As Melhores Viagens com crianças: Taipu de Fora

As Melhores Viagens com crianças: Taipu de Fora

Praia Taipu de Fora

Nestas férias conhecemos um lugar simplesmente paradisíaco: Taipu de Fora. A praia ainda é bem isolada e preservada.  Sem dúvida uma das mais bonitas do Brasil. Fica na Peninsula de Maraú (Bahia), na chamada Costa do Dendê, relativamente perto de Itacaré (mas, na minha opinião, não vale a pena conhece-la em uma day trip).

A maneira mais fácil de chegar é por Ilhéus, fica a 150 km. A viagem dura cerca de 3 horas, pois grande parte do trajeto é em estrada de terra. Nós fomos por Salvador (para nós era mais prático porque depois fomos para outras praias). Salvador fica a 200 km, mas o trajeto precisa ser feito por carro-barco-carro-balsa. Outra opção é fretar um pequeno avião (há diversas cias aéreas que fazem isto, para grupos maiores vale mais a pena do que ir de carro).

A praia de Taipu tem algumas pousadas, poucos restaurantes, uma lojinha e um pequeno mercadinho. Ela é conhecida pelos corais. Muitas pessoas vem das outras praias para passar o dia, mas no final da tarde vai esvaziando e fica tudo muito calmo. A estrutura da praia são dois restaurantes e algumas barracas de tapioca, acarajé, água de coco e outros quitutes. Quem precisa de mais alguma coisa para ser feliz?

Não pise nos coral

Mergulhamos muito, todos os dias. Mesmo no rasinho é possível ver muitos peixinhos coloridos. A praia nunca fica cheia demais, nem na alta temporada. Para encontrar um pouco mais de agito é preciso ir até Barra Grande. São 7 km (de estrada de terra/areia) feitos em jardineiras (na carroceria das picups) ou de quadriciclos. O centrinho de Barra gGrande é super charmoso, fechado para carros e com uma grande mangueira no centro da praça. Ao redor ficam lojinhas, uma igrejinha, um centro de capoeira e alguns restaurantes. Nosso preferido foi o Donanna.


Barra Grande barragrande2

Em todos os restaurantes há muitas opcões de sucos de caipirinhas de frutas locais (graviola, caja, mangaba, cacau, beri beri), vale a pena experimentar e eleger seu preferido.

Poucos restaurante ou lojinhas aceitam cartão de crédito ou débito e não há caixa eletrônico nem lá, nem em Barra Grande, é preciso ir até Camamu de barco, por isto é importante ter dinheiro vivo, cash!

Um por de sol inesquecível

Alguns lugares ficam mais mágicos por causa do por de sol. O da Ponta do Mutá, certamente é um deles. No fim da tarde, todo mundo para para ficar olhando o horizonte, é realmente muito bonito. Nos restaurantes há petiscos, bebidas e até música ao vivo.

Por de sol na Ponta da Mutá

Baia de Camamu

No dia seguinte fizemos o passeio das 5 ilhas. Há barcos grandes que fazem este passeio diariamente. Nós pegamos um barco só para a nossa família (esta é um vantagem de viajar em um grupo de 8 pessoas). Foi muito bacana! A primeira é a Ilha da Pedra Furada. Paramos em todas elas para mergulhar. Na última há dois ou três restaurantes, onde almoçamos.

Os barcos saem do pier de Barra Grande, de onde também saem as lanchas para Camamu.

Bahia de Camamu

ilhas2

Há alguns outros passeios que não fizemos como a trilha para a Lagoa de Cassage, a cachoeira, a Lagoa Azul e o farol (que podem ser feitos de triciclo).

 

Onde ficar

Em Barra Grande há muitooooosss hotéis e pousadas de várias faixas de preços. Há também algumas boas opções de casas para alugar. Nós ficamos em Taipu de Fora, que é mais isolado (quem precisa de uma farmácia por perto para se sentir seguro deve ficar em Barra Grande). Lá há mais algumas pousadas e hotéis mais sofisticados também. O mais conhecido deles é o KIAROA.

hotel

Piscina do Aytyaram

Nós ficamos hospedados na AYTYARAM. No Ano Novo (alta temporada) foi a pousada com melhor custo benefício. Ela é bonitinha, acomodou bem nossa família em um quarto, tem piscina e a opção de meia pensão. Fica na areia, perto dos restaurantes/bares de praia. A localização é excelente.

Outras opções de hospedagem:

ENCANTO DA LUA 

Charmosa e bem recomendada por amigos

TAIPU DE FORA

Super charmosa, mas não tem piscina. Jantamos lá uma noite.

KIAROA

A mais sofisticada, está no GUIA BRASIL

Onde Comer

Em Taipu há poucas opções de restaurante, a maioria não aceita cartão de crédito:

BUDA BEACH (bar de praia com música, cadeiras, guarda-sol e serviço na areia)

BAR DAS MENINAS bar de praia com música, cadeiras, guarda-sol e serviço na areia)

PORTOFINO PIZZARIA Opção de massas e pizzas feitas no forno à lenha

Jantamos no restaurante da pousada Taipu de Fora, a comida estava muito boa e lá aceitavam cartão de crédito.

Em Barra Grande há várias opções, os mais recomendados são:

DONANNA (charmoso, comida boa e ótimo atendimento)

TAPERA (charmoso, comida boa e ótimo atendimento)

O DECK (mais jovem, na praia, com música)

Mapa Costa do Dendê

Leia também:

Férias em Barra Grande

Mergulho de Cilindro para crianças

Patricia Papp é mãe do Pedro (13 anos) e da Luiza (8 anos) e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

17 comentários

  1. ResponderChris Ferreira

    OI Pati, mais uma ótima dica. Vai ficar registrada para quando eu for para Itacaré com as filhas. Quando eu estive na Baía de Camamu eu não tive sorte. Peguei uns dias muito feiozinhos. Não sei se pelo fato de eu estar indo de Morro de São Paulo, acabei achando meio sem graça. Tenho que dar outra chance ao local.

    beijos
    Chris

  2. ResponderChris Ferreira

    Oi Pati, respondendo aqui as perguntas: eu fico no Hotel Buhler que é o único com infra para crianças e fica em Maringá que tem várias opções de lazer por perto.
    Eu já fui umas 3x no Carnaval e sempre peguei muita chuva. Fica cheio, mas não do tipo impraticável. O feriado que Mauá fica muito ruim é na semana santa, não sei porquê. kkk Talvez por ser uma época de menos chuva. Aqui eu falei um pouco do Buhler e das opções em Maringá. http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2013/01/visconde-de-maua-com-criancas-e.html
    beijos

  3. Pingback (citações em outros sites/blogs): Mergulho (de cilindro) para crianças | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  4. Pingback (citações em outros sites/blogs): As Melhores Viagens com Crianças – Dicas | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  5. Pingback (citações em outros sites/blogs): Dicas de praias na Bahia | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  6. ResponderTiago

    Olá, Patrícia, obrigado pelo relato! Estou indo para Taipu de Fora com minha esposa e dois filhos em janeiro. Vou de carro mesmo até lá. Vc sabe me dizer se consigo chegar de carro até Barra Grande, indo de Taipu?

    1. Responderpatipapp

      Oi Tiago, sim, o trajeto entre Barra Grande e Taipu é relativamente curto e é feito de carro. A estrada é muito ruim, mas se você tem espírito esportivo, vai ser tranquilo! Como eu estava sem carro, precisava usar “taxis”(que na verdade são “caronas”na caçamba de pick ups). Ou seja, estando no seu proprio carro é bem melhor. Independente disto, tanto Barra Grande quanto Tauipu são UM SONHO! Um paraíso na terra.

  7. Pingback (citações em outros sites/blogs): As viagens de 2013 | COISAS DE MÃE I Patrícia Papp

  8. ResponderBatista

    Patrícia,
    Também vou conhecer Taipu de Fora, com esposa e filha em Janeiro/14. Vocês mergulharam com cilindro em Taipu? Tem operadora de mergulho por lá?

  9. ResponderMalu Shin

    Olá Patrícia, ótimos relatos, sempre encontro seus posts quando pesquiso viagens com crianças, parabéns!
    Em janeiro irei para Barra Grande/Taipus, comprei passagem para Salvador e pretendo ficar os 11 dias por lá com meu marido e meus dois moleques de 4 e 6 anos. Parece que o traslado Salvador-ferry-Camamu-Barra Grande de taxi é bem caro ($750,00?). Vc acha que vale a pena alugar um carro e dar a volta até a BR030 e chegar a Taipus/Barra Grande de carro? Se fossemos só nós dois, iria pelo mais barato – ônibus até Camamu (5hs) e barco (1h30min), mas acho que as crianças vão cansar muito. Qual foi a sua opção?
    Penso em ficar em Taipus, mais tranquilo, mas ainda não decidi. Tem jardineiras no final da tarde de Taipus para Barra Grande? Vc sabe o valor?


    1. Autor
      ResponderPatrícia Papp

      Ola Malu! Eu fiz o transfer de taxi e foi bem caro, acho que um pouco menos do que R$ 750 (talvez você possa negociar). Na época não pensei em alugar carro,se vocês se viram bem de carro (não se perdem e gostam de dirigir) acho que pode ser uma boa. As tais jardineiras são baratas, mas BEEEEEEM precárias. Agora, é importante se informar sobre a estrada, pois nós fizemos Barra Grande – Camumu de barco, não sei como é o trajeto de carro.

      É bom ficar bem preparado psicologicamente pois as estradas entre Ilheus e Taipu e Taipus e Barra GRande são desastrosas, um burraco só. Não estou falando isto para desanimar, pelo contrario, iria de novo todos os anos se pudesse, pois é lindo demais, tranquilo, paradisiaco. Mas é sempre bom estar preparado, sabendo o que vai enfrentar ne?

      De qualquer maneira, carro, ônibus ou carro alugado, a verdade é que o trajeto é realmente cansativo. Seja qaul vocês escolherem, nada que uma noite bem dormida e um mergulho não apague da memória!

  10. Pingback (citações em outros sites/blogs): As melhores praias do Brasil com crianças: palavra de Blogueiros! | Viajando com Pimpolhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *