Turquia com crianças é tudo de bom! E poder fazer uma viagem de carro pelo sul da Turquia com elas é sensacional!

As atuais cidades de Antalya e Fethyie faziam parte do antigo reino da Lycia. Além das ruínas de Xanthos, a capital, os lícios deixaram túmulos de desenho único, que ainda estão espalhados pela paisagem desta área.

Nós voamos desde Goreme, na Capadócia, à Antalya. Fizemos uma rota de 7 dias de carro pelas praias do sul da Turquia (D400 – estrada que passa pelo sul da Turquia). Dizer que as praias da Turquia são lindas é desnecessário. Mas além das praias, há muitos templos e atividades para toda a família nesta rota que fizemos.

Para evitar trajetos muito longos, fizemos 3 paradas e explorávamos aquela área. As nossas paradas foram: Antalya (Tuvana Hotel – 1 noite), Adrasan (Club Sun Village Hotel),  Mugla/ Fethiye (Yonca Lodge).

1 dia em Antalya

Nossa visita à Antalya foi muito rápida (1 dia). Passeamos pelo centro que é bem bonitinho, fomos até à marina e depois ao parque onde estão as cataratas Düden.

Turquia com crianças
Marina de Antalya
Turquia com crianças
Cataratas Düden

As praias do centro, como a de Mermerli, ficam cheíssimas. Se estiver com crianças eu recomendo pegar o carro e sair do centro.

Turquia com crianças
Praias do centro de Antalya

Depois de visitar as cataratas seguimos para Adrasan parando em Kemer, Phaselis e Çirali.

3 dias em Adrasan

Pertinho de Kemer está o Göynük Canyon. Dizem que é lindo e muito divertido para fazer raftings e caminhadas. Nós não fomos porque Kai tinha um ano e meio e achamos que era muita adrenalina!

Em Phaselis visitamos as ruínas de Olympos. Apesar do calor, que era intenso, valeu a pena ver estas ruínas à beira do mar azulzinho. Também vale a pena pegar o teleférico e apreciar as vistas (no inverno fica tudo nevado e no verão o contraste do azul do mar com o verde da vegetação é incrível).

Turquia com crianças

Turquia com crianças

Turquia com crianças

Depois fomos a Çirali e ao Monte Chimarea ver o Fogo Eterno. Já contei tudo sobre isto neste post.

Dormimos em Adrasan num hotel muito bacana (Club Sun Village Hotel). Eram bungalows em meio de montanhas, com piscinas (“jacuzzi”) para as crianças e muita área para brincar. Agora…acho que éramos os únicos estrangeiros.

Turquia com crianças
Club Sun Village Hotel
Turquia com crianças
Arikanda River Garden Hotel em Adrasan

No dia seguinte fomos até Demre visitar a cidade antiga de Myra e o St. Nicholas Center, um lugar de peregrinação em busca das raízes de St. Nicholas. O “Papai Noel” não é do Polo Norte e sim da Turquia!!!

A cidade de Myra é muito interessante! Esta cidade da antiga Lycia não tem data de fundação conhecida, mas o seu muro defensivo externo foi datado do século V a.C. Myra tem um anfiteatro lindo e muito bem conservado (o maior da Lycia) e uma série de túmulos cortados no penhasco acima do teatro.

Turquia com crianças
Kai arrumou um meio de transporte rapidinho quando viu o que teríamos que andar!

Turquia com crianças

Depois de Myra fomos conhecer a cidade submersa de Simena, na Ilha de Kekova. Alugamos um barco, dos vários que há na marina de Kaleüçağız, e fizemos um passeio por Kekova e Kalekoi. O passeio foi lindo! Pudemos mergulhar naquelas águas azuis e quentinhas, dar uma volta em Kalekoi e ver de pertinho a cidade submersa.

Turquia com crianças
Cidade de Simena

Turquia com crianças

Turquia com crianças

Dormimos em Adrasan e no dia seguinte fomos à Fethyie.

3 dias em Fethyie

Esta é uma cidade maior, com muitas atividades. Como queríamos aproveitar as praias com tranquilidade, ficamos muito pouco na cidade. Fizemos passeios pela zona. Um dia fomos à Oludeniz, uma espécie de golfo lindíssimo apesar de muito turístico. Outro à praia de Kabak e, por último, à Pamukale (contei este dia aqui).

A praia de Kabak foi uma das mais lindas que visitamos, porém é de difícil acesso de carro. Se não estiver dirigindo um 4×4, como nós, a melhor opção é estacionar o carro na parte de cima e pegar a “lotação” até à praia.

Turquia com crianças
Praia vista desde a estrada
Turquia com crianças
“Lotação” para chegar à praia
Turquia com crianças
Praia de Kabak

Nossa rota acabou em Fethyie onde nos hospedamos no Yonca Lodge. Este hotel também era para “locais”. Um hotel super familiar, na beira da praia e com um pessoal de serviço muito amável. Os finais de tarde lá ficarão para sempre nas nossas memórias!

Turquia com crianças

 

Se quiser ler mais sobre a nossa viagem para a Turquia:

Turquia com crianças: Pamukkale, as piscinas de mármore

Capadócia com crianças: cidade subterrânea, trekking e por do sol no Vale Rosa

Capadócia com crianças: Imaginaçao e Aprendizagem

De carro pela Turquia

Istambul com crianças: Sultan Ahmed Camii, Ayasofya e Topkapi

Istambul com crianças: Gran Bazaar, Cisterna Basílica e parque Sultan Ahmed

Istambul com crianças: parque Gülhane e barco pelo Bósforo

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”4″ ideal_para_lbl=”Ásia” theme=”card-large” coupon=”VIAJOCOMFILIHOS5″ show_logo=”false”/]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here