A Jamaica é um país lindo com uma cultura musical riquíssima, mas ainda muito pouco explorado pelos turistas brasileiros. Conhecer a Jamaica com filhos é uma delícia! Fomos passar uma semana em Montego Bay, quando o Alex tinha 3 anos e eu estava grávida da Alice.
Praias cristalinas são cercadas por montanhas cobertas de florestas fazendo o cenário ficar maravilhoso. Para complementar, o povo extremamente simpático te acolhe com um incrível bom humor. Logo que chega, você já sente o relax no ar e por osmose já entra na filosofia “One Love”!
E para expressar que está tudo bem, a gíria rastafariana “Irie”, do dialeto Patois falado pelos locais, foi o que mais falamos nessa viagem pela terra do rei do reggae, Bob Marley.
ONDE SE HOSPEDAR EM JAMAICA COM FILHOS?
Em Montego Bay, nos hospedamos no Sunscape Splash Resort. A escolha foi feita por dois motivos. Primeiro, o resort era all inclusive, o que facilitaria a viagem com uma criança pequena e uma grávida faminta a todo momento. Segundo, ele tinha um miniparque aquático bacana, o “Splash”.
O Alex adorou os tobogãs e também cenário do parque, com navio pirata e castelinhos. Eu não pude descer nos tobogãs, por causa da barrigona. Mas consegui relaxar no lazy river. O hotel tem um clubinho muito legal, o Explorer’s Club, ao lado das piscina, com todas os monitores certificados pela Cruz Vermelha.
Assista aqui ao vídeo que gravamos lá no Sunscape Splash para conhecer o resort.
Nosso quarto era bem confortável e acomodou super bem nossa família. Não era o top com vista para a praia, mas tínhamos uma vista linda da baía onde aportavam os navios de cruzeiros. Se você estiver pensando em algo mais luxuoso, o resort vizinho Sunscape Cove, da mesma rede, tem acomodações mais espaçosas e também dá acesso ao parque aquático.
O Sunscape Splash tem 6 opções de restaurantes, incluindo um buffet, três restaurantes à la carte, uma churrascaria e um café, cada um oferecendo um tipo de culinária diferente. Todos eles com opções de menu kids. Gostamos muito do staff, os jamaicanos são muito cordiais e simpáticos.
Confira as tarifas do Sunscape Splash no Booking
PASSEIOS NA JAMAICA COM FILHOS
Por causa da gravidez, optamos por curtir mais o resort e fazer apenas dois passeios nessa semana que estivemos na Jamaica. Ambos duraram o dia todo, mas foram uma delícia!
Tour “Real Jamaica” em Montego Bay
Conhecer um pouco da “vida normal” das pessoas locais onde se está turistando faz com que a gente olhe com outros olhos para a cidade e se aprofunde muito mais na cultura do país. Por que não tirar as crianças da “bolha” e levá-las para descobrirem uma realidade muito diferente da que vivem em casa diariamente?
Embarcamos num micro-onibus do tour, chamado Real Jamaica, e a primeira parada foi numa antiga igreja, que não tinha nada de muito especial. A segunda foi muito mais enriquecedora, principalmente para o Alex. Visitamos uma pequena escola, onde pudemos conhecer as salas de aulas e conversar um pouco com as crianças. Ele, mesmo com pouca idade, já pôde perceber a diferença de infra-estrutura da sua escola com essa.
Assista aqui no vídeo como foi passeio e a interação do Alex com as crianças Jamaicanas.
A última parada foi para conhecer uma plantação de frutas tropicais nativas. Provamos o gostoso Otaheite Apple também chamado Malay Apple. E também conhecemos o Ackee, que suas sementes são cozidas com bacalhau para compor o prato nacional da Jamaica. No início o Alex não quis experimentar as novidades e até chorou. Depois, ao ver o exemplo do pai, decidiu provar e gostou. Voltamos para o hotel com algumas valiosas lições aprendidas!
Dolphin Cove em Ocho Rios
Outro passeio muito legal foi conhecer o Dolphin Cove em Ocho Rios, que ficava a 1 hora e 45 minutos do nosso hotel. Fomos de van, junto com outros hóspedes do resort. O parque tem uma enseada natural cercada por 5 hectares de floresta tropical com trilha e animais nativos. Logo na chegada vimos iguanas, araras e cobras.
Depois, os meninos entraram na água para interagir com as raias, que ficam “na mão” do treinador. O Alex adorou e quis ficar dentro da água brincando e mexendo nela. Tudo é bem seguro porque no parque eles removem o ferrão que tem no rabo das raias.
Enfim, hora mais esperada do dia chegou: era o encontro com os golfinhos, uma atração paga à parte. O Alex estava super animado, mal parava quieto no deck que fica no mesmo nível da água do mar. O treinador deu uma aula sobre essas criatura inteligentíssimas.
Algumas crianças que estavam na fila ficaram com medo e não quiseram beijar e nem tocar na Misty, o “nosso golfinho”. Mas quando chegou a vez dos meninos, o Alex deu um abração nela e vários beijos, não queria largar. Foi muito legal, ele adorou!
Assista aqui no vídeo como foi esse encontro e a animação do Alex quando ganhou seu beijinho.
Por estar grávida eu não pude participar do programa com os golfinhos. Aparentemente esses animais podem “ver” dentro de nós, assim como ultra-sonografias, basicamente, e eles têm a capacidade de saber se a mulher está grávida.
Os golfinhos são tão animado sobre a vida nova, que ficariam rodeando a grávida e podem assustá-la. Por isso, fui orientada a ficar a mais de 100 metros da piscina natural. Para ver os meninos de pertinho foi só através do zoom da câmera.
A Jamaica é um país grande, a 3ª maior ilha do Caribe. Não deu para fazer muita coisa, mas “No Problem” né? Temos vários motivos para voltar. Aqui seguem alguns passeios e cidades que ficaram na wishlist para uma próxima vez, com as crianças um pouco maiores.
Em Port Antonio:
- Frenchman’s Cove: uma praia particular.
- Blue Lagoon: a lagoa que dizem ter sido cenário do filme A Lagoa Azul
Em Negril:
- Seven Mile Beach, ganhadora do prêmio TripAdvisor de uma das praias mais lindas do Caribe.
Em Ocho Rios:
- Dun’s River Falls: uma cachoeira com quedas d’água que chegam até o mar (não recomendada para crianças menores de 7 anos).
- Mystic Mountain:com diversas atrações: tirolesa, teleférico, tobogãs e descida de Bobsled, o carrinho do filme Jamaica Abaixo de Zero.
- James Bond Beach, ideal para snorkel e SUP.
Em Montego Bay:
- Lagoa Luminosa: para ver os planctons bioluminescentes.
- Martha Brea (Parque Temático Aquasol): fazer o rafting nas embarcações estreitas de bambu.
Quando for programar a sua viagem lembre-se que a Jamaica está na rota dos furacões. Por isso não é bom programar sua viagem de julho a outubro. Nós viajamos em Fevereiro e o clima estava delicioso!
Ana é louca por viagens e imagens. Junto com André e seusfilhos Alex e Alice criaram o canal Ases a Bordo – Viagem com Crianças no YouTube para inspirar outras famílias a viajaremmais com seus filhotes. Além do canal, Ana escreve no blog Viagem com Crianças, dando dicas sobre suas aventuras com seus pequenos pelo mundo.
Leia outros posts da Ana:
Leia outros posts de praias no Caribe:
- San Andres com crianças (Caribe na Colombia)
- Hotel em San Andres: Arena Blanca
- Especial Caribe – 10 informações importantes sobre Barbados
- St Barth Com Bebê
- Nova York + triathlon + mar no Caribe + filha pequena = diversão!
- Riviera Maya para ir com crianças (ou sem!)
- Aruba com crianças – 10 dicas
Aproveite para conferir a promoção de hotel em Punta Cana no Zarpo.
Ofertas do Zarpo na Jamaica (Montego Bay)
Nossa adorei seu post é muito legal ler seus artigos meus parabéns.
https://numerodosfamosos.com.br/