Passeios com crianças em Curitiba: Contação de histórias no Bosque do Alemão

Passeios com crianças em Curitiba: Contação de histórias no Bosque do Alemão

O Bosque do Alemão é um dos melhores passeios com crianças em Curitiba, se não o melhor. Ao menos, essa é a nossa opinião desde que a Alice chegou. Um lugar calmo, fresco, com um certo toque “mágico” para as crianças. Isso porque a trilha que passa pelo bosque traz ao longo do percurso a história de João e Maria, dos Irmãos Grimm, retratada em painéis de azulejos.

Passeios com crianças em Curitiba Bosque do Alemão

O Oratório de Bach é o ponto onde começa a trilha pelo Bosque do Alemão. (Foto: Divulgação SMCS)

Bem no meio do passeio está a Casa da Bruxa ou Casa Encantada, que completou 18 anos agora em 2014 e passou por uma reforma recentemente. O espaço abriga uma biblioteca infantil, além das famosas contações de histórias das simpáticas bruxas. As leituras são feitas por professoras da rede municipal fantasiadas. Cada bruxa tem um nome e o trabalho é tão bacana e caprichado que da última vez que fomos já tinha até revistinha da Casa Encantada. Tudo gratuito!

Passeios com crianças em Curitiba Bosque do Alemão

No meio da trilha do Bosque do Alemão, fica a Casa da Bruxa. (Foto: Luiz Costa / Divulgação SMCS)

É lá também que fica o caldeirão da bruxa, onde as crianças podem depositar suas chupetas ou mamadeiras, quando já não são mais necessárias. O “ritual” é super descontraído, Alice até hoje lembra-se do momento em que entregou suas mamadeiras. (As chupetas foram para o Papai Noel…rs).

Como o próprio nome diz, o bosque traz diversos elementos da cultura alemã. Na lanchonete, inclusive, você pode comer delícias típicas como o apfelstrudel e a sachertorte.

Casa da Bruxa Bosque do Alemão Curitiba com crianças

Casa cheia na Hora do Conto com uma das simpáticas bruxas da Casa Encantada.

Dicas extras

Nos dias de céu claro, ao parar no topo da “Torre dos Filósofos” a vista da cidade é incrível, dá para ver até a Serra do Mar. Atenção com as crianças pequenas nesse ponto por conta da escada.

Bosque do Alemão Curitiba com crianças

A vista da Torre dos Filósofos é linda! Por ali começa a descida pela Trilha do João e Maria.

Existem dois pontos de entrada no Bosque, mas o legal é começar o passeio por cima, onde fica o Oratório de Bach (também onde para a Linha Turismo), pois a história dos Irmãos Grimm segue na trilha este sentido.

Por outro lado, a lanchonete fica no ponto de cima, portanto guarde “fôlego” para subir novamente após o fim do passeio (vocês podem subir circundando o bosque por fora, não passando pelo meio novamente).

Carrinho de bebê ali não funciona. Não é impossível, mas vai dar trabalho pelo caminho, acredite! Com chuva, também não rola. Além de ser aberto, a trilha de paralelepípedo fica bem escorregadia. Neste caso, se estiver de passagem por Curitiba, troque o passeio por lá por uma visita ao não menos incrível Museu Oscar Niemeyer, passeio muito legal com crianças inclusive.

Curitiba com crianças Passeio Bosque do Alemão

As bruxas são queridas e muito simpáticas!

Como chegar:

Linha Turismo Curitiba

Ônibus Interbairros II (veja itinerários dos ônibus em Curitiba aqui).

Carro ou táxi (a apenas 10 minutos do Centro da cidade). Não tem estacionamento próprio, mas é permitido estacionar nas ruas ao redor.

Onde comer (ali perto):

Se estiver de carro na cidade, bem próximo ao bosque tem um restaurante muito simpático chamado Café Belinha, ótima opção com crianças (tem menu kids). Outra opção é o Pantagruel, restaurante com jardim enorme. Você também pode partir dali para Santa Felicidade, bairro típico italiano e famoso pelos restaurantes. Quem estiver com a Linha Turismo, vale lembrar que o ônibus também passar por lá.

Serviço:

O Bosque do Alemão funciona diariamente, das 6h às 20h, e a biblioteca infantil, das 9h às 17h.

A Hora do Conto na Casa da Bruxa (ou Casa Encantada) acontece anos sábados, domingos e feriados, às 11h, 14h e 16h.

Entrada gratuita

Rua R. Niccolo Paganini, s/n – Vista Alegre.

Informações: (41) 3568-1087 (Casa da Bruxa)

Leia também:

Linha Turismo Em Curitiba

Curitiba Com Crianças – Passeios Perto Da Capital

Curitiba Com Crianças – Comer E Matar A Fome

Dicas Patricia Papp no Minha Mãe Que Disse: Museu do Olho – MON

Priscila Seixas é mãe da Alice (4 anos) e é apaixonada pela ideia de levar sua pequena para conhecer o mundo junto com ela.

Ver meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *