Matera (Itália)

Matera é uma das cidades mais antigas do mundo, fica na Itália (Basilicata) e parece ter sido esculpida na pedra. Conheci a cidade na nossa viagem de carro entre a Costa Amalfitana e a Puglia. Matera fica no meio do caminho.

Caminhando pela cidade, me senti transportada para dentro de um livro de histórias infanto juvenil sobre terras encantadas. O centro histórico, Sassi Matera, é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Matera

A cidade é toda construída em pedra branca, as ruas são estreitas, as construções não são muito altas e há muitos degraus por todos os lados. Nos perdemos muitas vezes pois andando sem rumo. Cada vez chegamos em um balcão ou sacada, a vista era linda. A cidade fica na beira de um grande penhasco, um cânion. Do outro lado, no Parque Regional Arqueológico Histórico Natural das Igrejas Rupestres de Matera, é possível ver Matera inteira, como se da pedra surgisse uma cidade. No pôr do sol, a cidade fica toda amarela.

Uma das principais atrações da cidade (fora caminhar!) é a Catedral de Matera que fica bem no alto e de onde se tem a perspectiva das casas esculpidas vistas de cima. Ela fica na região mais comercial, onde há sorveterias, lojinhas e pequenos restaurantes. Mas a igreja mais impressionante é a Santa Maria de Idris, que foi escavada no cume do Monte Erroneno século XII.Matera

Faz bastante calor na cidade durante o verão. Nós fomos em setembro e já estava mais agradável. A noite é bem movimentada com muitos restaurantes e bares com mesas ao ar livre e música.

Matera apareceu em vários filmes, o mais famoso deles foi A Paixão de Cristo, do Mel Gibson. Recentemente, foi locação de A Mulher Maravilha.

Onde se hospedar em Matera

Os hotéis de  Sassi Matera (a cidade antiga, onde fica o centrinho) são mais charmosos e mais caros. Estes hotéis são escavados dentro das pedras, é como se você entrasse em uma cavernas.

Nós ficamos no Caveoso Hotel, bem no meio das escadas e muito próximo da Piazza S. Pietro Caveoso (a beira do abismo). O hotel é muito simpático, com um pequeno pátio muito agradável entre os quartos e a recepção. Alguns quartos são “cavernas” modernas e outros são vilas tradicionais. O café da manhã é servido em um local bem típico, esculpido nas pedras.

Confira como são e quais as tarifas dos hotéis em Matera

 

Tá planejando uma viagem para a Europa? Não esqueça que o seguro viagem lá é obrigatório. Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.

ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!

 

Leia também:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here