Faz 3 anos que o Pedro pede para acampar com amigos no aniversário. Nos dois primeiros anos foi no jardim de casa mesmo, mas com direito a trilhas, fogueiras e brincadeiras bem divertidas. Depois da experiência da viagem de motorhome no Canadá, acampar ganhou um outro conceito.
Desta vez, nosso destino foi o Canyon do Guartelá. Fomos em 3 adultos (meu irmão foi junto) e 5 crianças (4 meninos de 10 anos e a Luiza). O Canyon fica há 200 quilômetros de Curitiba, entre Castro e Tibagi. É um dos maiores cânions do Brasil e do mundo e foi escavado pelo rio Iapó.
O acampamento
Escolhemos o Pousada Fazenda Guartelá, que fica a 6 km do Canyon, para acampar. O local tem instalações simples. Além da área para acampar, tem também apartamentos. A estrutura é bem básica mas a pousada fica em um local muito bonito. A piscina é bem gelada e tem um escorregador-tobogan que as crianças adoram.
O clima da pousada é muito tranquilo e a comida caseira, servida no fogão a lenha, é muito saborosa. Fizemos a última refeição lá, as outras foram no acampamento.
Nesta noite o nosso jantar foi gengiskan (não sei se todo mundo conhece, é um churrasco feito em uma grelha em forma de semi círculo que fica no chão, quase um foundue com brasa). Para as crianças, a parte mais divertida de acampar, é a fogueira. Fizemos marshmellow e eles brincaram de esconde-esconde com lanternas e trubisquinhos que brilham (pulserinhas etc). Dormimos em 3 barracas iglus.
Parque Estadual do Guartelá
Fiquei muito bem impressiona com a estrutura do Parque Estadual. Na chegada os visitantes assistem a um vídeo rápido que explica um pouco sobre o parque (bem fraquinho). O percurso até o Canyon é todo sinalizado e delimitado.
A trilha tem 5 km e é considerada leve. Em todo o trajeto há monitores atentos aos visitantes. A primeira parte é uma grande descida (que vira subida na volta) pavimentada com pedras. Depois começa a trilha mais estreira, feita de madeira. No ponto final do trajeto há um grande deck que debruça sobre o cânion. O visual é de tirar o fôlego. Todo o passeio leva cerca de 2 a 3 horas.
Uma das grandes atrações para as crianças, fica no meio do caminho: os panelões que são buracos na pedra, no leito do rio, que formam piscinas-ofuros. Outro destaque é a Cachoeira da Ponte de Pedra, que tem uma queda de quase 200 metros.
Para pais com crianças pequenas (menores de 6 anos) ou para pessoas mais velhas com menos resistência, há uma condução que faz o leva-e-traz no percurso do primeiro trajeto (que é mais íngreme). Já para os mais aventureiros, há uma trilha mais longa, que tem 8 km e leva de 3 a 4 horas.
Veja Também:
[…] Na volta foi aniversário do Pedro, e ele pediu de presente uma viagem com os amigos: fomos acampar com 4 meninos no Canion de Guartelá (post aqui) […]
Oi, Pat. Tubo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Que legal saber Natalie! Muito orgulho 😉
Obrigada
Pati, voce poderia me dizer o telefone da pousada? A sala do meu filho quer acampar e achei muito legal!
Oi Daniélle, que ideia legal! O telefone é (42) 3275-1127
Lugar encantador ficamos no camping guartelar eu recomendo
Bom Dia,Alguem poderia me informar se pra acampar tem que ser na pousada mesmo ou se pode acampar no canyon
Ola, não é possível acampar no Canion, é preciso ficar em campings. Nós ficamos em um e gostamos, há outros!
O passeio é incrível, vale muito a pena!
Ok. Você poderia me informar se tem algum lugar aqui no Paraná (de preferencia próxima a região noroeste) onde seja livre pra acampar…tipo sem ser em camping…Obrigado
Olá Patricia,
Sei que este post é de 2014, mas estou com dificuldades de encontrar se há restrição de idade para acesso ao parque. Crianças menores de 6 anos só podem entrar com a “condução que faz o leva-e-traz no percurso do primeiro trajeto” ou isso é opcional?
Obrigada!
Oi Mariane, a condução é apenas uma facilidade para quem não pode caminhar ou crianças pequenas. Mas é um trajeto super tranquilo e gostoso de ser feito. Não há restrições. Meus filhos já voltaram lá depois deste post 😉