Nesta época do ano muita gente ainda não planejou para onde vai nas férias de janeiro. Amigos, vizinhos, pais de colegas tem me pedindo dicas de praias, hotéis e destinos  para ir com crianças entre dezembro, janeiro e fevereiro. Então resolvi organizar este POST INSPIRAÇÃO  com dicas nossas aqui do blog e também com dicas de mães e pais viajantes do grupo VIAGENS EM FAMÍLIA no facebook (criado pela Sut-Mie do blog Viajando com Pimpolhos). Na lista tem destinos para todos os gostos: nacionais, internacionais, verão e inverno. Espero que inspire viagens maravilhosas em família!

Férias
A praia de Canto Grande, em Bombinhas, é uma ótima opção para as férias!

BRASIL

LITORAL

TRANCOSO – BAHIA: Pertinho e muito charmoso!
Sut-Mie – Viajando Com Pimpolhos

PRAIA DO FORTE – BAHIA: Um destino de fácil acesso, praia com muitas piscinas naturais, boa gastronomia. Ideal para viajar com crianças. A vila é um lugar especial para passear e fica pertinho do Projeto Tamar. Nos arredores, muitos passeios em meio a natureza.
Debora Godoy Segnini – Gosto e Pronto

TAIPU DE FORA – BAHIA: Sou chegada em uma praia semi desrta. Taipu é muito tranquila, tem piscinas naturais e pousadas pé na areia. Um ponto negativo é o acesso: um pouco longe de aeroportos e com estradas precárias, mas na minha opinião, vale a pena enfrentar o caminho para chegar no paraíso.
Patricia Papp – Eu Viajo Com Meus Filhos

BOMBINHAS – SANTA CATARINA: Já ficamos no Vila do Farol e também alugamos apartamento!! Melhor evitar carnaval!
Silvana Luchese

BOMBINHAS – SANTA CATARINA estaremos indo para lá final de dezembro outra vez..Porque a água é super morna, limpa, poucas ondas e as crianças curtem demais.
Susana Spotti – Viagem Simplesmente

MARISCAL – SANTA CATARINA: Mariscal não tem calçadão em frente à praia, a maioria das ruas não são asfaltadas, não tem shoppinzinhos e nem dezenas de bares e restaurantes descolados. É exatamente por isso que gostamos tanto!
Priscila Seixas – Eu Viajo com Meus Filhos

FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA: As praias de Florianópolis são sempre uma pedida nessa época. Eu adoro Cachoeira do Bom Jesus, no norte da Ilha (vou todos os janeiros).
Ximena Ferreira

FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA: Nós nos apaixonamos! Fomos em fevereiro e não achamos tão cheio. É incrível como uma cidade pode ter tantas “caras”.
Luciano – Malas e Panelas

FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA: O hotel Costão do Santinho é incrível. Tenho um post onde falo sobre algumas atrações para garotada em Floripa como o Projeto Tamar e Parque Florestal do Rio Vermelho, entre outras….
Regiane Nicaretta – Dicas da Rege

Mais dicas de Florianópolis: 10 atrações em Florianópolis com crianças

ILHA DO PAPAGAIO – SANTA CATARINA: Eu sugiro a Ilha do Papagaio em Santa Catarina. É perto de Floripa e de fácil acesso para quem vem de carro do RS. O lugar é encantador , é uma ilha privativa com bangalôs, e o atendimento e serviço é maravilhoso. A praia é pequena e calma, perfeita para criança.
Francine Agnoletto – Viagens que Sonhamos

Ilha do Papagaio

PRAIA DO ROSA – SANTA CATARINA:  Porque é linda, tem restaurantes super gostosos e charmosos, ótimas opções de hospedagem e atrações para adultos e crianças.
Fernanda ÁvilaEu Viajo Com Meus Filhos

TERMAS GRAVATAL – SANTA CATARINA:  É um lugar super tranquilo, barato e com várias atrações para crianças, mas com uma proposta bem relax.
Claudia Bins – Mosaicos do Sul

