As Melhores Viagens Com Crianças: Litoral Sul de Alagoas

As Melhores Viagens Com Crianças: Litoral Sul de Alagoas

O litoral de Alagoas é simplesmente maravilhoso. O mar é verde, a temperatura da água é uma delícia, a areia é branca e os coqueiros completam o cenário paradisíaco. Além disto, há uma barreira de corais que acompanha praticamente a costa toda do estado, quando a maré está baixa formam-se centenas de piscinas naturais. Sem falar que, por lá, o sol brilha grande parte do ano.

Eu já fui para várias praias do estado de Alagoas: São Miguel do Milagres (onde fica a Pousada do Toque), Maceió, Praia do Francês, etc, mas desta vez nos concentramos no litoral sul. Posso dizer que cada vez gosto mais desta região. Tem praias e atracões para todos os gostos. Para quem viaja com  crianças, é imperdível!

Amanhece e anoitece cedo. Sete e pouco a Luiza já estava animadíssima para começar o dia!

 

Litoral Sul de Alagoas

PONTAL DO PEBA

A primeira praia do litoral é Pontal do Peba. A praia não tem muita estrutura, nem muita sofisticação. Mas é uma boa amostra do que vem pela frente. Perguntei para a Claudia, do blog Feito a Mão, que mora em Maceió e gosta de viajar, se ela tinha alguma indicação naquela região. Ela me falou que já tinha ouvido falar de uma pousada na beira da praia, a Chez Julie. Passamos o Ano Novo lá. Os quartos são simples, o ambiente é gostoso e a comida é muito boa! A praia é tranquila, não tem mega barracas ou restaurantes. A grande atração da região são os passeios para a foz do rio São Francisco, para as cidades ribeirinhas da região (como Piaçabuçu e Penedo) e para as dunas. Cada um destes passeios merece um post a parte, mas como este post é sobre as praias, depois eu farei o link para todos eles.

Depois do Pontal do Peba há algumas praias que não chegamos a conhecer mas que nos indicaram como sendo muito bonitas (embora não tenham super estrutura): Meaí e Pontal do Coruripe.

BARRA DE SÃO MIGUEL

Em seguida fomos para a a Barra de São Miguel, uma praia com bastante infra-estrutura. Tem supermercado, mercadinho, farmácia, ruas pavimentadas e várias pousadas. Como é uma praia de veraneio, ela fica cheia, mas não tem tanta muvuca quanto outras praias (como a do Francês, por exemplo). Ideal para quem não quer abrir mão de conforto e praticidade. Nós alugamos uma casa muito gostosa através do site AlugueTemporada. Quem nos indicou foi o irmão de uma amiga que mora em Maceió. Recomendo a experiência. Apesar de ser altíssima temporada, havia várias opções de casas de vários tamanhos (com 2, 3, 4 quartos), piscina, etc com preços acessíveis (de foram geral, mais baratos do que os preços que encontrei no hotéis). Há também opções casas-sonho, altíssimo padrão, bem decoradas. A casa que alugamos estava super em ordem e ainda tinha uma pessoa que fazia o café da manhã, lavava a louça e limpava a casa todos os dias. No caso desta casa específica, o serviço estava incluído na diária. Como fizemos várias refeições em casa, acabamos economizando em alimentação. Quando batia uma fominha nas crianças, eu sempre tinha um miojo e alguns legumes para alimentá-las.

A grande surpresa foram os saguizinhos que apareciam todos os dias de manhã e ficavam em volta da piscina. O Pedro chegou a dar banana na boca deles.

Há poucas “barracas de praia” e elas não são super estruturadas, mas servem como um ponto de apoio. Uma delas é a Barraca do Manuel.

No canto da praia fica a associação dos jangadeiros, de onde saem os barcos, para quem quiser passear nas piscinas naturais (ou ir até a Praia do Gunga de barco). Fica também a Villa Ninquim, um complexo turístico com alguns restaurantes, pizzarias, lojinhas e shows.

Para visitar as praias que ficam próximas, alugamos um carro. Foi uma ótima ideia porque assim conhecemos lugares fantásticos. A menos de 40 minutos de Barra de São Miguel ficam dezenas de atrações maravilhosas:

PRAIA DO GUNGA

A Praia do Gunga: considerada uma das praias mais bonitas do Brasil (e é!). Fica a 10km da Barra. Tem muitas barracas de praia (com banheiro, servindo comidas e bebidas), música, algumas barracas de artesanato e passeios para os corais e para as falésias. A praia do Gunga chega a ficar cheia demais porque recebe muita gente que vem passar o dia, vinda de outras praias e de cruzeiros que param na região. Para quem não gosta de muvuca recomento ir depois das 14hs horas (quando o povo começa a ir embora), o serviço fica mais ágil e a praia respira.

Ainda assim, há uma vasta área de areia e mar verde, praticamente intocada. Quem quiser tiver guarda sol e cadeira e  quiser se isolar, basta andar 40 metros para o lado. E quem preferir ficar perto da cerveja gelada, dos petiscos e da água de coco, tem bastante opções.

Fizemos o passeio de barco até os corais, são menos de cinco minutos até os arrecifes, lá o Pedro e a Luiza deram pãezinhos para os peixinhos. As piscinas que se formam são bem razinhas, então não dá para mergulhar entre os peixes. Depois o barco pára em um banco de areia. Custa R$ 30 por pessoa (as crianças não pagam).

Na entrada da praia há um mirante de onde é possível ver grande parte do litoral.

FALÉSIAS DO GUNGA

Precisei dar destaque para este programa pois foi o preferido do Pedro. As falésias são realmente lindas, mas o que o Pedro gostou mesmo é que existem duas opções de transporte para se ir até elas: bugue ou quadriciclo. O passeio dura uma hora mais ou menos e é muito legal! O Pedro foi “dirigindo” e não se aguentava de tanta alegria. A Luiza estava com sono e pasmém, DORMIU, no quadriciclo, entre meus pais (ela sempre dorme no nossos programas com mais emoção: dormiu nas dunas de Dubai, no barco na Tailândia, no carrinho na Disney). Fomos no final da tarde (as 4h30) e o visual estava lindo. Ao meio dia deve ser muito quente e muito cheio de gente.

DUAS BARRAS


Duas barras fica um pouco mais sul do que a Praia do Gunga (cerca de 30 km). Na praia há um encontro do rio com o mar. De um lado do rio há um restaurante com bastante estrutura e música alta, do outro, apenas barraquinhas simples com algumas comidinhas (como carangueijos) e bebidas. A maioria das pessoas acaba tomando banho no rio mesmo, pois a água do mar é mais agitada. Acabamos não almoçando por lá, mas tem alguns restaurantes e é possível fazer passeios de barco pelo rio.

PRAIA DO FRANCÊS

Fui na Praia do Francês há mais de 15 anos atrás, foi lá que me apaixonei pelo litoral de Alagoas. Não conseguia areditar que o mar podia ser tão bonito. Hoje a praia é um das principais atrações turístticas do litoral. Conta com estrutura, muitas pousadas, muitas lojinhas, muito agito. Em janeiro há shows e bandas famosas e muita, muita gente. Na praia, os ambulantes vendem de tudo: picolé, carangueijo, ostra, camarão, espetinho, queijo-coalho, castanha, amendoim, suco, caipirinha, batata frita, caldinho, etc.

LAGOA MANGUABA EM MASSAGUEIRA

Fomos duas vezes comer na beira da Lagoa Manguaba. Na primeira, era noite, e muitos restaurantes já estavam fechados. Escolhemos o BAR DO PATO e gostamos bastante. Ficamos com vontade de ver a lagoa de dia, por isto voltamos no dia seguinte e dai escolhemos o bar do Delegado. O visual é realmente muito bonito. Muitos restaurantes tem espaço kids. Na entrada da Massagueira tem muitas barraquinhas com doces e frutas: os suspiros e as cocadas são maravilhosos!

