Alguns filmes conseguem nos transportar direto para seus cenários, são filmes que dão vontade de viajar e conhecer na vida real os lugares por onde passaram nossos personagens preferidos.
Semana passada assistimos o filme novo do Homem Aranha onde aparece Londres, Veneza e Berlim e fizemos um vídeo sobre estes filmes que tem dão vontade de viajar. Veja o vídeo e depois confira esta listinha com 13 filmes para assistir com as crianças e depois fazer as malas para, literalmente, embarcar numa nova aventura!

 https://youtu.be/puB_C-owvUI

 

 

Filmes que dão vontade de viajar!

SMURFS 2 – Paris, França 

O segundo filme dos simpáticos Smurfs se passa quase todo em Paris. O danado Gargamel seqüestra a Smurfette e foge para lá na tentativa de conseguir sua tão sonhada essência de Smurfs. O Papai Smurf e seus amigos precisam viajar ao mundo real tentar resgatar sua querida Smurfette. Sem querer estragar o final do filme, a aventura se resolve bem em cima da Torre Eiffel! Depois disso, as crianças vão implorar para subir e passear no maior ícone de Paris.

O PEQUENO VAMPIRO – Escócia

Inspirado nos livros da série O Pequeno Vampiro, de Angela Sommer, o filme conta a história de um garotinho americano que se muda com os pais para um castelo na Escócia. Os dias do garoto são puro tédio até conhecer um vampiro morador da região. Os dois acabam se tornando grandes amigos e juntos passam por poucas e boas em meio a locações lindíssimas na Escócia. São castelos, vastos gramados bem verdinhos, pequenas vilas charmosas e até um cemitério. É ver o filme e morrer de vontade de viajar para a Escócia (e fazer um amigo vampiro).

 

 

ENCANTADA – Nova York, EUA

Pode parecer mais um conto de fadas comum com princesa, bruxa má, príncipe encantado e felizes para sempre, mas em pouco tempo tudo vira de cabeça para baixo e você e a criançada são teletransportados com uma princesa e seu esquilo para o centro de Manhattan.  Juntos, os dois dançam no Central Park, correm na Columbus Circle, conhecem a Brooklyn Bridge e ainda dão uma passadinha na Katz’s Delicatessen.
Uma homenagem aos clássicos da Disney, Encantada faz uma releitura das cenas de filmes como Cinderella, Bela Adormecida, A Bela e a Fera e por aí vai! O filme é uma viagem tanto pra Nova York quanto pra nossa infância. Vale a pena!

 

PROCURANDO NEMO – Sydney, Austrália

“P. Sherman 42, Wallaby Way, Sidney”, o endereço declamado pela peixinha Dory ao longo do filme é fictício, mas Procurando Nemo é uma viagem até Sidney com direito a surfe com tartarugas marinhas e cama elástica nas águas vivas (nesse caso, até uns choques!). A famosa Opera House e a Harbour Bridge estão presentes no filme e serão as principais atrações quando você levar as crianças para a Austrália.

RATATOUILLE – Paris, França 

Remi é um ratinho super cozinheiro que se muda para Paris depois de ser despejado de seu lar no interior da França. Passeios pelas ruas da Cidade Luz, pela Torre Eiffel, pelo Rio Sena e até pela Sacre Couer, no coração de Montmartre. Não tem como assistir sem enlouquecer e planejar imediatamente a próxima viagem à Paris com a família inteira.

RIO, Rio de Janeiro, Brasil  

O Rio de Janeiro aparece neste filme com todo seu esplendor em cenas de tirar o fôlego! Rio conta a história de uma (ou um, já que o personagem é um macho) arara-azul super deslocada e até meio urbana, que se vê completamente perdido nas florestas brasileiras. Os arcos da Lapa, o Jardim Botânico, a orla de Ipanema, o Sambódromo e a Floresta da Tijuca são pano de fundo para as aventuras das ararinhas.

HARRY POTTER – Londres, Inglaterra 

Difícil não ter ouvido falar da saga de Harry Potter e suas aventuras pela Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Mas isso não significa que seu mundo mágico não mostre um pouco do mundo real. Na verdade, em todos os filmes da série, vemos vários pontos turísticos de Londres. As crianças podem se deparar com a Tower Bridge, o Parlamento Britânico (Westminster), o London Eye e a estação Kings Cross.

AS AVENTURAS DE TADEO – Peru 

A produção é espanhola, mas o passeio do filme é pelo Peru. Tadeo é um pedreiro que sonha em ser arqueólogo e um dia acaba em uma expedição em busca da cidade perdida dos Incas, Paititi, no Peru. O filme é recheado de lendas e lugares da história do país, como o Machu Picchu, as pirâmides e outros cenários da civilização Inca. Com certeza vai encorajar as crianças a curtirem uma viagem histórica pelo Peru.

MULAN – China

Até os adultos ficam loucos para conhecer a China após assistir Mulan. O desenho, super bem produzido, mostra paisagens belíssimas da região. Além disso, na vida real existe a região Mulan ao norte de Beijing. São montes, águas e vales em mais de 750 quilômetros onde tudo se chama Mulan por ser a terra natal da heroína: Monte Mulan, Lago Mulan, Portão Antigo Mulan, Aldeia Antiga Mulan, Monte Celestial Mulan. As meninas vão fazer questão de conhecer.

MADAGASCAR – Nova York, Madagascar, África, Tour pela Europa

A trilogia Madagascar é super famosa! Resumindo, os filmes contam a história dos amigos Alex, Marty, Glória e Melman em uma viagem para fugir do zoológico de Nova York em direção à África e depois para voltar para a casa na Big Apple. Os três filmes mostram pontos turísticos. O primeiro, explora vários lugares de NYC, como o Central Park, a Grand Central Station, a Times Square, e também a paisagem, é claro, de Madagascar. O segundo filme, tem sua ambientação inteira na África e o terceiro é uma viagem pela Europa passando por Roma (Coliseu, Vaticano) Mônaco (Monte Carlo Casino, Hotêl de Paris) e Londres (rio Tâmisa, Big Ben, London Eye).

 

A PRINCESA E O SAPO – New Orleans, EUA

Tiana é a princesa moderna da Disney. De origem pobre, ela trabalha para juntar dinheiro e abrir seu próprio restaurante até ser transformada em uma rã ao beijar o príncipe Naveen também transformado em sapo. Ambientado na cidade de Nova Orleans, em Louisiana, Estados Unidos, o filme é embalado por muito jazz, afinal é o lugar onde nasceu esse som. Florestas e pântanos da região também aparecem na aventura.

UP ALTAS AVENTURAS – Venezuela 

Não tem como negar: Up vai acordar seu viajante interior. Carl enche sua casa com milhares de balões para que ela levante vôo e ele não tenha de se mudar para um asilo. Porém, Russell, um menino escoteiro acaba embarcando junto em rumo a uma floresta na América do Sul. A paisagem principal (e real!) da aventura é o Salto Angel, na Venezuela, a maior queda d’água do mundo. No mundo real, chegar até a cachoeira é uma missão, pois o acesso é complicado. Chegando em Caracas, deve-se viajar até Ciudad Bolívar e lá, num pequeno avião, ir até o povoado de Canaima para cruzar os rios Carrao e Churún numa embarcação indígena de madeira e depois, finalmente, subir a pé pela selva por mais ou menos uma hora. Ufa! Não é um destino para crianças, mas, a partir de Up, irão surgir várias idéias para viagens pela América do Sul.

 

 

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET – Paris, França

A pesar de ter a Paris dos anos 30 como cenário, o filme é uma viagem nostálgica pela Cidade Luz. Hugo é um garoto órfão que vive na Gare Montparnasse, estação de trem de Paris, e tenta descobrir um grande mistério. As filmagens aconteceram em locações reais, como a Biblioteca Sainte-Geneviève e o Théâtre de l’Athénée. O filme, além de provocar aquela vontade básica de arrumar as malas e partir rumo à Europa, também estimula a leitura, pois foi baseado no livro homônimo de Brian Selznick.

 

Leia listas bacanas para inspirar mais viagens:
 

Como viajar com bebês e crianças pequenas?

O livro Como Viajar com seus Filhos sem Enlouquecer é um manual prático e inspirador para pais e mães que estão inseguros em relação a primeira viagem em família, viagens de carro, vôos longos, como preparar a mala ou escolher o destino! A versão digital é prática e pode ser baixada no seu celular ou tablet por R$ 9,90.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here