Cascais com crianças

Conhecer a charmosa vila de Cascais com crianças pode ser um programa muito legal, seja para passar o dia ou mesmo para ficar mais tempo e aproveitar com calma tudo que a cidade tem para oferecer. Embora faça parte da área metropolitana de Lisboa, Cascais é um município independente e compreende várias outras “freguesias”, como Carcavelos, Parede e Estoril. Em toda a região há praias lindas, restaurantes deliciosos, parques, praças, lojas, shoppings, museus e muitas coisas bacanas para fazer com as crianças. Mas nesse post vou falar especificamente da Vila de Cascais, que é a mais turística e com melhor infraestrutura para turistas.

Cascais com crianças

Como chegar em Cascais

De trem: Uma linha de trem liga o Cais do Sodré (em Lisboa) até Cascais (ponto final). São 16 paradas até lá, costeando o rio Tejo e depois o mar, num trajeto lindo que dura 40 minutos. Entre as 5h30 da manhã até 1h30 da madrugada. A frequência muda conforme o horário, sendo de no máximo 15 minutos em nos horários mais movimentados e de 30 em 30 minutos depois das 22h. Na hora de comprar seu bilhete, veja as opções que melhor se adaptam as suas necessidades (tem várias opções com descontos), mas o valor do bilhete individual (só um trecho) é 2,25 Euros. Criança até 4 anos não pagam. Maiores de 65 e entre 4 e 12 anos pagam meia, desde que apresentem documento na bilheteria. Nesse caso não compre nos caixas automáticos, vá até um guichê.

De carro: Há duas formas de ir de Lisboa até Cascais de carro. Uma delas pela autoestrada A5 (são cerca de 30km), que tem um pedágio no valor de quase 5 euros. Pela Avenida Marginal (25 km) não tem pedágio e o caminho é muito bonito. Passa por baixo da ponte 25 de Abril (que é linda), pelo bairro de Belém (que tem vários monumentos históricos) e depois é todo recortado por baías com um mar azul lindíssimo. Toda essa orla está sendo revitalizada, há ciclovias, passeios para pedestres, bares, restaurantes…. Mas tente evitar horários de rush porque o trânsito é absurdo. De Uber esse trajeto custa entre 25 e 40 Euros, dependendo do horário.

Cascais com crianças

 

Hotéis em Cascais

Cascais tem muitos – e excelentes – hotéis. Tem desde resorts na beira da praia com muita estrutura até pequenos e charmosas pousadas no centro histórico. Selecionei alguns interessantes, mas você pode pesquisar outros aqui.

Matinhal Family Resort Hotel  – resort perfeito para famílias, com todas as comodidades para quem viaja com crianças. Tem vista da praia e fica a 6km do centro histórico

Sta Catarina Cascais Villa Beach – Uma casa linda, com três quartos, localizada ao lado do bairro dos museus.

Hotel Baía – Fica bem no burburinho, de frente para a praia dos pescadores, perto de tudo. É um hotel com estrutura mais antiga, mas tem piscina coberta e um terraço com uma vista espetacular.

Pestana Cidadela Cascais: Super bem localizado, dentro de uma fortaleza de pedra em frente à marina e ao lado de todos os museus. Tem estrutura completa pra quem viaja com crianças. Já nos hospedamos aqui e adoramos.

Cascais com crianças

Cascais com Crianças: verão ou inverno?

Se a ideia e aproveitar a praia, Cascais é uma boa pedida! As praias da vila costumam ficar bem cheias no verão, mas há muitas no caminho até lá e outras um pouco além do centro histórico, como Guincho, que são lindíssimas e mais tranquilas. A verdade é que tem praias para todos os gostos! O único problema é que o mar é bem gelado. No verão tem poucas ondas (algumas são bem calminhas) e há várias atividades que vão desde parques de brinquedos infláveis, aluguéis de caiaques e pranchas de stand up, até escolinhas de surf para adultos e crianças. Aliás, são muitas escolinhas e estão espalhadas por toda a orla. No frio ou no calor, com sol ou chuva, sempre há muita gente praticando (e aprendendo) surfe. O esporte é levado a sério por aqui, virou mania nacional, e muitas escolas incluem a atividade no período extracurricular. Pode-se alugar prancha, roupa de borracha e fazer aulas avulsas ou em pacotes. Mesmo no outono e inverno – que em Portugal é bem ameno comparado à outras capitais europeias – há sempre muita gente na praia. Como o sol se põe no mar, a vista é lindíssima no final do dia e os bares e restaurantes ficam cheios de gente de tudo quanto é canto do mundo! Mas se o objetivo não é curtir a praia, não tem problema, o centro histórico de Cascais é um charme, há muitos restaurantes bons abertos o ano todo e um bairro cheio de museus. Muita gente mora em Cascais, então a cidadezinha tem vida própria e animada o ano todo. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 10 °C a 26 °C e raramente é inferior a 7 °C ou superior a 32 °C.

Cascais com Crianças

O que fazer em Cascais com crianças

Além de aproveitar a praia e caminhar pelas ruazinhas históricas (por onde não passam carros, o que é ótimo para quem vai com filhos pequenos), há alguns programas muito legais para fazer com os pequenos. Fiz uma listinha do que acho mais interessante.

Cascais com crianças

Roda Gigante na baía 

Acabou se ser reinaugurada! Fica bem em frente a praia e tem uma vista linda! É de graça para crianças até 4 anos, custa 4 euros até 12 e 5 para adultos.

Carrossel do jardim Visconde da Luz

Fica em uma praça bem central e é um daqueles carrosséis antigos, lindíssimos! Custa 2 euros e as crianças adoram!

Museu Casa das Histórias Paula Rego

Localizado em uma construção assinada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, ganhador do Prêmio Pritzker (considerado o Nobel da arquitetura), esse museu abriga a obra de uma das maiores ilustradoras e artistas plásticas portuguesas. A arista, que hoje tem 84 anos, passou boa parte da vida na Inglaterra, e é conhecida pelas suas narrativas fortes e cheias de características fantásticas. O museu é pequeno, tem um café no jardim, e fica no Bairro dos Museus.

Cascais com Crianças
Casa das Histórias Paula Rego

Museu da Música Portuguesa

Instalado numa casa do início do século XX, é um lugar muito legal para estimular o gosto pela música. A coleção faz uma viagem por todo o tipo de instrumentos musicais. O jardim do museu também é muito gostoso.

Parque Marechal Carmona

É um parque lindo, localizado na mesma região dos museus. Tem três parquinhos divididos por idade, muita grama e árvores lindas, patos, galinhas e pavões. No final do ano recebe Cascais Christmas Village, um parque de Natal com pista de patinação, carrossel, casinha do Papai-Noel, food trucks, tobogã e atrações musicais.

Cascais Christmas Village

Parque das Gerações

Um programa bem legal para fazer com filhos adolescentes. É um complexo de pistas de skate, de bicicleta e patins. É enorme, tem entrada livre e parquinho infantil para os menorzinhos. Fica em São João do Estoril, uma das freguesias de Cascais.

Museu do Mar

O Museu do Mar Rei D. Carlos é bem interativo e dedica-se ao estudo da pesca e das espécies marinhas. Tem representações de baleias e tubarões em tamanho real. O bilhete custa 3 euros e é de graça para crianças até 11 anos e maiores de 65.

Cascais com Crianças
Vista da Boca do Inferno

Cascais com Crianças: onde comer 

A cidade é cheia de bons restaurantes, não só de comida portuguesa, mas de vários lugares do mundo. Difícil escolher os melhores, mas aqui vão algumas dicas de lugares que gostamos muito.

Mar do Inferno: É bem turístico, não é barato, mas tem uma vista espetacular. Fica na Boca do Inferno, uma formação rochosa impressionante na beira do mar. Serve peixes, mariscos e frutos do mar grelhados.

5 Sentidos: fica próximo aos museus e tem uma esplanada gostosa para comer ao ar livre em dias de calor. Serve comida portuguesa e mediterrânea a um preço médio de 20 euros por pessoa.  

Cantinho do Avillez: fica no centro histórico e é assinado pelo chef mais famoso de Portugal, o José Avillez. Nesse restaurante, além da culinária portuguesa contemporânea, ele acrescentou ao cardápio pratos que comia na infância em Cascais. Não é barato, mas é uma oportunidade de conhecer um dos destaques da gastronomia do país.

Pizzaria Lambrettazzurra – É considerada a melhor pizza de Cascais! O pizzaiolo é um brasileiro com formação na Itália. Fica no centro e tem o valor médio de 15 euros por pessoa.

Bar do Guincho: Fomos várias vezes nesse restaurante, não especialmente pela comida (que é muito boa), mas pelo lugar. Tem que ir de carro porque fica na Praia do Guincho, mais afastada do centro. É legal de ir no verão, mas no inverno tem uma área fechada com lareira. Tem desde hambúrgueres até frutos do mar deliciosos.

A água da cascata vai correndo na ribeira e acaba no mar: Você não leu errado, esse é o nome do restaurante mesmo! Serve sushi e comida vegetariana, bem gostoso. Comida fresca e saudável, preparada com ingredientes de produtores locais.

Aluguel de carro em Lisboa 

Lisboa é uma daquelas cidades que vale a pena alugar carro quando se viaja com crianças, nem que seja por poucos dias, para conhecer alguns lugares próximos como a Praia do Guincho, Cabo da Roca, Óbidos ou até mesmo uma esticada maior até Évora. Até mesmo Cascais e Sintra, onde pode-se chegar de trem, são passeios bem gostosos para fazer de carro. Há estacionamentos gratuitos e pagos por toda a parte e as estradas são bem fáceis de se dirigir.

Alugue o seu carro na RentCars

Lembre-se: para entrar na Europa é preciso ter seguro de viagem!

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus, que visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes.

O Tratado estabeleceu a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem para todos os turistas. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem. Saiba mais sobre seguro de viagem para família aqui.

Lembre-se: Brasileiros que vão para Europa precisam fazer seguro de viagem! Um cuidado muito importante para quem viaja com crianças! Acesse e compare planos e preços.

Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom VIAJOCOMFILHOS5.

Vai para Portugal? Então leia também:

Aluguel de apartamento em Lisboa 

Campo de Ourique: um bairro perfeito para famílias com crianças 

Guia de Lisboa com Crianças 

Roteiro no Algarve com Crianças 

Portugal: Peniche, Caldas da Rainha e Óbidos 

Passeio de Barco pelo Tejo 

Nossos restaurantes em Lisboa

10 Hotéis para famílias em Lisboa

Lisboa com crianças: Parque da Quinta das Conchas

Lisboa: lojas infantis no bairro de Campo do Ourique

Lisboa: parques e mais parques

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here