Descobri o Instituto Ricardo Brennand quando eu estava pesquisando sobre a Oficina Brennand, em Recife. Os dois lugares são completamente diferente, embora fiquem próximos um ao outro e sejam da mesma família (os dois Brennands são primos, mas quem conhece os dois espaços pode ver que eles tem estilos BEEEEEM diferentes). Decidimos conhecer os dois e foi um ótimo programa para fazer com as crianças!
O Instituto Ricardo Brennand ficou em 1º lugar entre os museus brasileiros e em 17º lugar entre o Melhores Museus do Mundo segundo a avaliação dos leitores do Trip Advisor™ em 2014. Ele fica no bairro da Várzea, nos arredores de Recife, e foi criado pelo empresário Ricardo Brennand.
O museu é inusitado e supreendente. Sem dúvida, para as crianças, a primeira grande atracão são as réplicas de castelos medievais europeus, com direito a ponte elevadiça, que abrigam várias das obras. Um deles fica já na entrada e lembra muito os cenários do filme do Harry Potter. Dentro, há um Pensador de Rodin.
Uma das obras que mais chamam a atencão é uma das cinco réplicas no mundo (e a única da América Latina) da estátua de David de Michelângelo, feita em mármore branco, tem 5 metros de comprimento. No jardim em frente, há também A Dama e o Cavalo, escultura do artista colombiano Botero, que eu adoro. Confesso que não esperava encontrar obras como estas em um espaço que não fosse no MASP ou no MON, por exemplo.
O Instituto Brennand abriga o acervo de obras e coleções de vários estilos em 3 espaços: o Museu castelo São João, a Pincoteca e a Galeria. A principal coleção é a de armas brancas (facas, canivetes, punhais, com pedras, esculpidas , com formatos diferentes) e armaduras da Europa e da Ásia. São milhares de peças, dispostas dentro de outro castelo, de maneira bastante informal.
A Pinacoteca talvez seja o setor de maior valor artístico pois abriga obras do pintor holandês Frans Post que retratam o Brasil de 1600.
É uma visita muito interessante e democrática, onde diversos estilos de coleções convivem lado a lado com objetos bem diferentes e intrigantes. Um programa perfeito para ser feita em família, não só pela variedade do acervo, mais também pelo jardim, onde as crianças podem correr em volta das esculturas, com um lago e uma impressionante passarela na entrada, cheia de palmeiras imperiais.
Como chegar:
Nós fizemos o passeio na Oficina e no Instiruto no mesmo dia, pois eles são próximos um ao outro e longe do centro de Recife. No Viajo na Viagem há um post falando sobre como ir de carro aos Brennands. Nós estávamos sem carro, então contratamos um transfer.Também é possível ir de taxi. Fique atento aos horários de fechamento de ambos.
Serviço
http://www.institutoricardobrennand.org.br/
Aberto de terça a domingo das 13h às 17h.
Ingressos R$ 20 / R$ 10,00 (meia entrada)
Leia também outros posts da mesma viagem: