Santos com Crianças

Santos foi minha última boa surpresa em relação às crianças! Essa cidade de praia bem pertinho de São Paulo (cerca de 1h) é conhecida por ter muitos moradores 60+, mas descobri que tem muita coisa legal pros 12- também! 😉 Confira como foi nossa experiência em Santos com Crianças.

Santos com Crianças

Das outras duas vezes que tinha ido lá ainda não tinha filhos e eu praticamente só passei um dia na praia e um fim de semana para a festa de casamento de amigos. Dessa vez fomos pra curtir Santos com meu sogro, que é torcedor fanático do peixe. E esse “passeio” temático foi a primeira coisa que o Noah fez, no mesmo dia em que chegamos. Mesmo ele tendo menos de 3 anos, me senti tranquila pra deixá-lo ir ao estádio com o pai, o avô e a namorada. A Vila Belmiro tem um público bem família, muitas mulheres, muitas crianças… bem diferente do que costumo ver nos estádios de São Paulo capital. E foi tudo em plena calmaria. Eles vibraram com os gols do Santos e voltaram felizes.

 

Santos com Crianças

Santos com Crianças: beira-mar

Escolher um hotel bem de frente pra praia, o Hotel Imperador, foi uma mão na roda pra eu poder passear com o Liam (de 5 meses) pelo calçadão da beira-mar enquanto eles estavam no jogo. Ou melhor dizendo, passear pelo “maior jardim de orla do mundo” que colocou Santos no Livro dos Recordes, em 2000: são 5.335 metros de comprimento em larguras de 45 m a 50 m, um total de 218.800 mil metros quadrados.

Tudo muito bem cuidado, com uma ciclovia bem demarcada, diversas áreas de lazer para andar de patins, de skate, playgrounds, além de vários quiosques, esculturas, fontes, monumentos e o que é mais raro no Brasil: banheiros públicos ao longo da praia. Cartão postal e orgulho da cidade com vários atrativos que divertem os pequenos, e agradam também os maiores.

 

Santos com Crianças

 

As praias de Santos

Santos é uma longa faixa contínua de areia dividida em trechos de acordo com os “canais” que cortam a cidade. Construídos na primeira metade do século passado para escoar a água das chuvas e dos rios sem misturar com o esgoto, os canais desembocam no mar. Não é exatamente uma Veneza, são como riachos canalizados, que se tornaram pontos cardeais para entender a cidade.

Cada trecho tem seu nome: Praia do José Menino (da divisa com a cidade de São Vicente até o Canal 2), Praia do Gonzaga (entre os Canais 2 e 3) e Praia do Boqueirão (entre os canais 3 e 4), que compartilham o point de Santos, na desembocadura do Canal 3 – equivalente ao Posto 9 de Ipanema, no Rio -, Praia do Embaré (do 4 ao 5) – que concentra os quiosques 24 horas e um point de paquera dos moradores de Santos -, Praia de Aparecida (do 5 ao 6) – onde fica a “fonte do sapo”, local das famílias locais curtirem com os filhos – e Ponta da Praia (do 6 ao 7) – onde o mar é mais calmo e mais indicado pra criançada, caiaque e stand up.

Meu hotel era bem próximo do Canal 1, e quase de frente para uma escultura gigante da Tomie Ohtake, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil. Nessa área, o mar tem mais onda e é bem de surfistas, mas foi onde deu tempo de entrar no mar. A estrutura dali também atrai muitas famílias, porque tem playground, vários quiosques e banheiro. Às vezes sentimos um cheiro de esgoto, mas a praia é própria pra banho e o emissário submarino só libera os dejetos em alto-mar.

Santos com Crianças

 

Outras atividades em Santos com crianças

Ali pertinho fica também o Orquidário, que na verdade é um “parque zoobotânico”, como diz no seu nome, e tem vários animais soltos e presos – muitos deles resgatados de maus-tratos e que não puderam voltar para a natureza. É bola certa pra entreter a criançada. A área do playground tem vários brinquedos de madeira e um labirinto bem divertido, tudo com piso emborrachado – o que salvou o Noah de ficar ralado na hora e meia que brincou ali com outras crianças.

Outro passeio que não pode faltar pros pequenos é o Aquário. Bem famoso, foi o primeiro aquário público criado do Brasil, em 1975. Está um pouco caidinho, precisando de manutenção e renovação, mas tem uma boa variedade de espécies e cenários. Várias janelas menores com gêneros marcantes, como moreias e baiacus, e alguns tanques grandões com tartarugas, arraias, tubarões e outros tipos surpreendentes. Tem até uns pinguins muito animados.

Tivemos a sorte de pegar o mergulhador da limpeza esfregando o vidro. Muito engraçado ver o homem com aquela parafernália toda de tubo, máscara e pé de pato se contorcendo pra se manter lá embaixo, já que o corpo tendia a subir, enquanto os peixinhos e peixões circulavam ali em volta como num salão de baile.

Os shopping de Santos

Estendemos o fim de semana até segunda, mas pegamos um dia chuvoso, as atrações estavam todas fechadas e o único que nos restou foi ir ao shopping. Eram três as opções: Praiamar, Balneário e Miramar. Recomendaram pra gente o Praiamar por ter uma área de jogos pras crianças, a YouPlay. O preço foi salgado (R$40 por 1 hora), mas a estrutura é excelente. Ver a decoração de Natal e o Papai Noel foi a cereja do bolo pros meninos.

Queremos voltar para conhecer o Sesc enorme de lá, que tem um espaço infantil maravilhoso, e andar de bondinho pelo centro da cidade. Cobre vários pontos turísticos por um preço bacana (R$ 7). Durante o trajeto os passageiros podem descer até três vezes para visitar o que desejarem e depois pegam o trem seguinte. Uma bela sacada para levar os turistas para passear de uma forma diferente, sempre muito convidativa e que encanta muito a criançada, principalmente no Brasil onde temos tão poucos transporte sobre trilhos.

Além de tantas atrações pros turistas, Santos tem vida própria, muito além da alta temporada. A cidade concentra grandes negócios, escritórios e centros médicos, é a referência da baixada santista. Tem bons restaurantes, bons hotéis e uma boa qualidade de vida. Já Mongaguá, Praia Grande e Guarujá são cidades dormitório para os locais e de veraneio pros turistas.

Hotel em Santos com Crianças

Hotel Imperador: não tem mais o espaço kids que anuncia na placa da fachada, mas tem uma localização excelente, quartos grandes e um café da manhã caprichado.

Novotel Santos: este, sim, tem uma sala bem bacana toda pensada pros pequenos. Não fica na avenida da praia, mas está perto – a quatro quarteirões.

Parque Balneário Santos by Atlantica Hotels: fica a 50 metros da praia e tem área de recreação interna, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças para entreter os pequenos.

A Rê Mesquita é mãe do Noah (3 anos), do Liam (5 meses), e tem rodinhas nos pés. Ela já conhece mais de 15 países, e vem reaprendendo a viajar desde o começo de 20017, quando o Noah nasceu. No meio de 2019, o Liam chegou para reforçar esse aprendizado. O mais importante pra ela é descobrir novos caminhos com os pequenos e não parar nunca de viajar.

 

Mais posts da Rê Mesquita:  

As melhores praias de Ubatuba

Ubatuba além das praias

Campos de Jordão.

Leia também:

São Paulo com Crianças 

Maresia com Crianças 

Dias nublados em Ubatuba 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here