Eu amo descobrir lugares novos com culturas diferentes, aprender história viajando. Mas também amo quando conheço um lugar que nunca tinha ido pertinho de casa. Este ano conheci Salto Parati, uma cachoeira na região de Cabaraquara, na serra do mar. Quem teve a ideia do passeio foi minha mãe. Ela tinha ido lá muitos anos atrás, e nunca mais tinha voltado.
Como chegar em Salto Parati
Combinamos com um barqueiro muito bacana no deck do restaurante Sitio Sambaqui – que fica na estrada de Cabaraquara. O passeio começou pela baía de Guaratuba. Durou cerca de meia hora, mangue adentro. Quando desembarcamos chegamos em um pequeno vilarejo, com poucas casas onde fica o restaurante do Seu Antonio. Conversamos com ele e combinamos que na volta almoçaríamos ali.
A trilha pelo mato dura cerca de 30 minutos. A maior parte do tempo, ela é bem tranquila. No fim, no último trecho já bem perto do Salto Parati, ela é bem mais íngreme e tem algumas cordas que servem e apoio na descida (e na subida, na volta).
A cachoeira é linda, tanto de cima como de baixo. A água é verde e bem geladinha, mas com o calor da caminhada, o mergulho é delicioso! As crianças se divertiram muito (e os adultos também)!
Na volta, como combinado, almoçamos na casa/restaurante do seu Antonio. Comida simples, caseira, destaque para o frango com molho delicioso que a mulher dele prepara. Também tinha peixe, arroz, salada e feijão. Ou seja, as crianças comeram super bem. Fechou o programa com chave de ouro.
Contatos dos barqueiros / marinheiros:
Willian (ganso) / Ismail / Guilherme (41) 991515483
Leia sobre outros passeios na região: