Faz tempo que tínhamos vontade de conhecer a Patagônia Argentina. A região é enorme (ela abarca quase todo o sul da Argentina), e o legal mesmo é fazer a viagem de carro! Portanto decidimos fazer este roteiro em etapas.

Como a animação das crianças para ver os animais era muita, decidimos começar pela Peninsula Valdes. A Península é Patrimônio da Humanidade, declarada pela UNESCO.

Salinas Chicas

Buenos Aires – Puerto Piramides, Península Valdés, Patagonia Argentina.

Saímos de Buenos Aires as 6 das manhã e paramos para dormir em Las Grutas, Provincia de Rio Negro (1050Km).

Fizemos quase tudo pela Ruta 3, pegando algum desvio indicado pelo wase após Bahia Blanca.

A estrada está em perfeitas condições, e tem postos de gasolina com muita frequencia. O combustível quando você sai da província de Buenos Aires passa a ser 20% menor.

Las Grutas é um balneário muito bonito, cuja principal característica é ter um clima agradável. Faz calor e a água do mar é bem quente em comparação as outras praias da Argentina. É o balneário preferido das pessoas que moram no Sul da Argentina.Las Grutas - Argentina

Na manhã seguinte saímos cedo para Puerto Piramide (único povoado dentro da península), faltavam ainda 300 km. Não é indicado chegar na Península a noite, pois existem muitos animais soltos e não é iluminado.

Custa 22 dólares para adultos estrangeiros e 12 dólares para Argentinos. Crianças pagam 50%. Esta entrada é valida para toda a estadia, guarde seu ticket.

Puerto Piramides

Bem na entrada vale a visita ao ISTMO AMEGHINO, é um Centro de Visitantes onde recebemos excelente informações praticas a respeito da Península, e principalmente nos ajudaram planejar a estadia, tendo em conta que tínhamos apenas 3 dias.

barco para ver as baleias - Patagonia

Chegamos perto do meio-dia, almoçamos e fomos fazer o passeio para ver as baleias. As baleias chegam muito perto do barco e pudemos contar mais de 20 animais com seus filhotes, passeando pelo golfo. Inesquecível, o passeio dura perto de duas horas.

De tardezinha fomos até La Lobería (Punta Piramide). Uma reserva natural com entrada gratuita que tem falésias de onde podíamos ver centenas de lobos marinhos. Há também uma trilha até lá, que dura cerca de uma hora de caminhada.

Lobos marinhos - Patagônia

Onde ficar

Nossas cabanas eram de frente para a baía, com binóculos bem simples podíamos ver as baleias desde a nossa sala! As cabanas tem um quarto com cama de casal e na sala dois sofás camas. São super equipadas e muito quentinhas. O atendimento é ótimo. A mesma dona da cabana, tem um café charmoso ao lado.

A Península

Os dois dias seguintes foram dedicados a conhecer toda a Peninsula. São cerca de 300 Km de estrada de terra,  em perfeitas condições. O único posto de gasolina fica em Puerto Piramides. Não é permitido trafegar a mais de 60 Km/h e recomenda-se as 18 horas já estar de volta em Puerto Piramides.

Puerto Piramide - PatagoniaPasseios em Valdés

Punta Delgada – Praia com penhascos com centenas de elefantes marinhos. Avistagem particular. Pode-se apenas fazer o passeio ou oferecem almoço com a avistagem.

Punta Norte – Lobos, Elefantes Marinhos e Orcas. Passeio particular também com opção de almoço

Salina Chica – Um salar maravilhoso no meio da Peninsula, público.

Punta Cantor – Avistagem de elefantes marinhos, público

Caleta Valdes – falésias de tirar o folego, público

Entre Punta Cantor e Caleta Valdes – mirante de pinguins, público.

 Pinguins

Alimentação

Nós levamos algumas comidinhas já preparadas desde Buenos Aires, mas a comida é maravilhosa, especialmente os Cordeiros e Frutos do Mar.

Perto Piramides tem um supermercado pequeno, mas atende as necessidades sem pretenções. Tem padaria, loja de produtos naturais, e muitos restaurantes charmosos com vista a baía.

No domingo bem cedo, voltamos para Buenos Aires, também pela Ruta 3, fizemos 1350 Km, planejando as próximas viagens para terminar de conhecer a Patagônia Argentina.

Salinas - Patagonia

Serviço

Hotel em Las Grutas www.portovenere.com.ar

Cabañas em Puerto Piramides www.piramides.net

Passeio de barco www.yellowsubmarinearg.com

Restaurante e Cervejaria Artesanal  El Guanaco https://www.facebook.com/GuanacoCerveceriaArtesanal/about/,
Procure abastecer nas YPF com o símbolo do ACA – Automovel Clube Argentina (os banheiros são sempre limpinhos.
Mai é argentina, mora em Buenos Aires com os filhos Nino (11 anos) e da Elis (7 anos)
Leia outro posts da Mai:
Leia outras dicas da Argentina

4 COMENTÁRIOS

  1. OI Boa tarde! Estou querendo ir para Pensinula Valdes com minha filha de 02 anos e meio. Acha que é viável? Ela poderia fazer o passeio de barco para avistagem das baleias?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here