Eu adoro praias tranquilas, com muitos coqueiros e mar transparente, especialmente no começo do ano, é nesta época que eu renovo as energias! Baía Formosa, Sagi e Barra do Cunhaú são praias deste estilo e ficam no litoral do Rio Grande do Norte. Muita gente aproveita a estadia em Natal ou na praia da Pipa para conhecer estes locais, que ficam a cerca de 80 km da capital. Nós preferimos nos hospedar em Baía Formosa para poder relaxar e curtir mais a região, foi uma ótima opção!
Baía Formosa
Baía Formosa é uma pequena vila de pescadores, não tem muito restaurantes ou pousadas, um local perfeito para quem quer descansar e curtir a natureza. A praia da Cacimba, é pequena, na maré baixa tem muitas piscinas naturais, as crianças ficam horas brincando sentadas na água. Quando a maré está cheia, há ondas, mas elas não arrebentam no raso, então continua apropriado para banho de crianças.
Há um serviço de cadeiras e guarda-sol que vende água de coco, cerveja e alguns petiscos. É simples e tem pouca variedade.
Há também um pequeno restaurante com mais opções.
A praia ao lado, depois da curva, fica Bacupari, um praião quase deserto! Estive lá na alta temporada e, mesmo assim, a praia era só nossa. Apenas duas pequenas barracas/restaurantes fazem atendem na areia. São duas taperinhas, muito simpáticas, com petiscos, algumas refeições com peixe e carne de sol, macaxeira, sucos naturais, água de coco e cerveja gelada. Nossa preferida foi o Restaurante Luz de Candieiro.
Um programa que não pode faltar em Baía Formosa é assistir o por de sol na baía do alto da falésia, tem até um pequeno mirante.
A Luiza aproveitou a estadia par fazer aulas de surf, o local é perfeito para quem é iniciante porque as ondas são bem longas. O professor, surfista profissional, buscava as crianças na nossa pousada La Bonita.
Praia do Sagi
Sagi também é uma ótima opção de estadia para quem quer aproveitar bem a região. Nós fomos conhecer a praia vizinha em um passeio de buggy. A Praia do Sagi é ainda menor do que a Baía Formosa, mas é bem simpática. O mar também forma piscinas naturais.
Nós almoçamos no restaurante da Pousada Sagi Iti, charmosérrimo! A comida era muito gostosa. A Anna Karla do blog Pezinho na Estrada também recomendou o Restaurante Uça.
Uma ótima opção de hospedagem é Casa da Gameleira. São chalés que acomodam bem famílias. Vale a pena dar uma olhada nas fotos no booking! A única questão é que ela fica um pouco mais isolado da vila.
Lagoa da Coca-Cola
A Lagoa da Coca-cola fica entre a Baía Formosa e a Praia do Sagi, passamos por ela no nosso passeio de buggy. Ela ficou conhecida como Lagoa da Coca-cola por causa da cor avermelhada. A água tem uma temperatura bem gostosa, meus filhos se divertiram brincando e se refrescando na parada que fizemos por lá. As fotos ficam lindas no instagram rsrsrs
https://www.instagram.com/p/Br-jgsGhEAM/
Rio Guaju – divisa com o estado da Paraíba
O destino final do nosso passeio de buggy era o Rio Guaju, que divide os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. No local há muitas atividades para as crianças: o próprio rio que é perfeito para um banho gostoso, um passeio de barco pelo manguezal e o preferido, claro, é a tiroleza que cai na água (R$ 10).
Um dos destaques é o espetinho de lagosta da Barraca do Galego, o espetinho de camarão e o carangueijo também fazem sucesso!
Barra de Cunhaú
Passamos o dia na Barra do Cunhaú que fica bem pertinho da Baía Formosa. O acesso de quem vai para lá a partir da Baia Formosa é por dentro de uma fazenda e eles cobram um “pedágio” para entrar por carro. Na barra de Cunhaú há muitas balsas que fazem a travessias de pessoas ou carros que vão em direção a praia da Pipa. Muita gente que está hospedada na Pipa, pega a balsa para passar o dia na Barra do Cunhaú.
O clima da região é bem tranquilão, as crianças adoram o banho de rio. A estrutura é simples, os restaurantes são taperas que servem pastéis e porções, nós ficamos na Barraca das Ostras, indicada pelo Ernesto da nossa Pousada La Bonita. Acabamos curtindo o clima e ficamos o dia todo, até o sol de pôr. É um local de pratica de kite surf.
Como Chegar na região de Baía Formosa, Sagi e Barra do Cunhaú
Nós alugamos um carro pela RentCars e fomos direto do aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves para Baía Formosa. A viagem é tranquila, as estradas são boas e durou 1h20.
Nós ficamos hospedados na Pousada La Bonita, em Baía Formosa. A localização foi bem prática e foram eles que nos orientaram em relação a alguns dos passeios, intermediando a contratação do buggy 😉
Nos últimos anos desbravei o litoral do Rio Grande do Norte e uma lado ao outro e estou apaixonada pela paisagem, pelas dunas, pela cor do mar e pelas pessoas:
- Piscinas Naturais de Perobas
- Ma-noa Park – parque aquático perto de Natal
- Dunas de Genipabu (Natal)
- As melhores viagens com crianças: São Miguel do Gostoso
- Praia Pititinga, Rio Grande do Norte
- Hotel Ponta do Madeiro – Tibau do Sul/Pipa (RN)
- Restaurantes na Pipa
- Praia Do Madeiro Com Crianças
- Natal Com Crianças: Dicas, Praias E Parque
- Dicas De Natal Com Crianças