A Lagoa fica em Marechal Deodoro, outra atração simpática no município é o centrinho histórico.

ONDE FICAR NA BARRA DE SÃO MIGUEL

Quando eu estava planejando minha viagem encontrei uma ou duas pousadas, mas a verdade é que há bastante opções de diversos estilos e preços na região. No Ano Novo, as tarifas são bem mais caras, mas em outros períodos os valores podem ser bem interessantes, principalmente considerando as atrações ao redor.

Estas são algumas das opções que eu vi por lá. Alguns eu já conhecia, outros dei uma passada na frente e outros foram recomendados por pessoas que estiveram lá:

GUNGAPORANGA: Me lembrou muito a Pousada do Toque, poucos chalés, muito charmosa. NA veira da praia. Achei a minha cara 🙂

VILLAGE BARRA HOTEL Achei mais bonito ao vivo do que no site. A praia na frente tem águas calmas e verdes. Pelo que percebi, todos os apartamentos tem vista para praia. Também foi indicado pela Claudia.

Lua Pousada

Pousada Barra Bonita

Pousada Barra Sol

Brisamar

Rio Mar

KENOA É um dos melhores hotéis do Brasil (inclusive ele está no GUIA BRASIL), é um hotel sofisticado, pequeno, charmoso e bem decorado.

Eu acabei ficando em uma casa alugada e recomendo a experiência, como estávamos em muitas pessoas, acho que foi uma boa opção por termos mais privacidade, sem perder o conforto. A casa era exatamente como na foto do site e o contato com a proprietaria foi muito tranquilo. Antes de eu decidir qual casa alugar, mandei email para mais de 5 casas diferentes (perguntando sobre a disponibilidade, as tarifas,  localização etc e fui sempre bem atendida).

O site é o www.aluguetemporada.com.br

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

33 comentários

  1. ResponderErika Marques - Outros Ares

    Que liiiiiiiindo! Concordo com você. Esta região é linda. O litoral todo de Alagoas tem uma beleza petrificante. Conhecemos o litoral norte no último feriado de Novembro. E quero voltar mais vezes.

    E dizem que o litoral Sul é mais bonito que o Norte. Só sei de uma coisa, Alagoas é tudo de bom, e um destino perfeito para viagens com crianças.

    Beijos,

    Érika Marques
    @BlogOutrosAres

  2. ResponderPaloma

    Nossa, Pati, eu AMO o litoral Sul alagoano. Conheço toda esta região (o litoral alagoano é muito bonito) e tenho ótimas lembranças, que vc acaba de reativar. Ai, ai… como é bom!
    Beijos

  3. Responderfernanda

    Paty, que tudo o vizoo novo do blog, amei! E depois este post me fez lembrar do paraíso que é São Miguel, eu amooooooooooooooooooooooooo de paixão, tive dos melhores reveillons da minha vida lá antes de o DAvid nascer, e pretendo voltar com eles quando o BEny estiver maiorzinho… lugar paradisíaco, ah amei amei as fotos, de paixão! beijo querida!

  4. ResponderFabiane Alencar

    Faço minhas as palavras da Alline… fico orgulhosa quando vejo falarem tão bem do meu Estado.
    Não conhecia seu blog, embora já te conheça do livro “Como viajar com seus filhos sem enlouquecer”! Voltarei mais vezes, com certeza ele já está nos blogs que eu sigo!
    Um dos meus próximos destinos será o vizinho Sergipe (faz um tempão que não vou lá)! Fiquei animada com as suas dicas e assim, tenho certeza que a viagem será inesquecível!
    Somente indico que o nome da Lagoa não é Massagueira… é Lagoa Manguaba que fica no povoado/região de Massagueira que, pertence ao município de Marechal Deodoro!
    Abraços,

