Roteiro em Algarve com crianças

O Algarve fica no litoral sul de Portugal, é uma região com muitas praias lindas e falésias! A cor do mar é muito bonita (e bem geladinha). No nosso roteiro no Algarve com crianças, escolhemos Lagos como base. Passamos 4 dias passeando pelas praias próximas. Além de ser um destino muito bonito, achei a locomoção pelas praias e pontos turísticos relativamente simples.

Roteiro no Algarve com crianças

Nossa viagem foi no fim de agosto e o clima estava ótimo, céu azul todos os dias. A noite tinha uma brisa.

Roteiro no Algarve com Crianças

Chegamos pelo aeroporto de Faro, 90 km de Lagos. Alugamos um carro pela RentCars e pegamos no aeroporto e fomos direto para nosso hotel. As estradas são muito boas e sinalizadas, a viagem durou uma hora.

As praias do Algarve

Roteiro no Algarve com crianças

A principal atração do Algarve são as praias, uma mais bonita do que a outra, com seus despenhadeiros e grutas. A cor das pedras contrasta com a cor do mar e o visual é de tirar o fôlego. No nosso roteiro no Algarve com crianças, optamos por conhecer apenas algumas delas, para que o programa não fosse muito cansativo.

É possível ir de carro até a maioria das praias, mas para chegar em algumas delas é preciso fazer trilhas ou alugar um barco. Nós fizemos um pouco de tudo, fomos de carro, de barco, de caiaque e a pé!

Aproveitamos muito todos os passeios.

Conhecendo as praias de Lagos a pé

Roteiro no Algarve com crianças

As praias de Lagos são algumas das mais bonitas e conhecidas. No nosso primeiro dia, após analisar os mapas e conversar com o pessoal do hotel, decidimos conhecer as praias a pé! São 3 km entre o centrinho e a Ponta da Piedade, passando por praias deslumbrantes, daquelas que estão em listas das praias mais bonitas do mundo como: Praia da Batata, do Pinhão, Dona Ana e Praia do Camilo.

Roteiro no Algarve com crianças

A praia da Batata ainda é bem urbana, de lá saem alguns passeios. Para chegar na praia do Pinhão há uma pequena trilha, ela é pequena e tem um pequeno túnel por onde é possível chegar em outra praia com uma espécie de ponte feita de pedra.

Roteiro em Algarve com crianças

A Dona Ana é a maior e uma das mais fáceis de chegar. Foi a praia onde ficamos a maior parte do tempo. É possível alugar cadeiras e guarda sol. O restaurante/bar tem bastante fila, mas preços bem razoáveis. Recomendo o prego (pão com bife) ou uma bifana (pão com pernil). A Praia do Camilo é uma das mais bonitas e tem uma escadaria gigante pra chegar!!! Também tem um restaurante (no alto).

Conhecendo as praias de Lagos de caiaque

Roteiro em Algarve com crianças

Outro programa muito legal na região é conhecer as praias e, principalmente as grutas, de caiaque. Após pesquisar, decidimos fazer o passeio pelas praias de Lagos, para ver de outro ângulo aquelas paisagens. São 3 horas de passeio até a Ponta da Piedade, passando por debaixo das pedras e entrando nas cavernas. No meio do passeio paramos para um mergulho e para andar de stand up paddle. Na volta, um barco a motor reboca todos os caiaques. Não preciso nem dizer que as crianças adoraram a aventura. No caso da criança cansar, ela pode ir no barco de segurança (com motor) que acompanha os caiaques o tempo todo.

É possível contratar o passeio no hotel ou na Praia da Batata.

Praias de Portimão

Roteiro em Algarve com crianças

Para conhecer algumas das praias de Portimão, fomo de carro até Benagil (40 minutos de Lagos) e fizemos um passeio de barco. O passeio dura quase duas horas e passa pela Praia da Marinha, do Carvalho, pelo Farol de Alfanzima, faz algumas paradas para mergulhos e entra em algumas grutas, como a gruta de Benagil, mais famosa do litoral.

