5 motivos para visitar Lisboa nas próximas férias

5 motivos para visitar Lisboa nas próximas férias

Morei em Lisboa entre 2001 e 2002. Depois disso, ainda não tinha voltado. Nos últimos anos tenho acompanhado o fluxo enorme de amigos que vão e voltam apaixonados pela cidade. Minha vontade de visitar Lisboa foi se tornando cada vez maior, até que surgiu a oportunidade de participar do Web Summit, um dos maiores e mais importantes eventos de tecnologia do mundo. Foi uma experiência linda e fundamental para entender essa mudança pela qual a cidade está passando. Lisboa está transformada. E como toda transformação, há pontos negativos – especialmente para quem vive nas regiões centrais. Mas, para o turista, está encantadora. Visitar Lisboa com as crianças está no meu planejamento para o ano que vem. E vou contar porque…

 

LX Factory, um espaço conceito que reúne restaurantes, lojas, livraria, escola de teatro, galerias e coworking.

1. Cidade vibrante

Há 15 anos – embora linda – Lisboa era uma cidade melancólica. Nada a ver com o cenário que encontrei lá este ano. A cidade está animada, alegre, jovem. Há shows, exposições, peças de teatro, restaurantes de todos os tipos, lojas lindas, espaços culturais e muita programação para adultos e crianças. O atendimento também melhorou muito, se antes as pessoas pareciam tristes e muitas vezes até um pouco rudes, agora não poupam sorrisos!

2. A língua

É muito bacana visitar Lisboa e ouvir o português falado pelos portugueses. Se para nós já é tão interessante, imagina para as crianças. É igual, mas diferente! No começo o ouvido demora para se acostumar, mas em seguida já estamos puxando o sotaque! Palavras como pequeno almoço (café da manhã), casa de banho (banheiro), cueca (calcinha) e pastilha elástica (chicletes) foram motivo de muitas risadas quando contamos para as meninas. Imagina as descobertas que podemos fazer juntos em uma viagem para lá!

 

Praça do Comércio

3. A história

Visitar Lisboa é uma aula prática de história. Cada cantinho da cidade conta um pouco da nossa história. O Monumento dos Descobridores, a Torre de Belém, o Mosteiro de São Gerônimo, Panteão Nacional e tantos outros pontos turísticos mostram um pouquinho do que aprendemos nos livros.

4. O Clima

Se você for visitar Lisboa no inverno, leve um casaco mais quente, mas nada radical! É uma das capitais mais quentes e ensolaradas da Europa. Além disso, bem pertinho centro, há praias belíssimas. Se a viagem for longa, dá para aproveitar e conhecer outras regiões litorâneas como Setúbal e Algarve. Se for curtinha, vá pelo menos até Cascais. Você pode ir de trem (ops, comboio!), não leva mais do que 30 minutos!

 

 

5. O Oceanário

Esse é, sem dúvida, um dos passeios preferidos das crianças. E não é pra menos, o Oceanário de Lisboa é encantador. Raias, tubarões, pinguins e outras espécies marinhas fazem a alegria dos turistas. Quer saber mais? Leia esse post completíssimo sobre o Oceanário!

Vai visitar Lisboa? Leia esses outros posts! 

Fernanda Ávila é jornalista, autora do Guia Nova York com Crianças, e mãe da Marina (13) e Olivia (7). Morou em Nova York e Lisboa e é sócia da Pulp Edições.

Ver meus outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *