Creta na Grécia

As ilhas gregas tem praias paradisíacas e muitas delas tem mar calminho, perfeito para famílias. Já conhecia algumas praias, como Thassos e Santorini (um dos destinos mais incríveis que já fui)! Desta vez, nossas férias foram em Creta, na Grécia, um roteiro muito especial com as crianças, com passeios de barco, mergulhos em águas transparentes e muita comida gostosa.

Creta na Grécia

Eu tinha muita curiosidade de conhecer Creta, a maior ilha grega, um dos principais destinos turísticos do país. Creta fica no mediterrâneo mas é muito próxima da Líbia e também da Turquia. A posição é super estratégica para comércio entre povos egípcios, afegãos, romanos, gregos, venezianos, otomanos durante milhares de anos. E tem influências na culinária, na arquitetura e na arte de todos estes povos. Segundo os mitos, foi onde nasceu Zeus e onde morava o Minotauro.

Creta, na Grécia, com crianças

Viajar por Creta com as crianças foi muito legal, vimos muitas famílias nas praias, no centrinho (Old Town) de Chania, nos restaurantes e nos sítios arqueológicos. A maioria das praias que visitamos tem mar calminho, azul, transparente e areia (com exceção de Seitan Limania que tem pedrinhas). Alugamos um carro com cadeirinha para bebê e levamos carrinho daqueles leves e práticos. Nos hotéis pedimos bercinho e nos restaurantes a comida das crianças sempre vinha antes.

Ilhas Creta

Nosso roteiro de 10 dias em Creta, na Grécia, com crianças

Nosso roteiro em Creta foi de 10 dias. Embora dez dias seja bastante, não é o suficiente para conhecer a ilha toda com calma (e com crianças). Optamos por conhecer as praias próximas de Chania (Costa Oeste), Elounda e Spinalonga (Costa Leste) e o Templo no Minotauro (knossos) em Herklion (capital). Não conhecemos as praias do Sul.

Divando entre as oliveiras em Creta

Para passear pelas praias, o ideal é alugar um carro.

Para quem vai fazer um roteiro de 4 ou 5 dias, o ideal é usar Chania como base, a cidade mais charmosa e várias das praias mais charmosas ficam próximas a ela.

Dia 1- Heraklion

Nós chegamos por Heraklion, a capital, que não é tão charmosa, mas tem vôos diretos de diversas cidades na Europa. Depois do longo voo, optamos por passar duas noites nas praias da região para que adultos e crianças pudessem se recuperar da viagem.

Escolhemos um hotel em Malia, cera de 30 minutos do aeroporto. Maia é um praia bem sem graça e turística, mas o hotel era simpático e havia muitas opções de restaurantes por perto.

Hotel em Malia: Dedalos Hotel

Um hotel com ambiente familiar e atendimento muito simpático

Dia 2- Kastelli, Elounda e Spinalonga

Depois de tomar um café da manhã gostoso no hotel, pegamos o carro e fomos em direção a Elounda, uma praia na costa leste. No caminho passamos por muitas oliveiras e por pequenas cidades muito fofas nas montanhas, entre elas Kasteli.

Creta na Grécia

Há barcos que saem de diversos pontos de Elounda (ou Elunda) para visitar Spinalonga. Eu recomendo ir até Plaka, pois o trajeto até a ilha é mais rápido.

Creta na Grécia
Em Plaka esperando o baro para Spinalonga

Spinalonga é uma ilha onde ficam as ruínas de um vilarejo para onde eram enviados paciente de hanseníase durante 3 décadas no século XX. A ilha teve uma importância estratégica e funcionou como forte tanto para veneziano como para otomanos durante séculos. A visita dura 1h30 e a vista é muito bonita.

Creta na Grécia
Creta na Grécia

Aproveitamos para passear por Elounda, que tem restaurantes a beira-mar, sorveterias e lojinhas muito bonitinhas com cangas, tecidos e artesanato.

Creta na Grécia

Elounda tem muitas opções de Villas e resorts para quem gosta de hotéis mais sofisticados.