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – BETO CARRERO – SANTA CATARINA: Em dezembro do ano passado, fomos a Balneário Camboriú com direito a uma esticadinha ao Beto Carreiro. Foi ótimo! A cidade estava linda decorada para o Natal, mas nem a cidade, nem o parque estavam lotados.
Livia Renata Oliveira Silva

SÃO LOURENÇO DO SUL – Rio GRANDE DO SUL: Na beira da Laguna dos Patos, essa praia da foto é a Praia das Mães, especial para os pequenos. Água quente e rasa, enquanto as mães escolhem se querem tomar sol ou sentar à sombra das árvores.
Andrea Barros – Do RS para o Mundo

RIO DE JANEIRO: Vale carnaval no rio?? Hahaha eu não viajo no carnaval nunca pq amo os blocos aqui!!
Ana Pimentel

ILHA GRANDE – RIO DE JANEIRO: Um lugar que é perfeito para esta época é Ilha Grande (melhor evitar Carnaval, ou fazer reservas com antecedência)! Nós fomos com o Lipe e ele aproveitou muito, fez passeio de barco, trilhas… sem contar que é um dos lugares mais bonitos do Brasil.
Claudia Rodrigues – Felipe o Pequeno Viajante

PARATY – RIO DE JANEIRO:  Não fomos no verão, mas outro lugar que eu acredito que seja perfeito nesta época é Paraty, que tem pousadinhas charmosas, restaurantes para todos os gostos, passios culturais e as praias lindas de Trindade ali do lado.
Claudia Rodrigues – Felipe, o Pequeno Viajante

PORTO DE GALINHAS – PERNAMBUCO: Porto de Galinhas é um outro destino que dispensa apresentação! Maravilhoso e delicioso!!!! Praias maravilhosas, piscinas naturais, passeio de jangada pra ver cavalos-marinhos, possibilidade de bate e volta a Praia de Carneiros e Calhetas…
Helen Waldemarin

PRAIA DE CARNEIROS – PERNAMBUCO: Praia de Carneiros: Praia estilo paradisíaca ótima para ir com crianças pequenas: mar calmo, piscinas naturais, fácil acesso do aeroporto, com hotéis e pousada pé na areia de diversas faixas de preço.
Patricia Papp – Eu Viajo Com Meus Filhos

FERNANDO DE NORONHA – PERNAMBUCO: No Brasil, o meu lugar favorito, sem nenhuma dúvida, é Fernando de Noronha, que tem as praias mais bonitas do país, para onde fomos quando o Lipe tinha só 1 aninho e aproveitamos muito, embora os preços sejam um pouco salgados em qualque répoca do ano…
Claudia Rodrigues – Felipe, o Pequeno Viajante

FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ: Outro lugar perfeito para férias em família é Foz do Iguaçu que, além das Cataratas, que todo brasileiro deveria ter a oportunidade de conhecer, ainda tem o Parque das Aves, a Hidrelétrica, o Marco dos países, a Argentina e o Paraguai ali do lado…já levamos o Lipe lá 2 vezes e pretendemos voltar!
Claudia Rodrigues – Felipe, o Pequeno Viajante

PRAIA DE CAMURUPIM – RIO GRANDE DO NORTE: Fora da rota turística e com o melhor banho de mar que eu conheço. Perfeito para crianças pequenas.
Keiviany Sena

TIBAU DO SUL – RIO GRANDE DO NORTE: Não há o agito de Pipa, o acesso às praias é mais fácil e ainda tem a lagoa ali pertinho com um por do sol lindo! No verão é legal também, mas um pouco mais cheio.
Keiviane Sena e Cynara Vianna

ARACAJU – SERGIPE: Uma cidade tranquila com bastante estrutura para receber família. Perfeita para quem gosta de comer caragueijos, quase todos os restaurantes tem uma área de recreação para as crianças brincarem enquanto os pais passam horas se lambuzando.
Patricia Papp – Eu Viajo Com Meus Filhos

