India com crianças

Uma viagem pela Índia com crianças costuma ficar fora dos roteiros de famílias porque muitas consideram um destino desafiador para os pequenos. Nós, antes de nossa viagem de volta ao mundo, também pensávamos assim. Por isso, deixamos a passagem de saída em aberto caso fosse realmente difícil estar lá com os nossos pequenos. Resultado: saímos no último dia do visto de 2 meses, e tivemos uma das experiências mais incríveis da nossa rota!

Viagem pela Índia com criançasSim, é verdade que a Índia é um país mais difícil de viajar se comparado a países europeus, por exemplo. Mas em troca o país te dá um intenso choque cultural: uma cultura milenar preservada, culinária rica, paisagens e monumentos incríveis, uma população muito receptiva a estrangeiros, e a possibilidade de quebrar estereótipos desse país tão controverso. Viagem pela Índia com crianças

Então se você sente o chamado para uma viagem pela Índia com crianças, confira aqui as nossas dicas, sendo a principal delas: vá de coração e cabeça bem abertos! Dizem que ninguém sai da Índia como entrou, então prepare-se para intensidade! 

10 dicas para uma viagem pela Índia com crianças

1.Visto – Brasileiros precisam de visto para entrar, que pode ser solicitado e pago pela internet (e-visa), sem necessidade de ir a embaixada/consultado. O e-visa vale por 2 meses, com entrada única.

2. Moeda – É a rúpia indiana, e a boa notícia é que a conversão para o real é ótima. Os preços na Índia são bem baratos se comparados aos preços no Brasil. Ex: Encontrávamos fácil lugar para almoçar a R$20-30 (para 4 pessoas).

Viagem pela Índia com crianças

3. Idioma – Oficialmente, a Índia tem dois: hindi e inglês. Na prática, são mais de 20 idiomas falados no país, mas as placas indicativas e restaurantes costumam estar em inglês e a maioria da população se vira bem nesse idioma. Mímica também funciona bem, como em todo o mundo!

4. Alimentação – O saneamento básico na Índia é precário, e por isso tem que ficar bem esperto, principalmente com as crianças. Primeira dica: andar sempre com álcool gel na bolsa e passar nas mãos antes de comer.

Sobre a comida, as contaminações vêm principalmente da carne mal conservada e da água. Nós ficamos vegetarianos por todo o tempo que estivemos lá, e assim eliminamos por completo a primeira fonte, além de já participarmos da cultura. Como o país é majoritariamente vegetariano, não é difícil encontrar opções assim.

Com a água, nunca beber da torneira, nem mesmo usar para cozinhar em casa (lavar os alimentos com água filtrada ou fervida). Só bebíamos água mineral engarrafada (se certificar que ao abrir a garrafa se escuta o barulhinho do lacre – pois um golpe comum lá é vender água da torneira em garrafas já abertas). Esqueça gelo e sucos fora de casa. Quando comíamos fora, sempre pedíamos tudo cozido/assado/frito (em resumo: passar no calor antes de comer, nada cru ou frio). Tomamos todos esses cuidados e ninguém da família passou mal nenhuma vez lá.

Volta ao Mundo

5. Roupa – No geral, joelhos e ombros cobertos para não haver problemas, mas isso varia de acordo com a região. Em alguns lugares com mais estrangeiros, usa-se shorts e blusas regatas sem problemas.

6. Segurança  Como costumo dizer, falar de segurança para brasileiros é ensinar padre a rezar missa, infelizmente. Como nosso país tem um índice de criminalidade muito alto, nós já temos os cuidados embutidos no nosso estilo de vida, então só adicionaria para mulheres cobrirem joelhos e ombros se não quiserem ser incomodadas. Assaltos a mão armada são extremamente raros na Índia, e no quesito segurança nos sentimos melhor lá do que em São Paulo.    

India com crianças

Como escolher o melhor seguro de viagem?

7. Multidões – A Índia é o 2o país mais populoso do mundo! A concentração populacional varia de acordo com a região, mas no geral você estará com multidões em volta nos lugares turísticos. Então aqui ter o cuidado de manter as crianças sempre perto e combinarem pontos de encontro caso alguém se perca (ou fazer pulseirinhas de identificação).

8. Trânsito – É caótico na maioria dos lugares. A parte boa é que ele é bem devagar e no geral os motoristas se entendem no meio da confusão. A velocidade baixa ajuda a prevenir maiores danos, mas a dica é pegar motoristas indicados/recomendados, especialmente para longas distâncias, ou optar pelo transporte público que também é uma ótima forma de imersão na cultura.

9. Sujeira – A maioria das cidades não tem um sistema eficiente de recolhimento de lixo, então sim, ele fica pelos cantos das cidades. Esse foi um fator bem impactante visualmente para nós. Já o interior das casas geralmente é bem limpo. Além de não entrarem com sapatos em casa (e nem nos recintos públicos), eles tem o costume de varrer e limpar o chão com muita frequência. 

India com crianças10.Papel Higiênico – Na Índia, como em boa parte da Ásia, não se usa papel higiênico, limpa-se com água (que apesar de parecer estranho para nós ocidentais, o hábito deles é considerado mais higiênico que o nosso). Então lembre-se de levar alguns na bolsa para o caso de precisar usar banheiros na rua. Mesmos em hotéis, só os de mais alto padrão tem. Uma dica que vale para viagem pela Índia com crianças ou sem 🙂

Desejamos que tenha uma excelente viagem! Namastê!

Leia mais posts sobre a volta ao mundo da Luciana com os filhos

Luciana é engenheira, aspirante a parteira e atualmente viajante em tempo integral. Desde novembro/2018 está viajando pelo mundo com o marido Danton e os filhos Liz (5 anos) e Danilo (2 anos). Escreve em seu blog de viagem, www.mochilaocommochilinhas.com (@mochilaocommochilnhas)

Se você gosta de viagens diferentes, leia estes posts:

Viagens com crianças para destinos diferentes

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”4″ ideal_para_lbl=”Ásia” theme=”card-large” coupon=”VIAJOCOMFILHOS5″ show_logo=”false”/]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here