Portugal com Crianças
Parque D. Carlos I, rm Caldas da Rainha

Sempre gostamos muito de road trips, de sair sem hotel reservado, sem destino certo. Uma delas foi esses dias: alugamos um carro e saímos em direção ao norte para aproveitar o melhor de Portugal com Crianças. Pesquisei o que fazer em Óbidos, reuni algumas dicas com amigos portugueses e lá fomos nós!

Portugal com Crianças: Peniche

Essa praia – conhecida pelos grandes areais, pelo surf (é aqui que fica a famosa onda de Supertubos) e pelas paisagens lindas – fica a cerca de 1h30 de Lisboa. Durante o verão Peniche se transforma em um dos balneários mais agitados de Portugal, com vários shows e festivais, hotéis lotados e muitas opções de fazer para a família toda, principalmente porque nessa época o mar fica calmo, próprio para o banho. Durante o inverno é uma cidadezinha charmosa, de construções brancas e mar bem agitado.

Portugal com Crianças
Peniche durante a etapa portuguesa do WCT (World Surf League)

Um dos programas mais famosos é ir o de barco até as ilhas Berlengas, onde fica o Forte de São João Baptista. Já li relatos incríveis descrevendo as grutas e as belezas naturais e outros falando muito mal do passeio: mar agitado que causa enjoo e excesso de gaivotas (sim, parece que elas incomodam um pouco). Como ainda não estive lá, prefiro não opinar. Leia aqui o relato da Ana em Berlengas.

Outro lugar lindo, e esse sim eu conheço, é o Baleal, uma pequena península (que já foi ilha) separada do continente por uma faixa de areia. Há uma estradinha que leva até lá com mar dos dois lados, é muito legal. Também tem o Cabo Carvoeiro, uma formação rochosa linda com vistas deslumbrantes do mar e das ilhas Berlengas, e um excelente ponto de observação de aves marinhas.

Um dos lugares mais bacanas de se visitar em Peniche é a Fortaleza, uma construção de 1570 que já foi palco de momentos importantes da história de Portugal, tendo sido inclusive cárcere de presos políticos durante a ditadura de Salazar. Hoje o local abriga o Museu Nacional da Resistência e Liberdade com o objetivo de preservar a memória e servir de símbolo da luta do povo português pela liberdade e pela democracia.

Hotel em Peniche

Portugal com Crianças: Foz do Arelho e São Martinho do Porto

Não dormimos em Peniche. Fomos seguindo viagem meio sem rumo em direção a Caldas da Rainha até chegar em outro lugar lindo chamado Foz do Arelho, dica de uma amiga portuguesa. Chegando lá nos deparamos com uma paisagem de tirar o fôlego. Uma lagoa enorme desemboca no mar formando um espelho d’água impressionante. Tivemos a sorte de chegar no pôr do sol e começamos a nos dar conta que estava na hora de encontrar um lugar para dormir. A Olivia queria muito dormir em um camping. Não temos barracas, mas a ideia era dormir naqueles lodges (bangalôs). Uma opção diferente e barata. Paramos em um no meio do mato que parecia simpático. Mas fomos muito mal atendidos e não nos deixaram ver a acomodação antes de fazer o checkin.

Portugal com Crianças
Foz do Arelho

 

Portugal com crianças
Foz do Arelho

Resolvemos não arriscar e seguimos viagem até outro camping (aqui eles chamam de parque de campismo) dessa vez na beira da praia, em um lugar chamado São Martinho do Porto. Uma vila simpática, com um calçadão e vários restaurantes ao longo da baía. Fomos bem recebidos e o lugar era simpático e limpinho. Nos deram um bangalô novinho, um contêiner transformado em quarto. O camping parecia aqueles lugares de filme americanos em que as pessoas moram em trailers. A Olivia adorou! A noite jantamos em um restaurante muito gostoso chamado Taberna Marginal. Pela manhã passeamos tomamos café e passeamos pela orla, onde tinha uma feirinha de antiguidades bem bonitinha.