PRAIAS DO LITORAL SUL DE ALAGOAS: Para mim o estado de Alagoas é abençoado, uma praia é mais linda do que a outra. Adoro as piscinas naturais e a cor do mar. A vantagem das praias do litoral sul é que o acesso é bem mais fácil e rápido.
Patricia Papp – Eu Viajo Com Meus Filhos

BEACH PARK – FORTALEZA: Nunca ouvi falar de uma criança que não se divertiu muito no Beach Park. Brincadeiras com águas, sem dúvida, são as preferidas das crianças.
Patricia Papp – Eu Viajo Com MEus Filhos

ILHA BELA – SÃO PAULO:  Tem praias com peixinhos, cachoeira com tirolesa, bons restaurantes e uma ilha super organizada. O único problema são os mosquitos, que não respeitam nem repelente!
Patricia Longo Tayão – Viajarhei

UBATUBA – SÃO PAULO:  Ficamos na Pousada Kaliman que é pe-na-areia na praia do Sape (entre Ubatuba e Caraguatatuba), uma praia bem calminha, otima pra crianças pequenas. A pousada fica a uns 30 minutos de carro do centro de Ubatuba mas tem restaurante, e perto dela também (acesso de carro, a uns 5 minutos). Ubatuba tem várias praias lindas! Se quiser da pra variar. Nós optamos por curtir a praia do Sape mesmo por que a logística eta mais fácil com nosso trio, que na epoca estava com 3,5 anos. Em Ubatuba, além de curtir praia, compensa levar os pequenos pra visitar o Aquário e o Projeto Tamar. O Aquário, apesar de naos ser muito grande e muito bem cuidado, e tem uma area onde as crianças podem, com acompanhamento de monitores, colocar a mão em estrelas-do-mar, ouriços, etc. Os pequenos amaram! O projeto Tamar também é bem cuidado. Tem uma area fechada tipo museu, vários tanques de exposição de tartarugas (em alguns tem vidro para ver as tartarugas dentro da agua) um bom espaço externo com jardins e um espaço para brincadeiras (réplica de parte de um barco, local pra desenhar e quebra cabeça gigante), tudo temático!
Helen Waldemarin

Leia mais sobre a praias de Ubatuba

"Ovos de tartaruga" onde as crianças podiam brincar, no Projeto Tamar.
“Ovos de tartaruga” onde as crianças podiam brincar, no Projeto Tamar.

Praias do Nordeste com Crianças

INTERIOR

BROTAS  com a natureza, cachoeiras e rilhas pequenas e faceis de fazer com filhos pequenos/
Eder Rezende – Quatro Cantos do Mundo

VISCONDE DE MAUÁ – RIO DE JANEIRO: Visconde de Mauá, hotel Buhler. Ótima estrutura, contato com a natureza, cachoeiras deliciosas, trutários, parque radical e pertinho do Rio.
Adriana Bittencourt

PENEDO – RIO DE JANEIRO: Dezembro eu sempre tentava fazer algo temático de Papai Noel, como Gramado ou Penedo no Rio de Janeiro, que tem uma vila natalina, pequena, mas fofa.
Claudia Cosentino

Vila Natalina - Penedo

GRAMADO – RIO GRANDE DO SUL: Acho legal Gramado/Canela para ver o Natal Luz, mas preferiria no começo de janeiro por não ser tão cheio.
Marcia Bento