Dia 3 – Chania

Creta na Grécia

Chania fica a 140 km de Heraklion, a viagem levou pouco mais de duas horas e é quase toda pela beira do mar. A paisagem é lindíssima e as estradas são muito boas e sinalizadas, o nome das cidades é escrito em grego mas também no nosso alfabeto.

No hotel, encontramos com meus pais que vieram pelo aeroporto de Chania. Na nossa chegada fomos almoçar em um restaurante de um hotel na beira da praia e foi muito gostoso.

Creta
Nosso primeiro almoço foi em um hotel de frente para o mar muito próximo do nosso hotel.

Primeiras impressões de Old Town, em Chania

Ficamos hospedados em uma praia chamada Kalamaki, 6km do centrinho (Old Town) de Chania. Todos os dias fomos para uma praia diferente e para Old Town, achei a localização do nosso hotel prática tanto para a saída para as praias como para nosso fim de tarde no centrinho da cidade murada.

Creta na Grécia

A noite fomos conhecer Chania e fiquei apaixonada pelas ruelas, pelo porto Veneziano, pelo farol e pelos restaurantes! Muito feliz por saber que poderia voltar lá e entrar nas lojinhas e me perder nas ruas. Brinquei com uma amiga falando que Chania parecia ser o “berço dos restaurantes co velinhas”.

Creta na Grécia
Creta na Grécia
Creta na Grécia

Dica para quem está de carro: Ao redor do centrinho há vários estacionamentos gratuitos mas eles ficam bem cheios ao longo da noite. Vale a pena chegar cedo.

Hotel em Chania: Elias Kalamaki

Dia 4 – Old Town

Creta na Grécia
Do museu Naval vemos o farol e todo o porto veneziano de Chania

A previsão era de chuva então aproveitamos para voltar para Old Town em Chania e conhecer melhor. Fomos no Museu Naval que explica mais sobre as guerras e batalhas que aconteceram em Creta e tem uma vista privilegiada do Porto Veneziano e do farol.

As crianças adoraram ver as maquetes dos grandes navios e submarinos.

Dia 5 – Old Town

Começamos o dia na piscina de um hotel da mesma rede que o nosso, mas que ficava na beira pra praia, e terminamos, mais uma vez em Old Town, o centrinho de Chania.

Old Town Chania

Dia 6 – Balos

Balos é um dos pontos altos da viagem, uma das praias mais bonitas da Grécia. O acesso até ela é um pouco mais complicado. Existem 3 maneira de chegar em Balos:

• carro + trilha a pé (cerca de 30 minutos)

• ferry (cerca de 1.000 passageiros) saindo de Kissamos ou Old Townhoras

• voadeira (cerca de 13 pessoas) saindo de Kissamos ou Old Town

Creta na Grécia

Como nosso grupo era grande fomos de voadeira. O passeio dura cerca de 6 horas. O destino final é Balos mas na ida para Gramvousa em e na volta faz paradas para mergulhos em pequenas praias praticamente desertas e maravilhosas. A cor do mar é azul e a visibilidade é de dezenas de metros. Todas as praias por onde passamos tinham o mar bem calminho e rasinho por uma faixa bem extensa.

Gramvousa

Balos não tem estrutura nenhuma (lanchonetes ou restaurantes) mas tem alguns guarda-sóis com cadeiras.

É uma das praias mais lindas que vi na vida!

Dia 7 – Falassarna

Depois de visitar Balos, eu não tinha muitas expectativas mas Falassarna conquistou meu coração.

Falassarna é linda, o mar é calmo e transparente e tem algumas vantagens em relação as outras praias: ela fica a 50 km de Chania, é possível chegar de carro até bem pertinho da praia, o estacionamento é fácil e gratuito e tem estrutura – restaurante com comidinhas, cadeiras e guarda-sol. Perfeito para um dia em família na praia.