 

Hotel em Foz do Arelho

Hotel em São Martinho do Porto

Portugal com Crianças: Caldas da Rainha e Óbidos

Nosso plano era almoçar em Óbidos, mas antes eu queria muito conhecer a Loja da Fábrica Bordallo Pinheiro, em Caldas da Rainha. Pra quem não sabe, o Bordallo Pinheiro foi um grande artista português, que viveu entre 1846 e 1905. Além de artista plástico e cartunista, ele tem um trabalho em cerâmica que é muito característico em Portugal. A fábrica, que até hoje existe em Caldas da Rainha, foi criada por ele e vende peças lindas, além de ter um pequeno museu que conta a história do artista. Infelizmente estava fechada e só abria as 14h, hora que pretendíamos estar em Óbidos já. Então fomos passear um pouco pela cidade e encontramos o Parque D. Carlos I, um lugar encantador anexado ao Hospital Termal Rainha D. Leonor. O hospital, fundado pela rainha, que se tratava com as águas quentes da região, é considerado o mais antigo hospital termal em funcionamento do mundo. Passeamos bastante pelo parque, a Olivia brincou um tempão no parquinho. Os jardins são lindos, um lugar muito legal para passear.

Portugal com Crianças
Parque D. Carlos I, rm Caldas da Rainha

Seguimos então em direção ao destino final dessa road trip de final de semana: uma charmosa cidadezinha medieval chamada Óbidos. Eu já tinha passado por lá em 2001, a caminho da Cidade do Porto, mas estava muito curiosa para voltar depois de ter lido sobre um projeto cultural que transformou Óbidos na “cidade dos livros”, com festivais de literatura e livrarias lindas que levam a assinatura da Ler Devagar (uma livraria linda que ficava no Bairro Alto e se mudou há alguns anos para a LX Factory).

Livraria do Mercado Biológico, em Óbidos

 

Portugal com Crianças
Livraria Santiago, dentro de uma igreja

A cidade é bem pequenininha, cercada por uma muralha, praticamente uma rua só janelas floridas, igrejas, restaurantes, lojinhas de artesanato, de comidas típicas e de Ginginha, bebida feita com licor de Ginja (fruta que parece uma cereja). Óbidos teve uma importância estratégica na região. Já era ocupada quando os romanos chegaram à Península Ibérica e se tornou próspera quando o rei D. Dinis a ofereceu de presente para a sua esposa D. Isabel. Ainda é possível ver parte do castelo e, melhor ainda, se hospedar no hotel construído dentro das ruínas do castelo, a Pousada Castelo de Óbidos.

Ruazinhas de Óbidos

Nós almoçamos em um restaurante bem gostoso, em um pátio aberto, chamado The History Man. Mas me indicaram também a Tasca Torta, que ficou para a próxima visita! Mas o que eu mais gostei da visita foram mesmo as livrarias. Uma fica dentro de um mercado de orgânicos, a Livraria do Mercado Biológico e outra dentro de uma igreja, a Livraria Santiago. Nas duas há cantinhos infantis com livros lindos, dá vontade de levar tudo pra casa!

Portugal com Crianças
Óbidos

Embora a cidade seja medieval, com uma subida íngreme e chão de pedra, há uma faixa no meio que facilita a locomoção para quem está com carrinho de bebê (imagino que seja uma faixa de acessibilidade feita para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida). Além disso é um passeio rápido e próximo de Lisboa. Dá para ir almoçar e voltar bem tranquilamente. A estrada até lá é ótima! Também pode ser uma parada para quem está a caminho (ou voltando) do Porto.

Hotéis em Óbidos:

Pousada do Castelo de Óbidos 

Josefa D Obidos

Hotéis em Lisboa e Porto:

Hotel Matinhal Lisbon Chiado, em Lisboa

Guest House Porta Azul, na Cidade do no Porto

Aluguel de carro:

Alugamos um carro econômico e pequeno, ideal para uma viagem de final de semana sem malas. No site da RentCars é possível comparar preços

Uma informação importante é que apesar da estrada ser pedagiada, não há guichês para pagar o pedágio, então vale a pena instalar o o Via Verde e pagar depois, na devolução do carro.

Compare o preço das locadoras de veículos aqui

Seguro Viagem

Lembre-se: Brasileiros que vão para Europa precisam fazer seguro de viagem! Um cuidado muito importante para quem viaja com crianças! Acesse e compare planos e preços.

Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.

Outros posts sobre Portugal 

Guia de Lisboa com Crianças

Roteiro em Portugal: Ericeira, Porto e Lisboa

5 motivos para visitar Lisboa nas próximas férias

Roteiro de Lisboa em 4 dias

10 hotéis para famílias em Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here