Curso de culinária na Itália (Bolonha)

Curso de culinária na Itália (Bolonha)

Atualizado em

Uma das experiências mais legais que tivemos em Bolonha foi fazer um curso de culinária onde aprendemos a fazer massas incríveis!!! Acho que a Luiza gostou tanto destas aulas quanto do parque de diversões!

Fizemos este curso durante nossa viagem pela Emilia Romanha, a região da Itália onde estão alguns do maiores ícones da gastronomia italiana como o presunto de parma, o queijo parmesão e o aceto balsâmico. Uma das especialidades da região é a massa fresca (aquele macarrão feito na hora, diferente da massa fresca que pode ser comprada no supermercado).

massa fresca = macarrão maravilhoso

Nossa aula foi no Il Salotto di Penelope Cooking School, em Bolonha, capital da massa fresca. Além de preparar 4 tipos diferentes de pasta:  tagliatelle, farfale, tortelloni com ricota (que eu achei que é o nosso capeleti) e strozzapretti (uma massa sem ovos).

Veja o Video que a Natasha fez da aula:

As professoras Barbara Zaccagni e Valeria Hensemberger também fizeram questão de esclarecer alguns mitos e verdades sobre massa italiana:

  1. Molho bolonhesa não existe em Bolonha. O molho de carne com molho de tomate, em Bolonha é chamado Ragú.
  2. Existe um prato chamado muito popular na região chamado cotoletta alla bolognese: é uma cotoletta (costela) de carne de vitelo ou frango empanados molho com queijo parmesão e prosciutto gratinado
  3. Molho de ragu de carne não deve ser comido com espagueti e sim com tagliateli ou nhoqui, porque o molho envolve e penetra na massa.
  4. Nunca se coloca catchup no molho vermelho

Como é a aula do curso de culinária na Itália

Primeiro aprendemos a fazer a massa, amassar, esticar. Depois aprendemos como fazer massa verde e então os diferentes cortes. O preferido da Luiza foi o farfale, aquele que tem formato de gravatinha. Super fácil de fazer, ainda mais usando os dedinhos dela. Nós fazemos bastante massa em casa (fazemos a massa mesmo) então já tinhamos uma boa base de como fazer, pudemos comprovar que estamos fazendo direitinho. Mas foi bacana para aprender a fazer outros “formatos”.

Strozzapretti

Degustação

A melhor parte foi, sem dúvida, experimentar todas as massas que preparamos. Os “molhos” estavam deliciosos. Alguns muito simples, apenas manteiga e sálvia.

Eu comi muito bem na Itália, em todas as cidades que conheci (Milão, Veneza, Roma, Amalfi e na região da Puglia) e posso dizer que para quem é fã de massas, a Emilia Romanha, especialmente Bolonha, é uma perdição!!!

Foto da blogueira Natasha www.thebohochica.com que estava comigo no Blogville

A Luiza está com uma carinha bem séria nesta foto mas eu juro que amou, afinal, massa é um dos pratos favoritos dela!

 

Esta visita fez parte do programa Blogville

Veja os outros posts da nossa viagem para a Emilia Romanha!

 

Il Salotto di Penelope

Via San Felice 116/1
40122 Bologna
Tel. 051 6493627
Cookie
info@ilsalottodipenelope.it

Tá planejando uma viagem para a Europa? Não esqueça que o seguro viagem lá é obrigatório. Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.

ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!

 

Somos parceiros do Seguros Promo e recebemos comissão por seguros realizados através do nosso blog!

Patricia Papp é mãe do Pedro e da Luiza e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *