Muita gente reclama que é difícil agradar os adolescentes, mas eu acho que eles são ótimos companheiros de viagem. Se nos dedicarmos a encontrar os programas certos, tudo pode ficar muito divertido, tanto para os pais quanto para os filhos.
Nessa idade, a grande vantagem é que eles podem nos acompanhar em alguns programas mais adultos (jantares e espetáculos de música, por exemplo) e têm bastante energia para dias intensos de programação. Outra vantagem importante também é que, no geral, a fluência em inglês deles é ótima. O que torna tudo mais prático e estimulante em uma viagem internacional.
Separei algumas dicas de viagem com adolescentes que sempre funcionam lá em casa:
- Planejem a viagem juntos, incentive seus filhos a pesquisarem e escolherem os programas que querem fazer.
- Procure destinos que combinem com a personalidade de seus filhos. Eles gostam de esportes radicais? Que tal praticar kitesurf em Jericoacoara? De música pop? Confira a programação do Madison Square Garden, em Nova York. De natureza? Imagine acampar em uma reserva natural! De futebol? Compre ingressos para uma partida no Camp Nou (Barcelona).
- Dê tarefas para eles, faça com que tenham autonomia, como comprar o café da manhã, fazer compras sozinhos e até um programa sem a sua presença (caso seja em um lugar seguro, claro).
- Limite o uso do celular. Muitas vezes o contato excessivo com os grupos de amigos fazem com que eles não consigam estar inteiros em um lugar. Eles precisam se desconectar um pouco para se conectar melhor com a viagem.
- Separe um budget para seus filhos usarem na viagem (com compras, passeios ou o que desejarem) e faça com que tenham responsabilidade com esse dinheiro, que façam escolhas, aprendam a administrar a verba.
- Aproveite esse tempo para ouví-los, trocar ideias e experiências, conversar, observar seu comportamento diante de diferentes situações. Desligue o piloto automático que muitas vezes comanda a nossa relação com os filhos adolescentes no dia a dia.
- Acima de tudo, divirtam-se juntos, aproveite essa fase. Filhos adolescentes nos ensinam muito, mas precisamos estar abertos para aprender!
Alguns destinos bem interessantes para fazer uma viagem com adolescentes
- Istambul E Atenas Com Adolescentes
- Bélgica Com Crianças E Adolescentes
- Machu Pichu com crianças
- Quando Os Filhos Adolescentes Começam A Viajar Sozinhos
- Termas De Jurema Para Crianças E Adolescentes
- Museu Exploratorium, em São Francisco, na Califórnia
- Viagem de Motorhome pela Califórnia
Concordo, nada mais chato do que viajar com os pais e ter que fazer só o que eles querem e gostam.
Meu filho tem 13 anos e quando vamos viajar sempre procuro encaixar programas para ele.
Ecemplos:
1) Paris: marcamos EuroDisney e Parc Asterix, Fomos no Pokémon center de última hora, além de assistir teatros.
2) Orlando: Além dos parques, fomos assistir a um jogo de Futebol Americano, e na próxima vez que formos para os EUA será basquete, baseball e/ou Hockey no gelo.
Em uma viagem temos que agradar a todos !
Alex – http://www.familiaturista.com.br
Que bacana Alex, ótimas dicas de programa!
Obrigado pelas dicas, pois realmente a rotina familiar nas férias é de 24h todo mundo junto! E todos precisam do seu espaço e diversão de acordo com faixa etária e interesses 😉