ABBV LANÇA CAMPANHA CONTRA PLÁGIO DO TRABALHO DOS BLOGUEIROS

ABBV LANÇA CAMPANHA CONTRA PLÁGIO DO TRABALHO DOS BLOGUEIROS

Atualizado em

A ABBV, Associação Brasileira de Blogs de Viagem, está fazendo 2 anos e para marcar a data escolheu lançar a campanha “Plágio não é legal! Respeite o blogueiro”. O objetivo é chamar a atenção para um problema que perturba cotidianamente os blogueiros de viagem: a cópia não autorizada do seu trabalho.

“Infelizmente é muito comum que textos fotos ou vídeos originais publicados pelos blogueiros de viagem sejam usados indevidamente por empresas, veículos da mídia tradicional e até mesmo outros blogueiros do segmento. Em vários casos, a cópia é integral. Alguns realmente não sabem que estão violando a Lei do Direito Autoral, outros fazem de má fé”, afirma Silvia Oliveira, presidente da ABBV. A Lei do Direito Autoral prevê que somente um trecho da obra original pode ser reproduzido, desde com citação da fonte e sem intuito de lucro.
 
A campanha “Plágio não é legal! Respeite o blogueiro”  alerta o mercado para o fato de que o conteúdo original dos blogs de viagem (textos, fotos e vídeos) está protegido pela Lei do Direito Autoral. Em outras palavras, o blogueiro que publica um post original em seu blog tem seus direitos autorais garantidos em lei da mesma maneira que um autor de livros, um compositor, um letrista ou um artista plástico.
 

 “Existe a crença errônea de que “se está na internet não é de ninguém”. Isso não é verdade. Queremos que o mercado entenda que o blogueiro de viagem investe dinheiro e tempo na produção de conteúdo original e esse trabalho precisa ser respeitado e valorizado”, enfatiza Silvia. 

A ABBV destaca que empresas e veículos da mídia tradicional que precisam de material sobre viagens podem contratar blogueiros que atuam como produtores de conteúdo. Além de alertar as empresas do segmento, a campanha “Plágio não é legal! Respeite o blogueiro” visa também orientar os próprios blogueiros de viagem.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *