Vila Encantada

Pergunta clássica: vale a pena visitar o parque Vila Encantada Pomerode (Santa Catarina)? Vale se deslocar de Penha (a 80 km), de Blumenau (a 30 km), de Curitiba (a 195 km) para conhecer a atração? SIMMMMM. Vale muito a pena e seus pequenos vão confirmar. 

Vila Encantada

Como é o parque Vila Encantada?

A Vila Encantada é um parque educativo localizado em uma cidade muito agradável, limpa e organizada. Pomerode é a pequena Alemanha canarinha, então você já pode esperar zelo, arquitetura europeia, culinária e sotaque alemão, clima colonial e cada coisa em seu lugar. Tudo bem harmônico e com climinha de cidade pequena. É estacionar o carro e sair caminhando com a família em direção à Vila Encantada, que fica na região central.

Vila Encantada

É parque de quê? 

As principais atrações do Vila Encantada são oito dinossauros gigantes espalhados pelo jardim e um playground em forma de um grande e divertido circuito!

Não é parque com lago, não é parque só de criança e também não é só de olhar, caminhar e sentar. Prepare-se para brincar! Seja você adulto ou pitico. É um parque diferente, como se fosse um grande quintal de casa e ao mesmo tempo uma escola, um espaço educativo. Porque além de aprender sobre os dinossauros (em tamanho natural) que ocupam o jardim, a criança desenvolve habilidades o tempo inteiro. Ela aprende a descobrir os limites dela sem se dar conta disso.

Vila EncantadaAo começar a visita pelo jardim, o parque dá a impressão de ser menor do que parece. Mas caminhando em direção ao fundo, a coisa começa a ficar melhor e maior! Aparece um parque de madeira e, ao acompanhar até onde ele termina, você vai dizer: “caramba, que brinquedão!”. 

Vila Encantada

Sabe aqueles brinquedões de shopping e buffet infantil, de textura lisinha, que a criança entra e é um deus nos acuda para tirar de lá? Então, na Vila Encantada esse playground é de madeira (o que aumenta o contato com a natureza), com redes de proteção, túnel, ponte, sobe e desce, escorregadores e tobogans. Lembra um arvorismo e foi feito para adultos e crianças brincarem juntos. 

Vila Encantada É muito legal ver os pequenos encorajando os pais, tios e tias, mostrando o caminho do circuito e ensinando a brincar. Adulto esquece como se faz e tem uma super oportunidade de voltar a ser criança. E entre os pequenos não há cerimônia, né? Eles se olham e se entendem. Combinam quem vai primeiro, quem vai dar a vez, testam os próprios limites, descobrem que são capazes de encarar o medo e, decidem, que você (adulto) TEM que ir no megatobogã.

Claro que as crianças adoram os brinquedos que espirram água!

Quando ir ao Vila Encantada 

Levamos nossa filha Bia, de 5 anos. Saímos de Curitiba-PR, ficamos em uma pousada em Penha-SC para visitar o Beto Carrero e, no dia seguinte, reservamos a tarde para ir até Pomerode conhecer a Vila Encantada, que fica ao lado do Zoológico da cidade. O zoo a gente já conhecia, por isso não visitamos. Mas se tivesse incluído no passeio, teria programado para ver os bichos antes de ir no parque, onde a Bia gastou toda a energia dela.

Vila Encantada

Bom, fomos em outubro de 2020 (o ano já diz tudo). Depois de sete meses em casa, sem ir a parques e socializar com crianças desconhecidas, a Bia finalmente foi devolvida ao mundo. E foi lindo! 

Ela e as outras crianças pequenas me impressionaram. Todas usavam máscara, estavam adaptadas com o acessório no rosto e não ficavam tirando ou ajeitando. Nem se incomodavam. Também percebi que elas passavam álcool nas mãos com mais frequência que os adultos. Um pitico de quatro anos até questionou que se eu havia desinfetado as mãos antes de entrar no brinquedão. Eu disse que ele estava certíssimo de me lembrar, e o menino abriu um sorrisinho todo orgulhoso.

O parque disponibiliza álcool em vários pontos e estava atendendo 25% de sua capacidade. Como mãe, me senti segura e feliz por contar com uma atração que realmente considera a saúde física e mental dos pequenos. 

Dicas de mãe no Vila Encantada

Vila EncantadaVão com roupas confortáveis. Esqueça saia, vestido, calça que limita o movimento. Vocês vão se agachar, se esticar e brincar feito criança. 

O parque tem uma lanchonete onde você pode adquirir bebidas e lanches. Também tem uma lojinha com brinquedos educativos, roupas e outros objetos com o tema de dinossauros a preços bem variados. Toda criança quer ir embora de lá com alguma coisa.

E dando um spoiler, tem um dino babão na Vila Encantada. Vi várias crianças encharcadas e, em dias quentes, os adultos também adoram levar um espirro d’água do bichão. Então, não custa levar uma muda de roupa para os pequenos e deixá-los à vontade como se fosse em um banho de mangueira. 

Ah! Vai dar vontade de tirar fotos, de gravar a descida do tobogã, de postar na hora, mas deixe pra lá. Tire algumas e guarde seu smartphone. Curta o momento com as crianças. O que elas mais querem e o que torna esse passeio especial são os momentos que vocês passarão juntos.

Vila Encantada

Como chegar no parque Vila Encantada

O parque Vila Encantada fica na região central de Pomerode. A cidade fica muito próxima de Blumenau (30 km), 75 km do aeroporto mais próximo em Navegantes, 90 km de Balneário Camboriú, e 200 km de Curitiba (indo pela BR-101 pegue a saída para Jaraguá do Sul).

Pomerode - Vila Encantada

Hotel em Pomerode e região – onde ficar no Vila Encantada

Se você vai visitar o parque Vila Encantada pode se hospedar em Pomerode mesmo. Há alguns hotéis pequenos e pousadas como o Hotel Pousada Casa Branca, muito simpática, com piscina e uma grande área verde.

Hotel Pomerode

Também é possível se hospedar em Blumenau (que tem hotéis como Quality, Ibis, Slavieir0), Balneário Camboriú, Itajaí (perto da praia) ou Joinville (uma cidade com mais opções de hotéis).

Confira esta lista de hotéis em Balneário Camboriú: 10 hotéis em Balneário Camboriú

SERVIÇO:

Parque Vila Encantada 

Rua Hermann Weege, 204 – Centro, Pomerode – SC

Ingressos Vila Encantada: a partir de R$ 25,00. Consulte promoções e condições no site.

Informações: contato@vilaencantada.com.br

47 3333 8882    47 3333 1427    47 99950-9441

Restaurantes em Pomerode – onde comer

Bierwein: bem bom. pizza e carne

Restaurante Schornstein: pratos individuais e porções

Restaurante Fritz bier: pratos, hamburguer e porções

Karina Hirami é jornalista e mãe da Bia de cinco anos.

Outros parques de Santa Catarina com crianças:

Parques com crianças em Santa Catarina

Passeio no Beto Carrero – dicas de mãe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here