Não sabe o que fazer? Leve as crianças para verem a exposição do Sebastião Salgado no MON. As imagens dessa viagem do fotógrafo pelos lugares mais inóspitos do planeta impressionam adultos e até as crianças pequenas. A Marina (11 anos) já foi duas vezes e a Olivia (5) foi uma e está pedindo para ir outra vez. Tenho amigas que levaram filhos de 1 ano e meio e adoraram o programa. Isso porque as imagens são grande e mostram animais que eles adoram: pinguins, leões marinhos, jacarés, onças, baleias… Isso sem falar nos índios, que chamam muito a atenção da meninada por causa dos adereços e vestimentas (ou a falta delas!).
A mostra, chamada “Genesis”, traz registros de 32 viagens e é dividida em cinco seções temáticas: Planeta Sul, Santuários, África, Terras do Norte, e Amazônia e Pantanal. É tão grande (245 imagens) que vale dividir a visita em dois dias para não cansar as crianças (as pequenas, principalmente).
O mais bacana é que os registros mostram lugares onde a vida moderna (quase) ainda não chegou. Sebastião Salgado rodou o planeta por oito anos para mostrar ao público ambientes que continuam intactos na natureza. “Isso que está aqui representado, com essas fotografias, é o que nós temos obrigatoriamente a necessidade de proteger – não só pro planeta, mas para a nossa espécie”, foi o que ele afirmou na entrevista coletiva. Portanto, o programa além de muito gostoso, é também educativo. Impossível não se impressionar (e emocionar) com as imagens maravilhosas que esse gênio da fotografia nos apresenta.
Aproveite a visita para fazer um lanchinho gostoso no Café do MON e correr com as crianças no gramado enorme que fica atrás do museu. Se você tiver bebê ou filho pequeno, leve um carrinho. Se ele dormir, você aproveita para passear tranquilamente e conferir outras mostras desse lindo espaço.
A mostra pode ser conferida em Curitiba no Museu Oscar Niemeyer (MON) até o dia 15 de março.
Outros posts sobre Curitiba e o MON
Restaurante Madalosso com crianças
Contação de histórias no Bosque do Alemão
Restaurantes com crianças em Curitiba
* Fernanda é jornalista, mãe da Olivia (5) e da Marina (11), e adora levar as meninas para o museu!