Roteiro em Algarve com crianças

Nosso passeio foi pela Taruga Tours. 30 euros por adulto/ 15 euros por criança

Roteiro no Algarve com crianças

A praia onde passamos o dia é pequena e só tem um restaurante/bar com água, cerveja, salgados, sanduíches. Nosso almoço foi quase um jantar, depois do passeio de barco, em um restaurante próximo à praia.

A cidade de Lagos

Roteiro em Algarve com crianças

Lagos é uma pequena cidade com praias lindas. A principal atração são as praias, mas o centro histórico, parte murado, é muito simpático. No fim da tarde e de noite, as ruas e restaurante ficam cheios. Há muitas lojinhas de souvenirs, algumas lojas de design e outras de rede, como a Ale-hop.

Para as crianças, o mais legal de Lagos foi brincar nas fontes da praça onde fica a estátua do Infante Dom Henrique, na frente da igreja Santa Maria de Lago. A noite era ainda mais legal pois o chafariz mudava de cor.

Roteiro em Algarve com crianças

Outras atrações de Lagos são o Forte da Ponta da Bandeira e as ruínas do castelo.

Restaurante em Lagos

2 irmãos

Em frente a Praça de Lagos

Restaurante Bar Milenium – Acomodou em nossa mesa com 4 crianças

R. 25 de Abril, 78

Restaurante dos Artistas – Tem uma área externa bem simpática, um pouco mais sofisticado, está no guia Michelin

R. Cândido dos Reis, 68

 Roteiro em Algarve com crianças

Os terraços e rooftops de Lagos

O fim de tarde em Lagos é lindo. Vale a pena jantar em um restaurante que tenha um espaço aberto no último andar para apreciar o anoitecer. Um dos locais simpáticos é o Mar d’Estórias.

Roteiro em Algarve com crianças

Nosso hotel em Lagos

Roteiro em Algarve com crianças

Nosso hotel, o Salty Lodge, ficava bem na principal rua do centro histórico de Lagos e foi uma escolha muito boa para o nosso grupo, pois é muito simpático, estiloso, bem localizado com apartamentos com 2 quartos, 2 banheiros, sala e cozinha. Ficamos muito bem instalados em 7 pessoas.

O pessoal é muito atencioso e nos receberam com comidinhas gostosas e algumas especialidades locais como o mel e laranjas, duas coisas deliciosas de experimentar por lá.

Roteiro em Algarve com crianças

Ao lado do hotel havia muitas opções de restaurantes (comida regional, pizzas, sanduíches), bares e lojinhas e mercadinhos.

Outras opções de hotéis em Lagos

Dicas para quem vai alugar carro no Algarve

Alugamos um carro econômico e pequeno (nossas malas eram pequenas) e custou cerca de 30 euros por dia pois pegamos em Faro e devolvemos em Lisboa. Quem devolve no mesmo local, paga menos: cerca de 8 euros por dia. No site da RentCars é possível comparar preços e a empresa mais barata foi a Sixt.

Uma informação importante é que apesar da estrada ser pedagiada, não há guichês para pagar o pedágio, então vale a pena fazer o pagamento na hora de retirar o carro na locadora.

Compare o preço das locadoras de veículos aqui

Roteiros Algarve

Leia também

Guia de Lisboa com Crianças

Roteiro em Portugal: Ericeira, Porto e Lisboa

5 motivos para visitar Lisboa nas próximas férias

Roteiro de Lisboa em 4 dias

10 hotéis para famílias em Lisboa

Como evitar filas em Roma, em Paris e outras grandes cidades!

Lembre-se: Brasileiros que vão para Europa precisam fazer seguro de viagem! Um cuidado muito importante para quem viaja com crianças! Acesse e compare planos e preços.

Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-large” coupon=”viajocomfilhos5″ show_logo=”true”/]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here