Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças

As ruas de pedra, as ladeironas e os ares religiosos talvez não tenham tanto apelo pra uma viagem com bebês e crianças. Mas as cidades históricas de Minas Gerais têm outros charmes pro público infantil que fazem a visita valer a pena. Um dos melhores é a Maria Fumaça: um passeio de trem Tiradentes – São João del Rei com crianças.

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com criançasCentro histórico de São João del Rei

Passeio de trem Tiradentes – São João del Rei com crianças

Descobri este passeio de trem porque a formatura de uma sobrinha-prima nos levou recentemente a São João del Rei, que fica mais ao Sul de Minas, a 185 km de Belo Horizonte. Além de nós, outros cinco carros da família seguiram pra lá com outras seis crianças (de 1, 4, 6 e 8 anos), além de adolescentes e jovens, além dos pais na faixa dos 40 e, também, dos avós. Uma farra à parte!

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com criançasForam quatro dias de festa. Por estarmos todos juntos numa mesma pousada, a diversão já estava garantida pra criançada – ainda mais contando com uma área verde, parquinho e uma bela piscina com parte rasa e outra funda e hidromassagem, na Pousada e Sítio Serra Azul. Mesmo assim a gente não se limitou a ficar lá dentro, não.

Maria Fumaça em Tiradentes-SJ del Rei pra criançada!

E como resistir a um passeio de Maria Fumaça? Se já é difícil andar de trem no Brasil, a probabilidade é ainda mais ínfima de encontrar uma máquina antiga em ótimas condições circulando entre cidades, como é o caso dessa com locomotiva que funciona ainda a carvão.Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças

A viagem de 12 km leva 45 minutos entre São João Del Rei e Tiradentes, com uma paisagem muito verde, muitos apitos e um tanto de fumaça. Foi o auge pros pequenos, principalmente pro Noah, que é louco por trem! O trajeto também corta trechos residenciais das duas cidades. De várias casas, as pessoas davam tchauzinho cheio de entusiasmo pros passageiros.Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças

Preço da passagem de trem

As passagens não são nada baratas – R$ 80, ida e volta (http://www.vli-logistica.com.br/sustentabilidade/trem-turistico/), só ida R$ 70.

Grátis até 5 anos, já de 6 a 12 anos, estudantes e maiores de 60 pagam meia.

Em todos os casos é necessário apresentar documento, e dá pra comprar online https://www.guichevirtual.com.br/.

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças

Horário Maria Fumaça

Os horários são pensados pra ir de manhã, passar o dia na outra cidade, e voltar de tardezinha. É só se programar!

Independemente de fazer ou não o passeio, vale muito a pena visitar o Museu Ferroviário de São João del Rei – que fica dentro da estação. Tem vários vagões e algumas locomotivas em exposição, além de diversas peças e muita história da época que circulavam. Melhor ainda se der pra assistir a uma partida da Maria Fumaça ou ao giro da locomotiva (isto só em Tiradentes).

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças

Centro Histórico de Tiradentes e de São João del Rei

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com criançasCentro histório de Tiradentes

Tanto em São João del Rei quanto em Tiradentes passeamos pelo centro histórico. E visitamos igrejas, como não podia deixar de ser. A Igreja do Carmo, em São João, por exemplo, tem um pequeno e curioso Museu dos Sinos, além de uma vista bacana da cidade e da nave central da própria igreja. E a Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, que fica lá no ponto mais alto da cidade tem uma vista linda da região. Parar pra escutar o guia ali foi bem interessante – até aprendemos porque a pomba é o símbolo da paz!

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças
Igreja da Formatura-São João del Rei

São João del Rei já cresceu um tanto e as construções contemporâneas se misturaram com as antigas, quebrando um pouco o encanto. Tiradentes, sem dúvida, se manteve mais charmosa e turística: 100% do centro velho só de casarões antigos, hoje ocupados por hotéis, restaurantes, bares e muuuitas lojas de artesanato (trabalhos lindos que só os mineiros sabem fazer!). Uma viagem no tempo. Pra entrar no clima de vez, tem charretes pra família dar uma voltinha saindo da praça principal, que chama Largo das Forras. Mas prepare-se pros preços salgados também.

Dica para quem está viajando com bebê:

Em qualquer caso, prefira um canguru ou sling pra levar os bebês e não solte a mão das crianças pequenas, porque o calçamento de ambas as cidades é pura pedra e irregularidade. Carrinhos de bebê não cabem nas calçadas e travam nas ruas ou, no mínimo, chacoalham muito o passageirinho.

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças
Casa de Bonecos – Companhia de Inventos

Minha frustração foi não conseguir encaixar entre os eventos da formatura uma ida ao teatro de marionetes a fio. Em Tiradentes, a Companhia de Inventos é especializada nisso e oferece espetáculos há 30 anos, no Teatro de Bonecos (Rua Direita, 288 – Centro Histórico). Me lembro do quanto fiquei apaixonada por marionetes quando, durante uma viagem pra Alemanha, aos 15 anos, fui levada a um teatro de marionetes. Não entendia nada do que falavam, meu tio ia traduzindo o que podia da história, mas o movimento e a expressividade daqueles seres eram hipnotizantes.

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças

Bom, fica esse forte motivo pra voltarmos! E com certeza voltaremos!

Hotel em São João del Rei

Pousada Morro dos Ventos

Tem espaço kids ao lado do refeitório, piscina, campinho de futebol e de peteca, muita área verde. Fica em São João del Rei.

Pousada Estação do Trem

Como sugere o nome, fica do lado da estação de São João del Rei, bem perto do centro e tem quartos espaçosos pensados para famílias.

Hotel em Tiradentes 

Pousada Trem Do Imperador
Muito curioso! Alguns dos quartos são como vagões de trem! Fica em Tiradentes.

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças

Pousada e Sítio Serra Azul

Tem parquinho pros pequenos, piscina com área rasa e área funda, além de uma hidro. Muita área verde. E uma vista linda da Serra Azul. Fica fora da cidade, bem no meio do caminho entre São João del Rei e Tiradentes.

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças

Hotel Fazenda Pontal de Tiradentes
Tem cavalo para andar à vontade, animaizinhos pra visitar, uma piscinona, lago pra pescar e parquinho pros pequenos.

Pousada Berço da Liberdade

A 100 metros da estação de trem de Tiradentes e pertinho do Centro da cidade, tem parquinho no jardim para os pequenos e área de jogos coberta (tênis de mesa, bilhar e pimbolim) pros maiorzinhos.

Restaurante em Tiradentes

Restaurante Cia do Boi
A 100 m do Largo das Forras, fica este restaurante com espaço kids ar livre e em área calçada, coberta por guarda-sóis. R. dos Inconfidentes, 92, Tiradentes

Passeio de trem Tiradentes - São João del Rei com crianças

Leia outros textos com dicas de Tiradentes com crianças:

Tiradentes com crianças

Lugares para viajar com a família

A Rê Mesquita é mãe do Noah, do Liam, e tem rodinhas nos pés. Ela já conhece mais de 15 países, e vem reaprendendo a viajar desde o começo de 2017, quando o Noah nasceu. No meio de 2019, o Liam chegou para reforçar esse aprendizado. O mais importante pra ela é descobrir novos caminhos com os pequenos e não parar nunca de viajar.

 

Mais posts da Rê Mesquita:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here