Vai viajar pelo Brasil? Dicas para aluguel de carro em território nacional

Vai viajar pelo Brasil? Dicas para aluguel de carro em território nacional

Atualizado em

Para quem está viajando com a família, mas não pretende utilizar seu carro particular, alugar um veículo é uma ótima solução para se manter independente. Afinal, dessa forma é possível realizar qualquer atividade de acordo com os horários de seus filhos, além da possibilidade de ter todos os itens importantes para a rotina familiar à disposição. Facilita, também, para passeios noturnos, pois não implica em preocupações com táxi. Você pode alugar um carro para ir a qualquer cidade brasileira, podendo retirá-lo nos aeroportos, rodoviárias e estações ferroviárias, além das lojas de locação presentes em diversas cidades. Entretanto, é necessário estar a par de vários itens para alugar um carro com maior facilidade e comodidade. São eles:

Documentação:
• A cobrança é geralmente efetuada através do cartão de crédito do locatário do veículo, cujos requisitos devem ser o de possuir carteira de habilitação nacional com no mínimo dois anos de uso e ser maior de 21 anos;
• A apresentação do número de RG e CPF é obrigatória.
Retirada e entrega do carro:
• 90% das locadoras toleram atrasos na retirada ou entrega do veículo por até 59 minutos do horário pré-acordado sem que ocorram penalizações ao cliente como o cancelamento de reserva ou cobrança de multa por atraso na devolução.
• Reservas não canceladas com no mínimo 12 horas de antecedência serão cobradas normalmente (valor da diária);
• Muitas empresas garantem a entrega do carro sem custo adicional no caso de atraso do vôo, por isso é importante saber se a agência escolhida oferece essa vantagem e informá-la a respeito de seu horário de desembarque e companhia aérea.

Incidências no trânsito:
• É comum o valor cobrado pelo aluguel do carro não incluir nenhum outro tipo de adendo. Desta forma, qualquer seguro é cobrado separadamente. Vale a pena contratar os serviços, pois mesmo isento da culpa, o locador arcará com as despesas de indenizações pré-estabelecidas no contrato para os casos de sinistro, roubo e furto. Também é possível adquirir a cobertura de danos causados por terceiros;
• Mediante qualquer incidência é indispensável à apresentação do Boletim de Ocorrência, sendo que o prazo de entrega varia de 24 a 48 horas, dependendo da locadora;
• As multas recebidas serão abatidas pela agência, porém será cobrado do cliente o valor total mais um acréscimo de 10% pela taxa administrativa.
Viagem em família:
• Os carros mais indicados são da categoria “familiar” e “minivans”, tanto pelo espaço interno, como pelo espaço disponível no porta-malas. Alguns modelos recomendados: Volkswagen Parati e Fiat Palio weekend. Caso a família some mais de 4 pessoas os indicados passam a ser o Fiat Doblô, Chevrolet Zafira e Renault Kangoo. 
• O item mais importante para quem dirige um carro com crianças menores de sete anos a bordo, a cadeirinha, por lei não é um equipamento obrigatório nos carros alugados, sendo assim a agência pode oferecê-la ao custo de R$15,00 ao dia. É de suma importância que ao fazer a reserva do carro, o pai ou responsável solicite a cadeirinha adequada para seu filho e caso não haja disponibilidade do modelo necessário, o ideal é garantir a segurança da criança através do uso de uma cadeirinha pessoal (nesse caso não se esqueça de averiguar o tipo de cinto de segurança presente no carro – se é de dois ou três fechos – para a escolha do automóvel).
Se você ainda está em dúvida quanto à cadeirinha correta, confira no quadro abaixo:
Existem ainda outros pontos a serem levados em consideração ao aluguel de carro, como por exemplo, a possibilidade de nomear até três motoristas adicionais no ato de contrato da locação (sob os quais incidirá uma taxa individual); a devolução do veículo não ser necessariamente feita na loja onde foi feita a retirada quando houver necessidade, existindo apenas uma taxa de retorno a ser paga no caso; o carro ser entregue com o tanque cheio e assim ser devolvido, caso contrário a empresa se encarregará de abastecê-lo mediante a cobrança de uma taxa.
Esperamos com estas dicas ter ajudado as pessoas a se programarem no caso de alugarem um carro durante sua viagem.
Agradecimento: Este artigo foi produzido site de aluguel de carros RentCars exclusivamente para o blog “Eu Viajo Com Meus Filhos”.

9 comentários

  1. ResponderSimples Assim .... como Eu!

    Oi td bom?
    Conheci o seu blog e adorei, ainda mais agora que as férias estão se aproximando e estou com a pergunta que não quer calar: para onde ir com dois meninos, um de dois e outro de oito nas férias de janeiro?
    Tive várias idéias, mas não sei nem por onde começar a pesquisar.
    Se tiver alguma sugestão me mande. Bjs, Cris.

  2. Responderludemari

    ola tudo bem, conheci teu blog agorinha e ja estou gostando. Tenho um problema quando viajo com minha filha….quando ela dorme na cadeirinha a cabeça fica pendendo pra frente. coloco uns travesseirinhos, mas ainda nao acho o mais adequado. vc tem alguma diquinha para isso? 🙂 🙂 bjo e tudo de bom
    meu email:ludemari@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *