Viajar com bebê

Viajar com os filhos é uma vontade de muito pais e mães, mas quando eles ainda são bebês muitos pais ficam muito inseguros. É muito difícil saber como eles vão se comportar no avião, como vai ser para fazer uma viagem longa de carro, quais são os melhores lugares para conhecer com bebês de 3, 6 ou 9 meses. Uma dica que sempre dou é: comece a viajar com seus filhos quando eles ainda são pequenos. Na minha opinião, existem muitas vantagens de viajar com bebês!

Aqui no blog tem muitos relatos inspiradores de viagens com nossos filhos ainda bebês. A Luiza, com 1 ano de idade, já tinha ido para o litoral de Alagoas, para DisneyFoz de IguaçuDubai e Tailândia. Andou de avião, de carro, tuk tuk, bicicleta e barco! Hoje é uma super companheira de viagens!

Viajar com bebês

A Ana, também leva os filhos para tudo quanto é canto! Como ela mora na Europa, tem facilidade de viajar pelos países vizinhos.  Com 1 Ano De Vida já tinha feito 22 Viagens!

A Mari também viaja com as filhas desde pequenas! Já viu o post com perguntas e respostas que ela escreveu sobre as viagens em família?

Dúvidas sobre viajar com filhos

Tudo o que você precisa saber para viajar com bebê.

Algumas dicas são muito importantes se você ainda não fez a primeira viagem com crianças ou se já teve uma experiência e agora se sente preparado para fazer novas aventuras!

Viagens em família: sonho x realidade

Planejar viagens gera muita expectativa. Quando começamos a pesquisar, ler e ver vídeos sobre os destinos, nos imaginamos no lugar, tirando fotos na frente dos pontos turísticos, conhecendo lugares que sonhamos por anos. Quando incluímos nossos filhos neste projeto, começamos a imaginar eles fazendo parte deste cenários, aprendendo palavras novas, experimentando comidas e se interessando pelo lugar. Claro que isto não acontece na primeira viagem, principalmente se eles ainda são pequenos! Mas a vantagem de viajar com bebês é que, quando ele crescem, podem se tornar grandes companheiros!

Para mim, a grande mágica das viagens em família é o tempo que passamos juntos sem interrupção, sem correria, sem estresse. São vários dias curtindo a companhia um do outro. Com menos obrigações, menos trânsito, menos celular e mais conversas, mais comtemplação, mais risadas.

Claro que acontecem brigas e momentos estressantes, mas acho o saldo muito positivo. Tenho memórias maravilhosas (e álbuns incríveis) das minhas viagens com meus filhos desde que eles são bem pequenos.

Melhores lugares para viajar com bebês

A escolha do destino ideal para uma viajar com bebês de meses é bem polêmica. Quem nunca viajou com crianças pode achar que o local deve ter muita estrutura, mas a verdade é que quando nossos filhos tem 2 ou 3 meses o melhor lugar é com os pais: pode ser na praia, na montanha, em Paris ou Buenos Aires. O que importa é que o bebê esteja bem alimentado e com roupinhas adequadas.

Você pode viajar com bebês de 6 meses para destinos como Foz do Iguaçu, África do Sul ou para Disney (tem posts sobre todos estes destinos com bebês aqui no blog).

Quando as crianças começam a caminhar, recomendo incluir algumas paradas durante o dia para que a criança possa gastar energia e brincar fora do carrinho (ou do colo): pode ser um piquenique em um parque, uma brincadeira em um playground ou mesmo um vão livre em um museu ou uma praça. O que importa é que a criança se sinta livre.

Foz do Iguaçu com bebês

Viagem com bebê no Brasil

A vantagem de viajar com bebê no Brasil é que estamos EM CASA. A língua é familiar, conseguimos nos virar bem no caso de imprevistos, não temos dificuldade para pedir uma informação nem constrangimento na hora de pedir para esquentar uma papinha no hotel. Alguns destinos que recomendo para viajar com bebê de 1 ou 2 anos: Gramado, Beto Carrero, Campos do Jordão e claro, os resorts no Nordeste.

Viagem com bebê na América do Sul

Na América do Sul há ótimas opções de destinos para quem quer fazer suas estreias viajando com bebês. Os voos de São Paulo para Buenos Aires, por exemplo, são rápidos e sem escalas. Bariloche ou Santiago são ótimas opções para quem quer fazer uma viagem para ver neve. Cartagena e San Andres (Colômbia) são boas opções para quem quer conhecer o Caribe. A Argentina também tem bons roteiros para quem fazer uma viagem de carro com crianças.

Bariloche com crianças

Viagem com bebê no inverno

Viajar com bebês para lugares frios também é possível afinal, em lugares onde neva como Londres, Reykjavik ou no Chile vivem muitas crianças pequenas. Geralmente estes destinos estão preparados para o frio e tem hotéis, restaurantes e lojas aquecidas. As principais desvantagens são:

• as malas ficam maiores por causa dos casacos, blusas e sapatos maiores e mais volumosos

• os dias podem ser mais curtos: amanhece mais tarde e anoitece mais cedo

• alguns locais podem fechar durante o inverno (alguns parques temáticos ou atrações de verão)

viajar com bebê

Documento para viajar com bebê no Brasil e para o exterior

Não adianta ter passagens compradas, hotel reservado e a mala pronta se você não tiver os documentos da criança. Na minha opinião, o ideal é ter sempre o passaporte válido e os vistos em dia para não correr riscos.

Viagens de carro ou ônibus no Brasil – menores de 16 anos:

Com o pai ou a mãe: certidão de nascimento

Viagens de avião no Brasil – Documento para viagens nacionais

Menores de 0 a 12 anos:

Com o pai ou a mãe, avós, tios ou irmãos maiores de 18 anos: certidão de nascimento original ou cópia autenticada, RG ou passaporte e documento que comprove o parentesco.

Adolescente entre 12  e 15 anos anos:

Com o pai ou a mãe, avós, tios ou irmãos maiores de 18 anos: RG ou passaporte e documento que comprove o parentesco.

Viagens de avião para o exterior 0 a 17 anos

Com o pai E a mãe: Passaporte válido

No passaporte é possível fazer uma autorização para que o menor viaje com apenas um dos pais ou sem nenhum deles. Outra opção é autorização expressa do outro genitor por meio de documento com firma reconhecida

Importante:

Mesmo que você viaje de carro, tenha sempre um documento da criança com filiação para apresentar no hotel.

Para menores desacompanhados: Autorização de viagem (Autorização judicial ou Autorização extrajudicial por escrito feita pelo pai, mãe ou responsável com firma reconhecida em cartório).

 

Nao deixe de conferir as dicas no vídeo antes da próxima viagem!

 

Viajar com bebês: 10 dicas essenciais!

  1. Para Onde Viajar Com Um Bebê?
  2. 1 Ano De Vida E 22 Viagens
  3. Como Viajar Com Bebês – Encontrando O Hotel Ideal
  4. Desmistificando As Viagens Com Bebês
  5. Como Viajar Com Bebês – Preparativos De Viagem
  6. Como Viajar Com Bebês – Viagem De Avião
  7. Avião Sozinha Com Bebês: Algumas Dicas Para Uma Ótima Viagem
  8. Paris Com Bebês
  9. Disney Com Bebês – 10 Dicas Práticas De Sobrevivência
  10. Primeira Viagem Em Família

E você? Gosta de viajar com bebês? Quando você começou a viajar com seus filho? Ou você ainda está tomando coragem para fazer a primeira viagem? Conta aqui 😉

Viajar com criançasComo viajar com seus filhos sem enlouquecer – o livro – agora em versão digital. Atualizada e cheia de dicas e links para matérias e posts! Compre agora por R$ 9,90!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here