Dia 8 – Elafonisi

Elafonisi
Creta na Grécia
Areia rosa

Cada praia com seu charme. Elafonisi fica um pouco mais afastada (quase 1h40 de Chania) mas também é possível chegar de carro até próxima areia (não tem trilhas). Elafonisi é conhecida pela faixa de areia cor de rosa. O rosa não chega a ser o destaque, mas a paisagem em geral é lindíssima. Não tem restaurantes tão estruturados como em Falassarna, mas também tem algumas comidinhas e bebidas.

Na volta paramos em um pequeno vilarejo chamado Elos, que tem poucos habitantes mas 3 ou 4 tavernas gregas típicas com comida boa (e barata). Vale a pena reservar porque todo mundo quer para lá na volta da praia.

Tradicional Tavena Filoxenia

Tel.: +30 28220 61322

Dia 9 – Seitan Limania e Stavros

Creta na Grécia

Seitan Limania é uma daquelas praias mais lindas e instagramáveis do mundo! Ela lembra algumas praias que conheci na Puglia (Itália) e fotos de praias em Zachinthos (outra ilha grega). Um dos lugares mais lindos do mundo. Mas… o acesso é bem complicado. A praia é minúscula, para ir é preciso chegar cedo (até 9h30 da manhã) e se arriscar por uma trilha-pirambeira daquelas complicadas. Meus pais, meu irmão e as crianças pequenas resolveram não se arriscar. Para nós foi “ok”. Não é um trecho muito longo, mas não obedece a muitos critérios de segurança. De qualquer maneira, preciso registrar que havia outras crianças menores que a Luiza e alguns pais que levaram crianças naqueles cangurus e que pareciam bem à vontade.

Creta na Grécia
Trilha para a praia

Achei que valeu muito a pena ter ido e recomendo o passeio até lá, mesmo para quem não vai descer até a praia!

Creta na Grécia

Em seguida fomos conhecer Stavros, que ficou famosa pois foi a praia onde foi filmada Zorba, o grego.

Creta na Grécia

Uma praia pequena, com um mar que parece uma lagoa com guarda-sol e um restaurantes bem próximo. Bem prática para crianças pequenas. Os pequenos (2 e 5 anos) se divertiram no pedalinho.

Monastério

Outro passeio na região é visitar o Monastério Agia Triada, lindíssimo!

Creta na Grécia
Creta na Grécia

Dia 10 – Heraklion e o Palácio Cnossos (Minotauro)

No nosso último dia de viagem, fomos de Chania a Heraklio, de onde saiu nosso voo. Pegamos um hotel no centro, perto da arte histórica. Foi meio complicado conseguir estacionar e circular de carro porque as ruas são bem estreitas nesta região. Não recomendo.

Deixamos as malas e fomos conhecer o famoso Palácio Cnossos (Knossos), também conhecido como Templo do Minotauro. O local é um grande sítio arqueológico.

As ruínas do palácio são de dois mil anos atrás, e, embaixo delas já foram encontrados vestígios de construções e assentamentos de cerca de 4 mil anos atrás. É tanta história, são tantas civilizações, que é difícil processar em uma visita de algumas horas.

O mais curioso é que, diz a lenda, o Labirinto do Minotauro estaria sob os escombros dos palácios. Mas ele nunca foi achado. Existe uma teoria que diz que o labirinto seria o próprio Palácio pois ele tinha mais de 1500 cômodos e cada ambiente tinha cerca de 8 portas. Os cômodos não eram alinhados nem simétricos, então, caso alguém entrasse na primeira sala, e não soubesse que porta deveria abrir em seguida, poderia se perder rapidamente, entrando em dois ou três quartos, sem saber como voltar. O palácio foi construído desta forma para que só circulasse por ele quem tivesse informações o suficiente, como se fosse um código para chegar até o rei e a rainha.

O Palácio foi destruído depois de um grande incêndio, muitas batalhas e, provavelmente, alguns terremotos. A crianças ficaram bastante entretidas, às vezes pelos detalhes do o local, às vezes brincando de forma distraída.

Creta na Grécia

Recomendo que a visita termine no fim da tarde, a luz do pôr de sol estava linda.

Culinária grega: os pratos gregos que mais amamos e os restaurantes

Os pratos gregos mais agradaram as crianças foram os souvlakis, espetinhos de carne de frango acompanhados de batata frita.

Creta na Grecia

A salada grega é um clássico que repetimos exaustivamente (pepino, tomates, azeitona e queijo feta), também gostei muito da salada creta, uma espécie de salada de tomate no pão.

Nossa entrada preferida é o tzatziki (iorgurte e pepino).

Outros destaques são saganaki (queijo frito), mussaka, peixes e pratos com carneiro.

Creta

Depois da refeição é sempre servido um licor e uma sobremesa que pode ser uma bola de sorvete ou frutas.

Creta na Grécia

A cerveja local é a Mythos e o vinho é relativamente barato.

Restaurantes em Chania

Restaurante em Chania

Old Town tem um restaurante do lado do outro, um mais fofo que o outro. Muita culinária típica da região, muito italianos e alguns de grandes redes como Starbucks. Perto do nosso hotel em Kalamaki havia alguns restaurante mais modernos onde também comemos muito bem.

Restaurante Creta

Semiramis

Este foi o restaurante do nosso jantar de despedida. O mais charmoso de toda cidade velha: todo aberto, com fonte, buganviles e música ao vivo, muito gostoso.

8 Skufon street

Okeanida

Pequeno e simples na rua principal. Comemos muito bem.

Il Padrino

De frente para o Porto Veneziano

Aroma Cafe

De frente para o Porto, comemos aperitivos e tomamos uma cerveja.

Domenico

Sorveteria na rua principal

Restaurantes em Heraklion

O melhor lugar para comer é no centro histórico, onde a rua principal é fechada para carro e só passam pedestres. Nesta região fica a catedral, diversos restaurantes (dos mais turísticos até alguns mais requintados) e lojas.

Pasipahe

Simples e gostoso, fica ao lado do Palácio Knossos, deixamos o carro parado ali e caminhamos até a entrada, 100 metros.

Hotéis em Chania

Os hotéis em Old Town em Chania são muito charmosos, a maioria pareceu ser bem sofisticado. É uma opção bem prática para curtir as ruas, lojinhas e restaurantes da cidade antiga. No entanto não sei dizer se seria prático ficar hospedado lá com família. As ruas são fechadas para carros e talvez não seja muito prático para ir para as praias, como nós fizemos diariamente. Nós ficamos hospedados fora do centro e nosso apartamento tinha dois quartos grandes e convenientes para nossa rotina de praia. O hotel tinha piscina e estacionamento.

De qualquer maneira, ele faz parte de uma rede chamada ELIA que tem outros hotéis tanto em Old Town, quanto em outras praias. Vale a pena pesquisar.

Hotel em Chania: Elia Kalamaki

Melhor época para ir para Creta, na Grécia

Praias Creta

O verão (julho-agosto) é altíssima temporada, hotéis e restaurantes cheios e preços mais caros. O ideal é ir sem setembro. Maio e outubro também são boas opções embora a água do mar possa ficar um pouco mais fria.

Como chegar em Creta, na Grécia

Há voos direto de vários destinos na Europa, como de Zurique (Suiça) ou Londres (Inglaterra). Também há muito voos de Atenas.

De ferry é possível ir para Santorini, Atenas e outra ilhas gregas. O ferry é muito usado.

Regras sobre cuidados com Covid na Grécia

Como o turismo é muito importante para a Grécia, o governo, como estratégia para abertura, vacinou os moradores da ilhas logo que saiu a vacina. É necessário apresentar teste negativo PCR antes de entrar em cada ilha, mesmo quem tem vacina completa. Nas lojas, museus e locais fechados é obrigatório o uso de máscara.

Ilhas Creta

Alugamos os carros com cadeirinhas pela RentCars.

Já viu nosso texto sobre Atenas com adolescentes?

Leia outros roteiros das nossas viagens em família:

Holanda de barco

Viagem de motorhome pela Escócia

6 cidades na Europa para ir com crianças

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here