Leia mais sobre Gramado com crianças

SÃO THOME DAS LETRAS – MINAS GERAIS: Sugestão é pras famílias que curtem trilhas e cachoeiras. Nós optamos por ficar na Pousada Bosque dos Beija-flores que fica depois de São Thome, no caminho para Sobradinho. A noite tem um céu maravilhoso. Ela tem uma área externa grande, com jardins, trilhas, riachos. Tem parquinho pras crianças, restaurante pra almoço e sala de jogos. A hospedagem é em apartamentos tipo chalé, da bem pra um casal e um filho. Para mais crianças o melhor e pegar 2 apartamentos.  Em São Thome tem várias cachoeiras com trilhas de diversos comprimentos e graus de dificuldade e grutas. A Cachoeira da Lua fica na beira da estrada, e exatamente por isso fica mais cheia. A Cachoeira da Eubiose fica após uma trilha (fácil e bem aberta) de uns 15 minutos, em ritmo calmo. (tem areas rasas pras crianças e um poco mais fundo). O complexo de cachoeiras de Sobradinho tem algumas opções de trilhas, com acessos a cachoeiras e gruta. Optamos por fazer a trilha mais simples,  Como as trilhas não sao sinalizadas é bom contratar o guia. No nosso caso foi ótimo, pois ele ainda levou uma das crianças ! Além disso, na cidade (que diga-se e bem pequena) tem a gruta (que as crianças adoraram, o Francisco falou que era a caverna do batman) e o morro do Cruzeiro que tem uma vista bem bonita da região e é perfeito para ver o pôr-do-sol. É um tipo de destino pra famílias que gostam de natureza e que não fazem questão de restaurantes e pousadas super transados. É destino para curtir mato em família!
Helen Waldemarin

Cachoeira da Eubiose
Cachoeira da Eubiose

SERRA DE GUARAMIRANGA – CEARÁ: Aqui no Ceará, temos a Serra de Guaramiranga que adoro ir com as meninas. Além de trilhas e cachoeiras, existem bons restaurantes, pousadas e à noite um friozinho gostoso. Conta ainda com o Parque das Trilhas e a Reserva Handara como parques de aventuras.
Jamille Andrade

CHAPADA DIAMANTINA – BAHIA: Mas para pegar calor e andar bastante, a Chapada Diamantina, é uma boa pedida.
Os Caminhantes Ogrotur

CANION DO XINGÓ – SERGIPE: Um passeio muito legal em um catamarã, em um canion de águas verdes. Pode ser feito como uma daytrip a partir de Aracajú ou Maceió.
Patricia Papp – Eu Viajo Com Meus Filhos

Vai viajar de carro? Alugue pela RentCars, acesse o site e compare o preço de várias locadoras em um só site.

AMÉRICA DO SUL

CHILE

SANTIAGO: Cidade grande, mas de fácil circulação com várias atrações culturais, educativas, playgrounds e parques. Além disso, vários passeios do tipo bate e volta (montanha, praia, vinícola), sem necessidade de trocar de hotel.
Adriana Passelo – Diário de Viagem

SANTIAGO: A cidade é grande, com muitas opções para os pequenos, tanto indoors quanto outdoors. Nessa época não é frio, os dias são longos e praticamente não chove. Aproveitamento 100%!
Luciano – Malas e Panelas

PATAGÔNIA: Engana-se quem pensa que a Patagônia é um lugar inóspito, destinado apenas a aventureiros!!! O lugar é tão lindo e especial, que é ótimo para crianças de qualquer idade. Os pequenos de nosso grupo adoraram conhecer geleiras, guanacos, parques e estâncias. Além disso, as cidades de El Calafate (Argentina) e Puerto Natales (Chile) oferecem boa estrutura turística.
Liliane Inglez – Trilhas e Cantos

PATAGÔNIA: Fomos para a Patagônia Chilena, Torres del Paine, em janeiro, alta temporada lá. É legal para variar um pouquinho do esquema praia/verão/calor.
OS Caminhantes Ogrotur

URUGUAI

ESTANCIA LA PAZ – PAYSANDU  Um roteiro de carro pelo país  é excelente ideia para o período
Andrea Barros – Do RS para o Mundo

PRAIAS  No Uruguai gosto de Piriápolis e La Pedreira, mas tem várias outras opções… a Fortaleza de Santa Tereza pode ser bacana para crianças.
Ximena Ferreira

PRAIA DO CASINO AO CABO POLÔNIO: Onde eu passo os verões desde a barriga da minha mãe. Todo mundo vai ao Uruguai e meio que se limita a Punta del Este, Colonia e Montevideu, mas existem outros lugares incríveis. Um roteiro muito legal é o que vai da Praia do Casino (a maior do mundo) até o Cabo Polônio, passando pela Fortaleza de Santa Tereza (parque nacional) e o Cabo Polônio (a melhor praia do Uruguai), com direito a comprinhas nos free shops do Chuy.
Claudia Rodrigues
Felipe, o Pequeno Viajante

TERMAS DE DAYMAN: Outro lugar ainda meio desconhecido no Uruguai são as termas de Dayman, em Salto. Eu não conheço outros lugares que tenham águas termais no Brasil, mas acredito que seria válido pesquisar os preços e comparar – acredito que passar as férias lá seja bem mais em conta do que no Brasi.
Claudia Rodrigues – Felipe, o Pequeno Viajante

PERU

LIMA Lima no inverno com todo seu céu cinzento, que dirá no verão… poder ver o por do sol no pacífico da Malecón… Para crianças, a cidade oferece diversas opções. Além das áreas ao ar livre, tem, por exemplo, o Divercity no shopping Jockey Plaza, ou o Parque de la Reserva com o Circuito de las Aguas, ou o zoo no Parque de las Leyendas… Opções não faltam.
Thyl Guerra – Viajando com Palavras

PERU Fui para o Peru em fevereiro de 2012, com a minha irmã e uma amiga, mas vi muitas famílias por lá, inclusive em Machu Picchu tinha uma família de franceses, com 3 crianças, que me causaram o inveja tamanha a tranquilidade com que subiram e desceram Wayna Picchu (já que eu qse morri p subir a trilha). Lima é encantadora e tem muitas atividades. Cusco é maravilhosa. O detalhe que nesse período de fevereiro é a época das chuvas, então chove muito em Cusco e Machu Picchu, impedindo, às vezes, até o acesso de trem entre Cusco e Águas Calientes. Eu tive muita sorte, só chovia à noite.
Andrea Barros – Do RS para o Mundo

CARIBE

ARUBA  Aruba tem aguas calmas e quentes ideias para crianças
Eder Rezende – Pelos Quatro Cantos Do Mundo

CANCUN: Nossa primeira viagem pra Cancun foi em fevereiro, a gente adora as praias e a quantidade de atividades pra famílias que essa região oferece.
Luciana Misura – Colagem

BARBADOS: No Caribe, tem Barbados, que é uma ilha ótima para levar as crianças, com praias de águas calminhas, temperatura ótima, restaurantes e hotéis variados, em todas as faixas de preço, e passeios interessantes, para quem, como nós, não gosta de ficar só no esquema praia/hotel.
Claudia Rodrigues – Felipe, o Pequeno Viajante

JAMAICA, MONTEGO BAY E OCHO RIOS:  Foi um destino muito legal. O hotel tinha um parque aquático e o mar era muito calmo. Ainda fizemos o passeio no Dolphin Cove que foi inesquecível para o Alex, que praticamente agarrou o golfinho.
Ana Luiza Ogg Strauss – Ases A bordo

EUROPA

ALEMANHA: Para visitar os mercados de Natal, em Dezembro para a Lapónia e em Janeiro para a Amazónia.
Marta Xavier

BARCELONA: Fomos para Barcelona em janeiro. É uma das regiões com o clima mais ameno da Europa nesta época. As crianças curtiram muito, tanto os museus como os parques.
Debora Galizia
Viajando em Família

ALPES FRANCESES: Passar o Natal numa estação de ski nos Alpes Franceses foi mágico! As crianças amaram!!
Debora GaliziaViajando em Família

PARIS: Natal e Ano Novo em Paris, apesar de frio é lindo! As crianças curtem a cidade luz e ainda podem visitar a Disneyland!
Debora Galizia – Viajando em Família

ITÁLIA: Uma ótima em fevereiro (dezembro/janeiro também) aqui na Itália é conhecer o Sudtirol (Trentino alto-adige) e aproveitar as montanhas Dolomiti (são lindas!). A região é um mix interessante das tradições austríacas e italianas, com uma forte cultura enogastrônomica, com atividades pra todas as idades e muita opção de family hotels. Agente anda namorando esse aqui: http://www.cavallino-bianco.com/it/. Em dezembro, ainda dá pra aproveitar os mercadinhos de Natal, o de Bolzano é incrível!
Manuela Andrade

Nas colinas do Val d'Orcia (perto de san Quirico d'oOrica).
Nas colinas do Val d’Orcia (perto de san Quirico d’oOrica).

