Cancun é o destino mais famoso do Caribe mexicano: #fato. Hotéis suntuosos, baladas agitadas e shoppings com grifes famosas a preços convidativos. Entretanto, você pode ficar bastante limitado se estiver viajando com crianças, pois será pouco provável que você caia nas baladas com eles e, levá-los as compras pode ser uma grande roubada. Ou seja, é bom que seu hotel seja realmente incrível ou você poderá, em três dias, estar desejando voltar para casa.

 
Quer dizer que não dá para viajar com crianças para a Riviera Maya? Dá sim, e dá para se divertir muito! Minha dica para viajar com a família é Playa del Carmen. Uma cidade linda, acolhedora e charmosa, com cerca de 150 mil habitantes que,  ao contrário de Cancun, é menos americanizada e mais cool. 


Os hotéis são menos grandiosos e mais intimistas, os bares mais descolados e as praias mais tranquilas, tudo centralizado nos arredores da 5ª Avenida o que facilita muito a vida de quem está viajando com crianças pois tudo fica há algumas quadras de distância, dispensando a necessidade de carro, táxi ou ônibus.

5ª Avenida decorada para o Día de Muertos
Na 5ª Avenida você vai encontrar lojinhas lindas com objetos de arte, decoração e acessórios super cool, lojas de grifes, grandes lojas de perfumes, lojas de cacarecos e souvenirs (das grandes até as menorezinhas) e até um shopping bem bonitinho com lojas legais. 


Para jantar, almoçar ou fazer um lanchinho, você encontrará desde restaurantes mais sofisticados até redes de fast food. Comida mexicana, italiana, americana, argentina, uma verdadeira mistura gastronômica. Eu recomendo o 100% Natural, na 5ª avenida mesmo, ambiente agradável comida gostosa, bom preço e boas opções para as crianças. Se quiser estender a noite a avenida também tem muitos bares, dos descolados e animados aos mais tranquilos no estilo lounge. A maioria destes lugares são totalmente child-friendly, com mesas ao ar livre, de frente para o calçadão.
 
Macarrão com frutos do mar do Restaurante 100% Natural.
Se precisar de um momento de introspecção, também tem uma igrejinha linda (aberta até altas horas) que vale a visita nem que seja para conferir o altar de vidro, lindo, lindo.
 
Parroquia Nuestra Señora del Carmen com seu altar em vidro, um charme!
As praias não preciso nem dizer, né? Mar caribenho azul turquesa, areia branca e fininha, águas tranquilas e sol, muito sol. Nas praias é possível alugar “camas” para se esticar e ficar alí tomando um suco enquanto as crianças se divertem. Alguns hotéis oferecem vouchers de desconto para locação de camas, cadeiras e guarda-sóis. Aliás, minha dica de hospedagem é o Illusion Boutique Hotel.

 

Atendimento nota 10, ambiente charmoso, café da manhã delicioso. Os quartos possuem camas extras perfeitas para crianças, o preço é bom e a localização perfeita, na 8ª Avenida quase
esquina com a 5ª.  Ao lado do Illusion tem o bar/restaurante Muza, com comidinhas bem saudáveis e gostosas. Para os adultos recomendo o Homus com um suco de cenoura. Para as crianças, pizza!


Praia em frente ao Mosquito Beach. Há duas quadras da 5ª Avenida.

ESCAPADAS E DIVERSÃO

 

Mergulho e Snorkel
Pegue o Ferry no final da 5ª Avenida vá para Cozumel e curta a segunda maior barreira de corais do mundo. Não caia na tentação de alugar um carro, pois a grande atração por lá está na água, não vale a pena perder muito tempo rodando. Verifique a faixa etária exigida para os mergulhos.
Tartarugas gigantes
Em Akumal é possível fazer flutuação para observar as tartarugas gigantes. Demos sorte vimos cinco delas, muitos corais, peixes coloridos e uma arraia enorme! Os equipamentos estão disponíveis para locação na central de Snorkel e por 25 dólares é possível contratar um guia par te levar direto até ao local onde as tartarugas ficam. Se preferir dispensar o serviço você pode flutuar por conta própria, já que o arrecife fica há apenas alguns metros da areia. Mas atenção! Muito cuidado com crianças neste tipo de programação. O mar é muito calmo, mas sempre é preciso muita cautela e precaução.
 
Nadando com as tartarugas gigantes em Akumal.
Ruínas Maya e Playa Paraíso
Há 40 minutos de Playa del Carmen ficam as ruínas de Tulum, um sítio arqueológico de tirar o fôlego nas margens do mar do Caribe. Se estiverem em muitas pessoas, recomendo contratar um táxi. Vai custar por volta de 400 pesos (aproximadamente 70 reais) para ir e o mesmo valor para voltar. Negocie com o taxista, eles são flexíveis. Outra opção é pegar uma van até Tulum (40 pesos por pessoa, cerca de 7 reais). Você descerá há alguns metros da entrada do sítio arqueológico. Se estiver com crianças pequenas, pegue o trenzinho até a entrada, caso contrário, vá a pé pois são poucos metros. 
 
Ruínas em Tulum, com visão para o Mar do Caribe.
Recomendo o passeio nas ruínas pela manhã, quando o sol está mais fraco. Depois do passeio, pegue um táxi na saída e vá até Playa Paraíso (vai custar por volta de 50 pesos) e aproveite o resto do dia numa praia realmente paradisíaca. Areia fina, mar muito calmo, água azul extremamente clara, e quase nada de gringos. Lugar perfeito para passar o dia com as crianças.

 

Playa Paraíso, a praia perfeita para crianças.
Parques Temáticos
Também nos arredores de Playa del Carmen (cerca de 30 minutos de táxi) estão localizados parques onde as crianças (e adultos) podem se divertir e aprender sobre a cultura mexicana. Em Xcaret é possível nadar em rios subterrâneos, explorar ruínas, nadar com golfinhos e assistir espetáculos de dança folclórica. Xel-Ha é um pouco menor mas também tem diversas atrações que encantam a molecada. Vale a pena passar um dia em cada um deles. Ambos têm atrações para todas as idades. Xplor é voltado para quem gosta de aventura (e para crianças grandes), entre suas atividades: 13 triolesas, pontes suspensas, grutas, cenotes em um riquíssimo cenário subterrâneo cheio de estalactites e estalagmites.

SÓ PARA OS GRANDES

Cobá
Além das ruínas de Tulum, nos arredores de Playa del Carmen também está localizado o sítio
arqueológico de Cobá, com a pirâmide
Nohoch Mul e uma autêntica comunidade Maya, entretanto, não é um passeio recomendado para crianças pequenas, pois fica no meio de uma mata e é preciso caminhar bastante para chegar lá.
Chichén Itzá
O famoso sítio arqueológico de Chichén Itzá fica há aproximadamente 3 horas de carro de Playa Del Carmen. Apesar de ser lindo e valer totalmente a visita, não recomendo levar crianças pois o sítio é enorme (considere pelo menos 3 horas lá dentro) o sol é escaldante e o assédio dos vendedores chega a ser insuportável.
CANCUN
Ok, ok, você não quer deixar o México sem passar por Cancun? Que tal passar dois dias num hotel bacana para a família descansar antes de voltar para casa? Se ainda tiver pique, viste Isla Mujeres, outro paraíso altamente recomendável para ir com crianças. A dica é: alugue um carrinho de golf, pegue um mapinha da ilha (distribuídos gratuitamente) e passe o dia explorando as lindas praias de águas calmas. Para o almoço, visite o Mirador Punta Sur. Além da vista de tirar o fôlego tem e um barzinho bem gostoso para almoçar e um parque de esculturas que as crianças vão amar.

 

Mirador Punta Sur. Parada obrigatória para apreciar a paisagem.

 

Dicas da Halini, mãe do Marcelo e da Lara (que viajou sozinha desta vez)

8 COMENTÁRIOS

  1. ais uma vez aqui pedindo a sua ajuda, as suas dicas são sempre valiosíssimas. Bom, agira estamos pensando em ir pro Méexico em maio, eu, ,marido e filho de quase 5 anos. Temos 2 semanas e queria dividir a viagem em 3 partes: Playa del Carmen (5 dias), Cabcun (3 dias) e Miami (4 dias.
    Minha dúvida é se em Playa devi ficar num hotel normal ou num all-inclusive, ou mesmo num daqueles resorts na Riviera Maia. Não somos muito afetos a resorts nem a all-inclusive, gostamos de ter liberdade e passear bastante, queremos fazer os passeios da região, Cozumel, parques temáticos, Tulum..
    O problema é a alimentação do meu filho. Será que é fácil conseguir algo pra ele comer nos restaurantes de Playa? Ele gosta de comer comida de verdade (arroz, feijão, carne, massa) e não é de comer besteirinhas. o que vc acha? Acho que se ficarmos num all-inclusive, vamos perder dinheiro porque não somos aquele tipo de família que gosta de aproveitar o hotel. Estou pensando em deixar o resort para os 3 dias de Cancun. E depois vamos às compras em Miami.
    Vc acha que dá pra fazer essa viagem desempacotada ou seria melhor ver com alguma agência, de repente eles tem algum pacote de hotel e passagens que valham a pena. Estive olhando preços de passagens e achei tudo muito caro. O que vc acha? Esse hotel que vc ficou é all-inclusive, será que trabalha com regime de meia-pensão (ideal pra nós).
    (desculpe tantas perguntas)

    abs e obrigada

  2. Oi Ivana, tudo bem? Puxa que legal que você vai fazer uma viagem para o México com o seu filho! Vocês vão curtir muito, estou APAIXONADO por aquele país! Acho que a viagem de vocês está bem distribuida em termos de datas e eu realmente não recomendo All inclusive em Playa del Carmen. Tem muita coisa legal e muito restaurante bom, chega a ser um desperdício ficar preso num hotel, por melhor que seja! Além do mais, os grandes resorts ficam um pouco afastados da 5ª Avenida e vocês vão perder a liberdade de caminhar pela cidade. Este hotel que fiquei é bem gostoso. Simples, mas muito acolhedor e com uma equipe nota 10. Eles não oferecem almoço, apenas café da manhã, que aliás é muito gostoso! Coladinho com este hotel tem o Muza, que serve refeições naturais excelentes. Na 5ª Avenida (há uma quadra do hotel), tem restaurantes italianos, onde vocês podem pedir uma massinha. No 100% Natural tem sopinhas deliciosas (peça para não colocarem pimenta) e também existem restaurantes que servem filés (não sei recomendar nenhum porque quase não como carnes). Sobre as compras, recomendo que verifique as possibilidades no Panamá. Os preços são ótimos (ouvi dizer que melhor que Miami) a cidade é bem bonita e vocês não precisam sair da rota. No próprio aeroporto é possível fazer ótimas compras! Em Cancun, opte por um hotel mais “bacana” pois o que eu fiquei, por exemplo (GR Solaris) era bom mas a comida era horrível. Vale a pena pagar mais por um hotel bom por lá, mesmo que você vá fazer passeios. Ah, não deixe de passar um dia em Isla Mujeres! Seu filho vai adorar! Enfim, estou a disposição no que precisar, tá? Um beijo, boa viagem e depois venha contar como foi!

  3. Halini,

    Muitíssimo obrigada pelas dicas. Estou pensando assim mesmo. Quanto ao Panamá, não tinha me tocado. A Copa é que tem os melhores preço, de repente, dá pra fazer compras na conexão da volta. Vou me informar melhor.

    bj

    Ivana

  4. Oi Halini,

    tentei fazer a reserva pelo booking e vi que eles não aceitam crianças. Mandei um e-mail pra eles perguntando… Do mesmo grupo tem o hotel Hacienda Paradise, e este parece que aceita. Vc já ouviu falar dele?

    Obrigada

  5. Oi Ivana! Puxa, que estranho! Na semana que eu estive lá o hotel recebeu um grupo com umas 10 crianças! Talvez tenha restrição de idade, não seu. Vou checar com eles, se não nem adianta recomendar no post. Seria uma pena, pois o hotel é muito bom. Você chegou a falar direto com eles? Vi que tem um resort em Cancun entrar nas promoções da Zarpo dia 27. Dá uma olhada lá, talvez seja uma boa, passei em frente este hotel e parece ser muito bom.

    http://www.zarpo.com.br/invitation/customer_account/create/invitation/NzExMzU6YTFjMzZiMTI5YTI4ZGQ0Zjk0MWVjMTY3YThlNjg0MmE,/?___store=pt

  6. Oi tenho planos de conhecer a Riviera Maya em 2015, alguém poderia me ajudar?
    Não quero ir ao México para comprar coisas ou curtir baladas, vou com minha namorada e gostamos de conforto e sossego, minha prioridade é um bom hotel e principalmente a praia azul turquesa bem calminhas tipo piscinas (coisa que não vi em punta cana), pois adoro praia. Aguem poderia me indicar algum hotel legal para ir que tenha um bom custo beneficio (não ligo se for all inclusive), mais que tenha uma praia bem calminha em frente ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here