filas em roma

Acabamos de voltar de uma viagem por algumas das cidades mais lotadas da Europa no verão. Quem já viajou nessa época sabe o tamanho das filas em Roma, em especial das filas do Coliseu e do Vaticano. As filas em Paris também não são pequenas, especialmente as filas do Louvre e da Torre Eiffel.

Muita gente acha loucura visitar essas cidades na alta temporada, pois além dos preços mais altos e do calor, as atrações ficam lotadas. Mas nem sempre podemos escolher a época ideal. Quem tem filhos na escola, principalmente mais velhos, sabe qual é o custo de lições acumuladas, provas perdidas…

 

filas em roma

 

Como evitar filas em Roma, em Paris e outras grandes cidades

Mesmo que eu defenda que se aprende muito mais em uma viagem dessas do que em algumas aulas, esse argumento não exime ninguém das provas de segunda chamada! Então, nesse ano, resolvemos enfrentar o fantasma das grandes metrópoles europeias no verão e encaramos um roteiro de 20 dias na Europa! Saímos de Lisboa, passamos por Paris, Amsterdam, Barcelona e Roma. E quer saber? Foi maravilhoso! Qual é a mágica? Planejamento!

Que fique claro: quando eu digo planejamento, não significa montar um roteiro de excursão com hora para acordar, comer, comprar, dormir… Gosto de viagens tranquilas, com tempo para contemplar e curtir. Nada muito rígido e cheio de horários. É férias, minha gente! Mas um pouquinho de planejamento e organização pode evitar estresse e imprevistos que possam estragar um dia de viagem – como passar três horas debaixo de sol na fila do Coliseu – pode fazer toda a diferença.

 

Dica para evitar filas em Roma, Paris e outras cidades: compre seus ingressos e agente tours no GetYourGuide!

Dica número 1 (coloca post it na geladeira pra não esquecer): compre os ingressos das atrações mais concorridas com antecedência. Num mundo ideal, sugiro dois meses antes. Meu trauma nessa viagem foi ter perdido o Museu da Anne Frank em Amsterdam. Também não foi fácil conseguir bilhete para o Atelier des Lumieres, em Paris. Já em Roma fizemos o melhor investimento da viagem: agendamos um tour guiado no GetYourGuide para o Coliseu e Fórum Romano. Foi fantástico!

No Coliseu nossa guia se chamava Maria. Optamos por guias em inglês para dar um empurrãozinho no aprendizado das meninas. A mais velha já entende tudo e a mais nova ficou meio perdida, mas a gente ia explicando. Mas também é possível agendar guias em espanhol, em português, tem muitas opções! A Maria é muito divertida e sabe tudo sobre a história de Roma. Saímos de lá encantados e um tanto mais cultos! O grupo devia ter no máximo 20 pessoas e recebemos um dispositivo de áudio com fone para ouvir com clareza o que ela ia falando.

Já no Fórum Romano nosso guia foi uma semi-celebridade italiana! O Alexander Mariotti, ou melhor: @thegladiatorguide. O cara é um superespecialista em história romana, faz consultoria para documentários e filmes do Discovery Chanel, National Geographic, HBO e outros canais, também trabalha no British Museum em Londres e faz tour guiados com um monte de gente famosa, tipo a família Kardashian (espia lá no Insta dele, é verdade!). A gente deu muita sorte, o tour foi inesquecível. Durou 2h30, mas passou muito rápido!

Marcamos para as 10h da manhã, mas acho que poderia ter sido mais cedo para evitar o sol do meio-dia. Ou mais tarde, mas sempre prefiro fazer esses passeios de manhã, quando temos mais energia do que a noite quando todos já estão cansados. Mas a Torre Eiffel foi uma exceção! Acabamos deixando para comprar na última hora (10 dias de antes) e só conseguimos ingresso para o último horário: as 23h30. No fim acabou sendo muito legal ver a cidade toda iluminada lá de cima!

 

 

Em Roma também compramos ingressos com audioguide para a Basílica de São Pedro e Museu do Vaticano com Capela Cistina (dessa vez em Português para a Olivia aproveitar melhor). Em Paris  compramos ingressos para a Disneyland, Museu D’Orsay e para o Louvre no GetYourGuide.

Para o Louvre tinha hora marcada. Foi ótimo, não pegamos nada de fila! Para o D’Orsay não tinha hora marcada, era só chegar entre as 9h30 e as 18h. Na Disney, a mesma coisa: só chegar e entrar!

Em Barcelona compramos para a Sagrada Família e para o Camp Nou (campo de futebol do Barcelona) 

filas em roma

Vale a pena usar o GetYourGuide?

Pra começar, deixa eu explicar bem o que é isso: o GetYourGuide é uma plataforma criada na Suíça, em 2009, que reúne atividades turísticas, passeios, excursões e ingressos em todo o mundo. Em um único site, é possível encontrar coisas para fazer em centenas de países.

Gostei bastante da experiência de usar GetYourGuide. O aplicativo brasileiro é muito fácil de usar, totalmente intuitivo. Você digita o nome da cidade, país (ou mesmo região) que vai visitar e a data em que estará nesse lugar. Então o aplicativo (ou site) mostra as atividades e passeios disponíveis.

O legal é que o próprio APP ajuda a planejar o dia e vai avisando quais as atrações foram compradas, que horário você precisa estar lá, é uma boa forma de deixar as coisas organizadas. Caso aconteça algum imprevisto, como voo atrasado, por exemplo, as políticas de cancelamento são bem eficientes.

Outra vantagem, na minha opinião, é que usando o aplicativo você descobre coisas diferentes, como aulas de surfe em Lisboa ou degustação de queijos em Amsterdam.

Reserve seus ingressos e tours no GetYourGuide

Seguro de viagem para família na Europa

Sabia que o Seguro de viagem é obrigatório para quem vai para Europa? Neste post explicamos como escolher o melhor seguro. Na hora que comprar o seguro para a família, use nosso CUPOM na Seguros Promo e tenha 5% de desconto: VIAJOCOMFILHOS5ACESSE O SITE SEGUROS PROMO E CONFIRA! 

Leia também:

 



Booking.com

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here