, você deu uma olhada na Pousada Morada do Guaruça http://www.moradadoguaruca.com.br/ ? Fiquei lá algumas vezes, acho que é bem vhild-friendly, tem piscina e um gramadão na frente do quarto.

  5. Adoreias dicas!Qual seria a melhor praia em bombinhas para ir com crianças na sua opinião? Tenho um bebê de 2 anos e estamos querendo ir com ele para bombinhas nas ferias, mais estou meio perdida pois não conheço a região. Se tiver alguma dica de pousada e hoteis agradeço. Camila

    • Já fui mais de uma vez. Na última estava grávida da Luiza, se não me engano foi em no primeiro semestre de 2008. A outra deve ter sido uns 6 meses antes.

      Indico porque realmente acho bem equipada e bem localizada para quem vai com crianças.

  6. Olá!
    Estou planejando ir com meu marido e filha (de 3 anos) para Bombinhas em novembro. Gostaria de saber se nessa época chove muito, se o mar é quente e se a pousada Vila do Farol é realmente legal.
    Obrigada,
    Letícia

    • Oi Leticia!

      Não deveria ser uma época de chuva, mas não crie muitas expectativas em relação ao tempo, pode chover e fazzer frio. A água do mar não é quente. Algumas pousadas chegam a ficar fechadas neste período. No entanto a Vila do Farol tem uma estrutura super boa tantos para dias frios quanto para dias quentes. É um mini resort (mini por não ser grande), a comida é gostosa, tem uma piscina aberta bem bacana, fica na beira da praia e tem piscina térmica fechada para dias mais frios. Tem programação infantil. Os quartos são espaçosos e tem estrutura de cozinha. Fiquei duas vezes lá e gostei das duas.

      bj

  7. É verdade que na época do ano novo bombinhas costuma ter problemas com agua e luz por causa da quantidade de pessoas? Queria ir mas depois dessa informação fiquei na duvida, pois vamos num grupo com criancas de 1, 3 e 7 anos. Obrigada

    • Oi! Eu passei o Ano Novo quatro vezes lá e, em nenhuma das vezes, passei por estes problemas… realmente fica bem cheio, acho que o problema é que acaba tendo bastante trânsito entre as praias. Por isto aconselho ficar em um lugar e não se movimentar muito entre elas, neste período.

  8. Olá, eu também estou planejando ir em Novembro e gostei bastante do post sobre Mariscal e da opinião sobre a Pousada Morada do Guaruça, mas esse comentario acima onde vc diz que é comum mal tempo nessa época me desanima um pouco… 🙁
    Cheguei a fazer contato na Pousada e estou aguardando o lançamento da tabela de tarifas para esse período, vamos ver no que vai dar!
    Mas eu gostaria de saber como é a locomoção em bombinhas? Existe um centro da cidade onde fica o comercio local? Se sim, fica perto de mariscal? Obrigada!

    • Olá!

      Acho que em Novembro você não vai ter muitos problemas com o clima. A Pousada do Guaruça é muito gostosa e, os apartamento são bem confrotáveis. Todas as praias em Bombinhas (Zimbros, Mariscal, Bombinhas…) tem uma pequena estrutura com mercadinho, frutarias, farmácia e lojinhas em geral. Para ir de uma praia para outra é necessário estar de carro. Há um morro entre elas (menos entre Zimbros e Mariscal).

      Em Bombinhas a estrutura é super completa, muitas lojas, muitos restaurantes e muitas pousadas. Zimbros e Mariscal são mais “isoladas”.

  9. Olá vc pode me passar o contato da casa que vc alugou no canto grande pe na areia?? Pq quero ir pra lá com as crianças!!! obrigada!!! Samara

  10. Oi Pati, muito bom seu blog, nos ajudou a definir o destino de nossas ferias em janeiro, vamos pra praia de Zimbros, temos um menino de 3 anos, você teria algumas dicas de passeios que podemos fazer ? vamos estar de carro. Obrigado, Augusto.

  11. Sou Catarinense e frequento as praias que você citou, só gostaria de fazer uma observação quanto a Mariscal, a praia não é tão calma assim, tenho criança e tomo muito cuidado com as ondas e a profundidade do mar que repentinamente se torna mais fundo! porém é uma praia deliciosa e de águas limpas, o que já esta faltando por aqui! Suas dicas são super bacanas!!

    • Realmente o mar de Mariscal não é nada calmo, inclusive ele é apropriado para oa prática do surf! Mas a praia tem bastante areia e não é uma praia com muita “muvuca”, muita zoeira. Já o mar de Zimbros, Bombinhas e Canto Grande são ótimas!

  12. Oi Pati,
    Adorei suas dicas, estou pensando em ir para praia so Zimb. Meu bebe estara com 10 meses. O que ha para fazer por la? Tem lugares para passar com o carrinho de bebe? Queria saber se ha um lugar legal com loginhas e restaurantes…

    • Oi Mari, as ruazinhas com lojinhas ficam em Bombinhas. Zimbros é mais isolado (e também mais preservado). Se vocie estiver de carro vai conseguiur circular entre as praias, ir em restaurantes , lojinhas etc! Em Zimbros mesmo, o clima é mais ficar curtindo a natureza. O melhor restaurante da região fica ali, o Berro d’Agua. beijo e boa viagem

  13. Tiro férias no final de agosto; gostaria de saber, se for a bombinhas na ultima semana de agosto e primeira de setembro consigo curtir a praia? Consigo entrar?

    • Olá! Acho que você pode pegar tempo bom, com sol. Mas só va entrar na água se for surfista ou corajoso! As criancas, que nunca sentem frio, pode “brincar na água”, mas vai ser difícil tomar banho tranquilamente pois a água é fria!

      abs

  14. ola Parti nunca fui para floripa, e estou indo no final de outubro. queria fazer beto carrero e balneario camboriu. nunca dirigi nessa regiao. vc acha q alugo um carro? é tranquilo? vou com meu marido e minha filha de 3 anos. vc tem alguma praia p indicar em balneario? e um hotel? desde ja agradeco.
    paula lima manaus am

    • Oi Paula, tudo bem?

      Conehcer esta região de carro é bem mais simples e prático! Floripa é cheio de praias por todos os lados, algumas ficam um pouco longe das outras. Na região recomendo também a região de Bombinhas (fica entre Florianópolis e Balneário), lá tem muitas praias gostosas. Em Camboriu, fiquei recentemente no Mercure. Ele é novo e bem localizado. Tem um post aqui: http://coisasdemae.wordpress.com/2013/06/11/mercure-em-camboriu-otima-localizacao-e-servico-nota-10/.

      Nos feriados, as saidas das praias ficam MUITO congestionadas. Evite! Você pode ficar horas presa no carro. As estradas são relativamente boas (foram duplicadas recetemente), mas como sempre tem obras de reparação, alguns trechos tem desvios e as vezes ficam lentos). Em resumo, alugue carro, mas não tem chegar ou sair em feriados e procure viajar bem cediinho para evitar horários de pico. Se tiver mais dúvidas, me avise.

      beijos

  15. Ola Pati. Pretendemos passar uns dias de férias em Bombinhas – jan/15 (eu, meu marido e meu neto de 08 anos), fiz várias pesquias pela internet mas estamos na dúvida sobre onde hospedar: villa paradiso, summer beach ou vila do farol (meio cara), qual voce recomendaria? Depois iremos conhecer o park Beto Carrero e hospedar na pousada vila da pedra (parece muito boa), as praias são próprias para criança?
    grata. Neigmar

  16. Olá Patrícia, estou planejando apresentar o mar ao meu filho de 2 anos e 7 meses, juntamente com minha esposa e nossa sobrinha no próximo janeiro por um período de 5 a 6 dias. Pretendo tornar essa viagem em momentos inesquecíveis. Para tanto gostaria de receber algumas dicas de roteiro e hospedagem que prestigiem os seguintes aspectos: ambiente familiar; mar relativamente calmo; água do mar mais para quente do que para fria; custo acessível em relação às diárias e alimentação; fácil acesso em relação à aeroportos e estradas, pois encontro-me na região centro-oeste do país; diversidade de opções de alimentação e de preferência ( se for possível) que você já desfrutado do local.
    Abs

    • Olá!

      Eu já tive várias experiências alugando casas e elas sempre foram positivas. Alguei usando os sites Aribnb, aluguetemporada e também imobiliárias locais.

      Na minha opinião é muito importante tomar os seguintes cuidados:

      • Se informar sobre a limpeza, se ela é feita antes da entrada da casa, se alguém pode ser contratado para um limpeza durante a estadia (principalmente se forem vários casais) e se a taxa de limpeza depois.
      • Localização: perguntar se há restaurantes na região e a distância da praia.
      • Equipamentos da casa: berços, chuveiros quentes, pratos, mesas, guarda-sol, etc.

      Sobre SAnta Catarina, é um ótimo destino. Fique atento a possíveis engarrafamentos em algumas regiões (entrada de Bombinhas e Camboriu no fim de semana, por exemplo). Em alguns lugares, ´´meljhhor nem pegar o carro, e fazer tudo a pé!!!! (o que é ótimo).

      A comida é muito boa e variada, acho que vocês não terão nenhum problema. A grande maioria dos restaurantes é de frutos do mar, preparados grelhados, assados.

      O mar não é quente, a cor da água é clara. Mas os tons e a temperatura dependem da região que vocês vão. Recomendo a região de Bombinhas (que tem muita infra estrutura e mar bonito, as mais calmas são Zimbros e Canto Grande – MAriscal tem grande faixa de areia mas o mar é mais brabo), Praias de Florianópolis se você gosta de variedade e de restaurantes, Camboriu e região (bem agito no verão), se quiser ir ao Beto Carrero. Se quiser opções mais alternativas, Praia do Rosa, Guarda do Embaú.

      Espero que as dicas ajudem!

  17. Antes que eu me esqueça: há possibilidade de 2 casais nos acompanharem. Gostaria de saber sua opinião a respeito da possibilidade de alugar uma casa. O que você indicaria?

  18. Olá! Apesar do post ser um pouco antigo gostaria muiiito que me respondesse algo sobre a praia de bombinhas… zimbros e canto grande, quero passar dos dias 21 a 26 do mês de dezembro, só que estou com muito medo de pegar chuva e isso acabar com minhas férias…
    Costuma chover no natal em bombinhas?
    a agua eu ja sei que é fria! rsrsrs

    obrigada!

    • Oi!

      Já passei vários anos Novos nesta região. Foram todos muito bons, mas sim, existe grandes chances de chuva. Não o tempo todo, mas por alguns dias. Tenho vários amigos que passam o Reveillon por ali, muitos anos não chove nada. Mas é uma época que pode chover. Eu não diria para você não ir, diria apenas para levar brinquedos, atividades, para as crianças caso chova!

  19. Oi vou à praia de Zimbrus em fevereiro após o carnaval e vou ficar hospedada eu e meu esposo e minha filha de 4 anos, gostaria de saber se em algum lugar da praia tem alguma piscina natural?

  20. Olá, Patrícia, suas dicas são preciosas!
    Estou quase fechando com a Morada do Guaruçá agora pra março, mas me deu uma dúvida de última hora: como os apartamentos são todos com mezanino, com quartos no andar de cima, como você fazia com seu filho? Como vc fez pra prevenir quedas ou ao menos dormir tranquila sem medo de ele se levantar de noite e correr riscos? Meu filho tem dois anos e meio.
    Beijão!

    • Oi! Fico feliz em saber que gosta das dicas! Eles chamam de mezanino, mas é um segundo andar mesmo. Confesso que não lembro se tinha um portãozinho na escada ou eu fiz isto de outra forta. Lembro que o quarto que fiquei tinha porta (que protegia da escada). Talvez seja legal entrar em contato com eles! Boa viagem!

  21. Bom dia Pati, sou de BH e estou querendo ir para o sul em maio com meu marido e minha pequena de 7 meses. Gostaria de uma sugestão de praia com boa infra estrutura e de preferência com uma cidade perto para podermos almoçar e passear a tarde um pouquinho. A ideia de alugar uma casa/apto e bem interessante! O que VC me sugere? Obrigada pela atenção!!!

    • Acho que Florianópolis tem muitas opções de lazer, tanto praias lindas caso faça calor, como programas para fazer mesmo em dias nublados: dunas, lagoa, Santo Antonio de Lisboa, restaurantes, shoppings etc!

  22. Ótimo post, eu também adoro Santa Catarina! Principalmente o litoral e o Beto Carrero, meus filhos mais ainda!!
    Na última vez que fui para lá, me hospedei na Cada Mirian Santa Catarina, um lugar muito aconchegante, bonito, limpo.. Muito bom mesmo! Recomendo também o traslado que eles fazem do aeroporto para lá.

  23. Patrícia olá
    Você saberia me dizer onde alugar carrinho e cadeirinha de bebe em Florianópolis? Estarei lá agora no dia 1 de setembro e não achei nada na internet.
    Obrigada abraços
    Sandra

  24. Indico a Praia do Rosap ara quem prefere águas mais calmas, há uma lagoa de água salgada que é uma ótima opção para se refrescar no calor do verão, principalmente para quem tem crianças. Entre as atividades é possível praticar stand up paddle, andar de caiaque, windsurf e outras atividades aquáticas.

  25. A preservação da natureza dá charme especial a Praia do Rosa. A maioria das pousadas segue práticas sustentáveis (muitas ficam em terrenos com mata nativa e têm vista para o mar). O centrinho pode ser explorado a pé, e várias trilhas desembocam na areia. Há dois acessos para carro, o Rosa Norte e o Rosa Sul. No inverno, chegam as baleias-francas, que podem ser vistas da praia ou em passeios de barco.

  26. A Praia do Rosa é considerada uma das 30 baías mais lindas do mundo.
    Oferece alta gastronomia e conta com 2 festivais anuais, Praia do Rosa Del Vino – festival de vinhos e gastronomia que ocorre no mês de agosto e Sabores do Mundo – festival gastronômico que ocorre em outubro.
    Além de competições esportivas já fixas no calendário da Praia do Rosa (Montain Do e Bike Marathon), não podemos deixar de frisar a temporada da Baleia Franca de Julho a novembro.

  27. Dica para quem tem filhos recomendo a Vigia das mares , pois tem uma sala de tv onde as criança podem fica vendo filme enquanto podemos descansar no quarto a piscina tem proteção para as crianças não passarem re e passar na portaria somente passando na frente da recepção então ficamos tranquilo.

  28. Santa Catarina é tudo de bom mesmo!
    Mas apenas corrigindo uma informação, PRAIA DO ROSA FICA EM IMBITUBA, e não em garopaba conforme informado no seu texto.
    Beijos

    • É verdade, Mayara. É que a gente vai muito pra região, seja Ferrugem, Garopaba mesmo ou Rosa e sempre fala que vai para Garopaba. E quando vai para Balneário Camboriú, fala que vai pra Camboriú!.

      Mas já ajeitei no texto para não dar a informação errada.

      Obrigada, beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here