Cabo Polonio

Tão pertinho, tão vizinho e cheio de praias, o Uruguai é um ótimo destino para curtir com as crianças! São diversos povoados e praias, para quem quer ou não quer gastar muito. Vem ler um pouco sobre!

O que fazer no Uruguai com crianças?

Punta del Diablo

Punta Del Diablo é uma das primeiras praias do Uruguai, se você está chegando de carro, vindo do Chuí. O local é uma praia de pescadores, um povoado simples, com muitos hippies. Tem uma rua principal e um centrinho com restaurantes e comércios pequenos. É possível fazer passeios a pé ou de bike. Por lá, muitas casas para alugar ou pousadas próximas ao mar. São 4 as praias frequentadas, Praia dos Pescadores, Praia Grande, Praia de Rivero e Praia de la Viuda. Para levar as crianças, a praia dos pescadores e a praia grande têm bastante faixa de areia. Venta bastante, mas é só levar uma canga extra para cobrir quem ficar com frio. Aliás, em todas as praias do Uruguai venta bastante, então papais e mamães: preparem os agasalhos mesmo no verão.

Para ver: o comércio local, a praia dos pescadores com os barcos.
Locomoção: dependendo de onde se hospedar, é possível fazer tudo a pé ou de bike, para não cansar muito os pequenos.
Restaurantes imperdíveis: La Cascaruda e Arrai Beach Bar

Punta del Diablo. Foto: Instagram Arrai Beach Bar

Cabo Polonio

Mais ao Sul está Cabo Polonio. A menina dos olhos do Uruguai, um verdadeiro paraíso. Para chegar lá é preciso parar o carro num estacionamento e usar um transporte especial: são caminhões com rodas preparadas para uma trilha nas dunas. Elas cercam o povoado, que fica parte na praia e parte no morro com gramado. É um visual muito lindo, tranquilo e as crianças podem correr à vontade por lá.

Uma das melhores surpresas são os leões marinhos. Eles dormem em uma das praias, em cima das pedras, bem ao lado do Farol. Dá pra ver eles brincando no final do dia, se preparando para dormir.

A praia de lá tem água verdinha, o mar é calmo e muitas famílias frequentam. Em Cabo Polônio não há eletricidade e os lugares possuem geradores próprios. Por isso, à noite o céu estrelado chama a atenção.

Dica: A maioria dos lugares não aceita cartão, por isso esteja preparado.
Para ver: os leões marinhos, o farol, muitos comércios hippies e de artesãos locais e o por do sol.
Locomoção: dá pra fazer tudo andando ou com bike.
Restaurante imperdível: Lo de Dani

É uma verdadeira aventura visitar Cabo Polonio!

La Pedrera e La Paloma

As duas praias do departamento de Rocha estão muito próximas. La Pedrera tem um ar mais jovem, La Paloma já é mais estruturada e tem um ar mais familiar. Porém as duas são ótimos destinos para uma temporada com as crianças no Uruguai.

La Pedrera é pequena e tem duas praias mais frequentadas. El Desplayado (lado esquerdo pela principal) e El Barco (lado direito). A primeira é mais calminha, tem uma grande faixa de areia e é a preferida das famílias. Já a segunda tem um mar mais agitado e é a preferida dos surfistas e jovens. Na rua principal estão os restaurantes: deliciosos!

Para ver: as barraquinhas na rua principal, o por do sol
Locomoção: dá pra fazer tudo andando ou com bike.
Restaurantes imperdíveis: Petisco e Marsalis

La Paloma tem um dos lugares mais especiais para o por do sol que é a praia de La Balconada – venta muitoooo, por isso vista as crianças com japona se for preciso. O legal é passar o dia nessa praia que é bem tranquila e aguardar o dia terminar, dá pra ver algumas revoadas de pássaros e as crianças adoram. A beira-mar lembra muito o clima da Califórnia, com palmeiras e pistas de skate onde as crianças passam horas se aventurando.

Punta del Este

Seguindo esse roteiro de Punta del Diablo, Cabo Polonio, La Pedrera e La Paloma, é como se você fechasse com chave de ouro a viagem pelo Uruguai parando em Punta. Balneário charmoso, com muuitas praias, passeios turísticos, lojas e restaurantes. O por do sol é tirar o fôlego, as praias têm muita estrutura e o mar é calmo. Um bom lugar para se hospedar é La Barra, uma região tranquila e perto de tudo.

Para ver: Casapueblo (em Punta Ballena), monumento dos Dedos, Museo del Mar e os faróis.
Praia: Santo Ignácio e Praia Mansa
Locomoção: é importante estar de carro.
Restaurantes imperdíveis: Mostrador Santa Teresita em Santo Ignácio e Flo.

Quando ir: de novembro a março.
Vá de carro: Apesar de tudo ser muito acessível a pé nas praias, Uruguai com carro é muito bom, para ir de uma praia a outra. Não vemos muitos táxis e o Uber tem um preço um pouco salgado.
Pagamento: muitos lugares aceitam reais. O ideal é comprar pesos uruguaios lá mesmo, levar também reais e aproveitar os descontos no cartão de crédito que quase todos os restaurantes dão.

Você também pode gostar destes posts

Vai viajar de carro?

Alugue seu carro pelo nosso parceiro RentCars

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here