ESTADOS UNIDOS

DISNEY: Quando levar as crianças para Disney
Andreza Trivillin – Andreza Dica e Indica

CHICAGO: Fomos pra Chicago com as crianças em dezembro-janeiro, eles sempre curtem a neve e as atividades de Natal e Ano Novo na cidade são bem legais.
Luciana Misura – Colagem

SAN ANTONIO: San Antonio em fevereiro não costuma ser muito fria (pegamos um ano anormal) e a cidade é uma gracinha, as crianças sempre adoram a Riverwalk.
Luciana Misura – Colagem

LAS VEGAS: Las Vegas em janeiro. Fomos na primeira semana de janeiro e como as aulas já tinham voltado do recesso, os preços dos hotéis e voos estavam super baratos, e fica fresquinho de manhã e frio mais forte a noite, super agradável pra bater perna e visitar pontos turísticos!
Mônica Paranhos

LAS VEGAS: E Las Vegas também é um lugar ótimo para viajar nesta época! Nós já estivemos lá em dezembro e em janeiro e o clima estava ótimo, um friozinho gostoso, muitos passeios para crianças, desertos, maravilhas da arquitetura, o Grand Canyon ali pertinho, restaurantes que as crianças adoram, hotéis incríveis, compras…
Claudia Rodrigues – Felipe, o Pequeno Viajante

SAN DIEGO: No ano passado, passamos o Natal em San Diego, Califórnia, e é um lugar super recomendado! Além da oportunidade de ver como os americanos comemoram o Natal, na Candy Lane, é uma cidade linda, com clima ameno (não faz frio lá), cheia de atrações, que incluem um dos melhores zoos do mundo, o Sea World e a Legoland!
Claudia Rodrigues – Felipe, o Pequeno Viajante

NOVA YORK:  As outras duas sugestões nos EUA para esta época são New York, que fica linda com a decoração de Natal no Rockfeller Center e nas vitrines, e a possibilidade de patinar no gelo em pistas lindas e ver neve:
Claudia Rodrigues – Felipe, o Pequeno Viajante

Guia Nova York com Crianças digital! Versão atualizada por R$ 14,90 Baixe aqui

ÁSIA

SUDESTE ASIÁTICO:  Final de ano é período bom pra ir pra Tailândia, Malásia e Singapura. Como é muito longe do Brasil, dá pra aproveitar o período de férias e passar um mês. Muita opção para as crianças.
Priscilla Perlatti

PHI PHI: Uma praia maravilhosa na Tailândia. Mar azul e tranquilo, hoteis pé na areia, com conforto e baratos!
Patricia Papp – Eu Viajo Com Meus Filhos

Phi Phi - Tailândia

ÁFRICA

MARROCOS: Uma viagem que amei ter feito em dez/janeiro foi Marrakesh, Vale do Drâa, Essaouria e Agadir! Temperatura super agradável em Marrakesh e no deserto e ainda deu pra curtir uma praia na costa! É uma viagem que quero muito refazer com a Lavinia!
Manuela Andrade

CIDADE DO CABO – ÁFRICA DO SUL: Fui para Cape Town em fevereiro e o clima é ótimo! Não chegamos a entrar no mar, mas passeamos muito. Acho que um dos pontos altos para as crianças são os pinguins de Bold Beach.
Patricia Papp – Eu Viajo Com Meus Filhos

Praias do Nordeste com Crianças

VEJA HOTÉIS COM DESCONTO PARA AS FÉRIAS NO ZARPO*

VEJA TAMBÉM:

* O site Zarpo é parceiro comercial do blog, ganhamos comissão de reservas feitas através do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here