  5. ResponderIvana

    Oi Patti,

    Eu, marido e filho de 4 anos vamos tira 10 dias de férias no comecinho de setembro. estava tudo programado para irmo ao Chile (Santiago) e Buenos Aires. Eis que às vésperas da viagam, filhote pegou uma virose daquelas e eu realmente estou meio receosa de expô-los a temperaturas tão baixas, já que fazia parte do nosso roteiro conhecer a neve.
    Bom, pensando num plano B lembrei da sua viagem pra Sergipe e acehi uma boa opção para nós. Qual foi o seu roteiro? Vc combinou Sergipe e Alagoas nessa mesma viagem? Foram quantos dias? Você teria alguma outra sugestão, tipo combinar Sergipe com o litoral da Bahia (já conhecemos a praia do Forte).
    Desculpe tantas perguntas mas é que se tivermos mesmo que mudar os planos, tenho que correr. Muitíssimo obrigada. bj

    Ivana

    1. Responderpatipapp

      Oi Ivana,

      Eu tinha pensado em combinar Aracaju com Mangue Seco (que já é na Bahia) mas como eu e meu marido já conhecíamos preferimos conhecer o Canion do Xingó e a Foz do Rio São FRancisco.

      Eu acho que depende muito do que você e seu marido gostam. Se quiserem lugares diferentes com um clima de “descobrir o Brasil) eu faria o Canion e a Foz. http://coisasdemae.wordpress.com/2012/01/26/canion-do-xingo/

      Se quiser ver praias bonitas, vá para o litoral Sul de Alagoas (veja o post http://coisasdemae.wordpress.com/2012/01/09/as-melhores-viagens-com-criancas-litoral-sul-de-alagoas/

      Se quiser uma praia pra ficar parada, sem zanzar muito, vá para a Praia do Toque (litoral norte do Alagoas) ou alguma outra praia do litoral norte da Bahia como Imbassai (do lado da Praia do Forte)

      Ou mesmo ficar em Aracaju e aproveitar a cidade e os arredores, como eu fiz: tem o projeto Tamar, varios parquinhos na Orla, o hotel era muito gostoso e tem muitos restaurantes para comer caranqueijo com estrutura para crianças ficarem brincando. Você ainda pode fazer daytrips e conhecer MAngue Seco e a cidade São Cristovão

      http://coisasdemae.wordpress.com/2012/01/11/as-melhores-viagens-com-criancas-aracaju/

      Espero que tenha ajudado, mas fique a vontade para perguntar mais.

  6. ResponderIvana

    Na verdade, estou pensando quese o mesmo roteiro que vcs, ou seja, começar por Aracaju, fazer os passeios para o Rio São Francisco e depois seguir para Alagoas. A minha dúvida é se dá pra ir pra São Miguel dos Milagres nesse roteiro e se fica muito fora de mão. Você é um amor, muitíssimo obrigada pela sua disponibilidade. Ah, a vigaem de vcs durou quantos dias? bj,

    1. Responderpatipapp

      Acho que vai ficar meio longe.
      Nossa viagem durou 14 dias. Foram umas 4 noites em Aracaju, 3 em Piaçabuçu e mais 7 em Barra de São Miguel (de lá fomos para Praia do Frances, Gunga, Maceió etc).

      Precisar mais tempo para ir até São Miguel porque fica umas duas horas depois de Maceió…

      Estes trechos todos são por rodovias internas, as distâncias não são grandes, mas não são viagens rápidas.

      Para o Canion são vários horas de ida e depois de volta (fizemos no mesmo dia mas é possível ficar em um hotel lá e explorar um pouco mais a região). Eu adorei e recomendo mas depende muito do estilo de vocês!

  7. ResponderIvana

    Patti,

    Estou pensando em 2 dias para Aracaju, 1 dia para irmos ao Canion, 2 em Piaçabuçu e mais 5 para Barra de São Miguel. Acho que assim fica bom. bj e mais uma vez obrigada

    Ivana

  8. ResponderNadir

    Bom dia.gostei das suas dicas e queria saber em qual imóvel fico em barra de são miguel.Estamos pensando em ir para la em janeiro.Obrigada,Nadir.

  9. Pingback (citações em outros sites/blogs): Dica de passeio em Maceió: Praia do Gunga e suas controvérsias | Blog Outros Ares

  10. Pingback (citações em outros sites/blogs): Dicas para viagem de Ano Novo com Crianças | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  11. ResponderIran

    Bom Dia,
    Patricia, gostaria se vc ainda tiver o contato da casa onde ficou ou como localiza ela no dela no site do ALUGUETEMPORADA , ficaria muito grato.

    1. Responderpatipapp

      Oi Dani, não lembro exatamente, mas sei que os itens principais eram: próximo a praia, piscina, 4 quartos. Tinha mais de uma com esta descrição! Amei!

    1. Responderpatipapp

      Oi Dani. Tudo bem? Era esta daqui: http://www.aluguetemporada.com.br/imovel/p334452

      Não lembro se já falamos sobre isto, nosso grupo era grande (meus pais, meu irmão e minha cunhada também foram). Não sei se a casa vai ficar grande demais para vocês…

      Lembrando que combinei com eles uma pessoa para fazer o café da manhã e lavar a louça (a gente gosta de cozinhar). Não lembro se e quanto pagamos a aprte. Enfim! Espero que você goste. Eu amei!

  12. Responderpenaestradacomdonamaricota

    Puxa, porque não encontrei seu blog antes ?!?! Vou ficar em um hotel em Barra de São Miguel, mas é longe da praia, embora pareça ter uma boa estrutura (Mabu Illoa). Apesar de ter a intenção de descansar bastante, pretendo alugar carro, nem que seja pra dar uma chegada em Maceio, ir à Praia do Gunga… O que você acha? Você indica algum outro passeio pra passar o dia, que seja pertinho? Vou com criança. Obrigada!

  13. Responderpenaestradacomdonamaricota

    Puxa, porque não encontrei seu blog antes ?!?! Vou ficar em um hotel em Barra de São Miguel, mas é longe da praia, embora pareça ter uma boa estrutura (Mabu Illoa). Apesar de ter a intenção de descansar bastante, pretendo alugar carro, nem que seja pra dar uma chegada em Maceio, ir à Praia do Gunga… O que você acha? Você indica algum outro passeio pra passar o dia, que seja pertinho? Vou com criança. Obrigada!

  14. ResponderAline

    Fiz a viagem pra Barra de São Miguel em out/2014. Suas dicas foram muito úteis, obrigada! Fiquei no hotel Iloa Resort e visitei as praias do Francês, Barra de São Miguel e do Gunga. A única que não curti foi a Praia do Francês, pois achei muito cheia e barulhenta. Acabei alugando o carro e foi a melhor coisa que fiz, pois pude fazer os passeios nos horários mais convenientes pra mim e minha família, além de ter dado pra ir a Maceió. Deixei meus relatos lá no penaestradacomdonamaricota.wordpress.com.


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Estas praias são ótimas para crianças, água morna e calma. A Praia do Francês tem bem mais agito (música alta). Se você preferir praias calmas, evite ela.

  15. ResponderGabriela

    Oi Patrícia, gostei muito do seu blog. Estou planejando conhecer Maceió com minha família, tenho dois filhos pequenos e estou procurando praias tranquilas, sem ondas fortes. Minha única preocupação é quanto a maré baixa ou alta.. Já li muito sobre as praias de Maceió que são ótimas para as crianças mas sempre tem um comentário dizendo que na maré baixa é muito lindo e que na maré alta tem ondas fortes… Gostaria de uma dica se a Barra de São Miguel fica calmo por boa parte do dia ou tem um horário específico e terei que ficar pesquisando na tábua das marés um horário apropriado. Desculpa a ignorância mas sou de Brasília, sou calanga do cerrado.. Obrigada. Abraços.


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Oi. Barra de São Miguel é perfeita na maré baixa. As marés ficam no seu nível mais baixo duas vezes por dia e estes horários mudam diariamente (aprox 12 em 12 horas), então, com certeza, duas vezes por dia a praia vai estar PERFEITA (pode ser que uma delas seja de noite ou de madrugada).

      Na região tem outras praias calmas e piscinas naturais (como Gunga, Praia do Francês).

      Espero que tenha ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *