Sardenha com crianças

Sardenha com crianças

Atualizado em

Quanto mais viajo pela Itália, mais me encanto! Desta vez conhecemos a Sardenha, uma ilha que fica no Mediterrâneo com praias com cores que achei que só existiam no Caribe, massas típicas, gelatos com sabores surpreendentes e um clima delicioso. Fomos para Sardenha com crianças de 3 e 10 anos e gostamos tanto e que fomos embora jurando que vamos voltar!

Sardenha com crianças

Nossa viagem foi no mês de julho, alto temporada e auge do verão. Quase todos os dias fez sol e a temperatura ficou entre 25 e 30 graus.

Sardenha com crianças

A Sardenha é uma ilha com dois mil quilômetros de praias e pequenas ilhas bonitas. É muito difícil fazer o roteiro sabendo que tem tanto lugares lindos! Por causa das crianças, decidimos fazer um ritmo mais tranquilo e selecionar apenas 3 lugares, todos no norte da ilha, na Costa Esmeralda.

Sardenha com crianças

A melhor maneira de circular pela Sardenha é alugar um carro, as estradas e a sinalização são boas e não tivemos muito problema com estacionamento apesar de ser alta estação.

Neste mapa da Sardenha marquei os lugares que conhecemos.

Nosso roteiro na Sardenha (Itália) – 8 dias

1º dia – Chegada em Ólbia e viagem até La Maddalena

O aeroporto de Ólbia não é muito grande mas tem voos para várias partes do mundo. Chegamos e fomos pegar o carro (as locadoras de carros ficam no próprio aeroporto, não precisa pegar um transfer para chegar até elas). Em meia hora já estávamos na estrada. Dirigimos 1 hora e meia até Palau onde fica o ferry boat para La Maddalena. Compramos o ticket na hora e custou 70 euros (ida e volta).Sardenha com crianças

A chegada em La Maddalena é muito especial, as cidade é muito simpática com casas em tons amarelo escuro, ruas estreitas, muitos barcos, cara de Itália.

Sardenha com crianças

Alugamos uma casa deslumbrante pelo AirBnb, com uma vista linda do mar, com direito a um pôr do sol inesquecível. A casa fica a 10 minutos do centro. Para quem prefere ficar mais próximo de tudo, o hotel mais famoso e bem localizado é o Hotel Excelsior.

2º dia La Maddalena

Fomos conhecer a Baia Trinita, a 20 minutos da nossa casa e escolhemos a Spiaggia grande para nos instalar. Ficamos todos muito impactados com a beleza e a cor da água! As praias da região são relativamente pequenas, com pouca estrutura (apenas um pequeno bar e restaurantes com comidinhas gostosas). O mar é uma piscina, praticamente sem ondas, ideal para crianças pequenas e bóias divertidas. Levamos o guarda sol da casa que alugamos.

A noite jantamos no centrinho em um dos restaurantes mais recomendados: L’Avventura. O cardápio tem massas (fácil agradar as crianças) e frutos do mar fresquinhos. Uma das especialidades sardas é a fregula, uma massa bem pequena (um pouco maior que um grão de arroz).

Sardenha com criançasDepois do jantar, tomamos o melhor gelato da minha vida no La Finestrella!!! Uma portinha que tem fila o dia inteiro e os melhores sabores do mundo (que mudam todos os dias porque são artesanais)! Amei o de limão siciliano.

 

3º dia Aquipelago della Maddalena

Dia de passear de barco para conhecer as praias das ilhas da região! O passeio custa cerca de 40 euros em um barco para 80 pessoas. Como nosso grupo era grande (8 adultos e 2 crianças) compensou ir em um barco particular, uma ótima opção para quem está com crianças pequenas porque é possível fazer no nosso próprio ritmo.

Sardenha com crianças Sardenha com criançasO passeio dura o dia inteiro e passa por praias como Isola de Spargi, Isola di Budelli, Isola di Razzoli, Isola di Santa Maria, é uma mais bonita que a outra! No vídeo dá pra ter uma ideia da cor do mar!

O barco fez várias paradas, uma em cada uma das praias, em algumas é possível mergulhar, outras é possível ir até a areia, são todas pequenas e não tem estrutura. Nosso almoço foi um piquenique (delicioso) no barco com muitos queijos sardos, prosciutto, tomatinhos, frutas… maravilhoso!

Existem outros passeios que podem ser feitos na região, um deles é na Isola di Caprera, mas nós optamos para conhecer de carro.

4º dia – Spiaggia del Relitto  e Porto Cervo

Começamos o dia em uma pequena praia na Isola di Caprera, a Spiaggia del Relitto. A Caprera é vizinha a Isola della Maddalena e uma ponte liga as duas. Esta praia tinha um restaurante MUITO gostoso e aluguel de cadeiras e guarda-sol (MUITO caro). A cor do mar é perfeita, sem ondas, um sonho para quem está com crianças pequenas.

Sardenha com criançasDepois da praia, fizemos uma parada estratégica para tomar o sorvete da La Finestrela mais uma vez e pegamos o ferry em direção a Porto Cervo.

A viagem foi curta (pouco mais de uma hora). Porto Cervo é bem diferente de La Maddalena, é uma cidade sofisticada com lojas como Dolce Gabbana, Prada, Louis Vuitton, Gucci e iates enormes. Rola muita balada e jet set internacional. Ficamos em uma casa bem localizada, perto de tudo: do centrinho, das lojas, do supermercado e da farmácia. Na primeira noite, depois de passear na Piazzeta, fomos jantar no Il Pomodoro, um restaurante muito gostoso, perto, e sem os preços inacessíveis da região.

 

5º dia – Spiaggia del Principe

Este foi  primeiro dia sem céu azul. Estava ventando bastante e a temperatura caiu um pouco. Fomos para praia mas a água estava mais fria.

Sardenha com crianças

Sardenha com crianças

Fomos almoçar no Baretto, um restaurante gostoso com um playground que as crianças adoraram! Impressionante como a comida é boa sempre!!! Uma opção mais barata, fácil de achar, é pizza. Quase todos os restaurantes têm.

Sardenha com CriançasNo fim da tarde fomos passear de novo na Piazzeta e na Promenade, tomar gelato e ver as galerias de arte. O pôr do sol foi muito bonito de novo.

Sardenha com crianças

Sardenha com criançasJantamos em casa, compramos massa fresca, tomates frescos e queijos locais, a refeição foi barata e uma das mais gostosas da viagem!

 

6º dia – Spiaggia Pevero – Cala Gonone

Há muitas praias na região de Porto Cervo, a maioria é relativamente pequena. Hoje conhecemos Grande Pevero e Piccolo Pevero, uma muito próxima da outra. Ficamos na Grande Pevero. Para chegar até ela é preciso caminha cerca de 10 minutos ou pagar 1,5 euro e ir de tuktuk.

Sardenha com crianças

A praia tem um restaurante e cadeiras e guarda-sol para alugar e uma pequena área para quem quiser levar seu próprio equipamento. A cor do mar é linda. Mas achei as praias da região de Maddalena mais tramquilas.

De tarde fomos para nosso 3º destino, Cala Gonone. A viagem de carro durou cerca de 2 horas e paramos para almoçar no meio do caminho em uma restaurante na beira do mar.

Sardenha com crianças

Ficamos hospedados em no hotel Bue Marino, na frente do porto de onde saem os passeios de barco, localizado muito próximo do centrinho (3 minutos a pé), de restaurantes e do mercado. Jantamos no Il Cormorano.

7º dia – Cala Gonone

Depois de ver tantas praias maravilhosas, achei que seria difícil me surpreender! A melhor maneira de conhecer as praias da região é de barco, é muito comum alugar o barco sem marinheiro, dirigir por conta própria. São barcos fáceis de conduzir (seria equivalente a alugar scooters na Grécia). Nós acabamos optando por um barco com marinheiro e foi uma boa opção pois ele era também um guia.

Sardenha com crianças Sardenha com crianças

Fiquei chocada com a cor do mar! É simplesmente maravilhosa, mais bonita do que todas as outras que vimos na Sardenha. As falésias, grutas e rochas dão um toque especial ao cenários. Na maioria das praias, só é possível chegar de barco, em algumas é possível chegar por uma trilha. As mais bonitas são a Cala Luna e a Goloritze.

Sardenha com crianças

Outra forma de conhecer a região é se hospedando em Orosei e alugar um barco por lá.

A noite jantamos no restaurante do hotel que fica no rooftop e tem uma vista maravilhosa, e depois fomos passear no centrinho, onde há lojinhas, restaurantes e sorveterias (nenhuma tão boa quanto a de La Maddalena).

8º dia – Cala Gonone – Orgosolo – Ólbia

Último dia, acabamos não indo no Aquário de Gonone porque decidimos ir conhecer uma cidade próxima chamada Orgosolo, famosa por causa dos murais pintados nas paredes e muros da cidade. A cidade é pequena e simpática, com rus estreitas e murais bastante políticos pintados por todos os lados. Há muitos turistas e tem até audio guide explicando a história de cada um.

Sardenha com crianças

De lá fomo para o aeroporto de Ólbia, morrendo de vontade de ficar mais um pouquinho.

Dicas da Sardenha

  • Sugiro comprar um guarda sol simples no super mercado, nem todas as praias tem estrutura e quando alugam é BEM caro!
  • A maioria das praias tem estacionamento com parquimetro, alguns tem uma cabine com uma pessoa controlando. Em algumas praias os carros estacionavam na beira da estrada.
  • Se você tiver mais dias, é possível conhecer as praias do sul da Sardenha. Para um roteiro de 4 ou 5 dias, sugiro ficar na região de Isola della Maddalena.
  • Vale a pena comprar queijos, salames, massas e vinhos sardos no mercado: são maravilhosos. Quem gosta de cozinhar vai surtar!

Bebês na sardenha:

Vimos crianças pequenas e bebês por todas as partes! Carrinhos nas praias, ruas estreitas e nos barcos. Nos restaurantes não há menu kids mas também não dificuldade alguma em pedir a massa sem molho ou uma porção menor. Viajamos com uma criança de 3 anos e não tivemos dificuldades.

As praias da Sardenha com crianças

A maioria das praias tem areia, algumas tem pedras bem pequenas. A cor da água é maravilhosa em todas e tem tons de azul e verde e muita visibilidade. Fomos no auge do verão e a temperatura era gostosa, levemente friazinha no primeiro mergulho mas depois ficava uma delícia, não dava vontade de sair, tanto adultos como crianças ficavam dentro da água brincando (mais quente que Rio de Janeiro ou Santa Catarina). Na Córsega, que fica muito próxima, a água é bem mais fria.

Sardenha com crianças

Melhor época para ir para Sardenha:

A melhor época vai de maio a outubro, no verão faz calor e chove pouco, mas como é alta temporada, as praias ficam lotadas.

 

Sabia que o Seguro de viagem é obrigatório para quem vai para Europa? Na hora que pesquisar o seguro para a família, use nosso CUPOM na Seguros Promo e tenha 5% de desconto: VIAJOCOMFILHOS5ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA!

 

Leia mais sobre outros destinos na Itália

 

 

 

 

 



Booking.com

Patricia Papp é mãe do Pedro e da Luiza e ama viajar em família. É autora do livro "Como Viajar com Seus Filhos Sem Enloquecer" e "Praias do Nordeste com Crianças".

Ver meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *